Saturday, October 04, 2014

revolução 2020.14

.
Ex(a)s Senhore(a)s;

Agora que tanto se fala em questões ambientais e biodiversidade, acho que a nível alimentar a questão da DIVERSIDADE/QUALIDADE terá também cada vez mais importância ...

ALIÁS, ACHO QUE ISSO JÁ É MAIS OU MENOS CONSENSUAL ...
UMA ALIMENTAÇÃO DE QUALIDADE TERÁ DE PASSAR PELA DIVERSIDADE!!!

Existem por aí uns gajos que na gostam de comparações, principalmente aqueles chico-espertos e apanhados da bolas que têm a mania de atirar areia para os olhos dos outros, mas as comparações são inevitáveis e um método útil de trabalho ...

-) Vejamos por exemplo o mercado dos carros, eles existem para todos os gostos e feitios, e acima de tudo para quase todas as bolsas, desde os carros de 2ª mão de apenas umas poucas centenas de euros, até aos carros de luxo de centenas de milhares ou mesmo de mais de 1 milhão de euros ...
Comparemos esta situação com um produto de primeira necessidade como o leite: neste caso os consumidores praticamente só podem comprar leite de vaca, desde os mais pobres aos mais ricos!
Provavelmente os Comunistas irão dizer que mais Democrático do que isto não podia haver: mas o meu feeling diz-me que no futuro de médio prazo a situação irá mudar ...
PASSARÃO A HAVER DIFERENTES LEITES PARA AS DIFERENTES BOLSAS DOS CONSUMIDORES!!!
 
-) No artigo do link anterior fala-se das vantagens do leite de cabra em relação ao de vaca, e de um Projecto financiado pela UE que visa substituir os hormônios por formas mais naturais de produção de leite de cabra.
No fim do Projecto é natural que se possam optimizar a utilização de técnicas de produção de leite de cabra sem hormônios, mas certamente terão um custo mais elevado do que as actuais técnicas com hormônios.
 
 
-) Pelo que eu percebi, são os hormonios como os do link anterior que a UE quer evitar para se produzir leite mais natural, mas esses produtos hoje em dia utilizam-se com a naturalidade de quem respira, se eles forem proibidos de um dia para o outro o preço do leite de cabra atingirá valores incomportáveis.
Portanto, mesmo que o Projecto Flock-Reprod ( UE ) consiga bons resultados, o mais certo é que nos próximos anos os hormônios coexistam com as novas técnicas entretanto desenvolvidas, e apareçam no mercado leites de cabra com preços diferentes, conforme o método de produção.
 
 
-) Pois, não se assustem, na sequência do que eu tenho vindo a dizer nas linhas anteriores, agora até a empresa Eurolactis já pensa na possibilidade de introduzir no mercado embalagens de leite ( UHT ) de burra pronto a consumir.
O meu feeling é cada vez mais forte: no futuro de médio prazo, o mercado do leite terá vários produtos com preços diferentes, uns mais indicados para as bolsas mais pobres, outros para as bolsas mais ricas.
SERÁ QUE DESTA VEZ CONSEGUIREMOS FAZER PARTE DA LINHA DA FRENTE???
Eis a minha estratégia para o leite alternativo ao massificado leite de vaca ...
No mercado actual a pasteurização do leite é quase incontornável, por isso devemos iniciar o mercado alternativo com leite de cabra UHT produzido com as técnicas actuais que incluem os hormónios, depois eventualmente no futuro até se poderá criar outro segmento de mercado para o leite de cabra natural/orgânico/biológico, que certamente só será acessível às bolsas mais recheadas.
 
 
Afinal, tal como se pode ver no artigo do ultimo link, até já existem Países Europeus que vendem leite não pasteurizado, ou seja, leite cru ...
Mais uma oportunidade para os pequenos produtores!!!
 
 
« Raw Grass-Fed Milk: Safer and More Nutritious Than Pasteurized CAFO Milk. »
 
-) Segundo o artigo do ultimo link, o leite de animais criados ao ar livre e comendo ervas/pastagens é mais seguro e mais nutritivo do que o leite de animais criados em sistemas fechados e super intensivos.
Por isso mesmo eu preconizo um sistema de produção diferente dos utilizados actualmente, não é intensivo nem extensivo, que permita boas produtividades mas que seja promotor do bem estar animal: os animais são criados ao ar livre em pastagens permanentes ( forrageiras perenes ) com FERTIRRIGAÇÃO DE PRECISÃO.
 
Seja lá qual for o método de produção, boas produtividades implicam necessariamente BOA GENÉTICA ...
 
-) O meu modelo de negócio para o leite de cabra passa por Instalações Centrais com uma boa maternidade e uma boa unidade de produção/obtenção de GENÉTICA DE ÉLITE ...
E sim, sim, essas Instalações Centrais, mais do que a produção de leite, estariam viradas para a obtenção de cabras de élite GRANDES PRODUTORAS de leite que depois seriam vendidas às pequenas explorações associadas.
Depois cada pequena exploração teria a sua pequena sala de ordenha mecânica, ou eventualmente até alguns pequenos produtores podiam juntar-se para terem uma sala de ordenha mecânica comum. 
E VIVA O ASSOCIATIVISMO!!!  
Quanto a mim, o mais complexo no negócio do leite de cabra é a obtenção, a preços competitivos, de cabras de élite GRANDES PRODUTORAS de leite, portanto essa tarefa ficaria a cargo de técnicos altamente qualificados para o efeito. 
Ponto de partida: por exemplo, a primeira lactação das cabras poderia ser feita nas Instalações Centrais, depois as cabras que correspondessem a GRANDES PRODUTORAS de leite seriam vendidas aos pequenos produtores que se limitariam a dar-lhes um bom maneio, principalmente uma boa alimentação em pastagens permanentes suplementada à medida, tudo isto monitorizado pelos técnicos das Instalações Centrais.
Eventualmente, depois, nas pequenas explorações seriam utilizados métodos ancestrais de reprodução, a Monta Natural através de bodes também eles de boa genética. 
 
 
-) Tanto se fala em escala, alguns idolatram-na como uma entidade sobrenatural ...
Então porque não juntar vários Jovens Agricultores nalguns Projectos em que a escala seja realmente uma questão de vida ou de morte?
É ISSO MESMO!!!
Numa Sociedade por Quotas que reúna por exemplo 4 Jovens Agricultores ...
E porque não atribuir-lhes 4 Prémios de Instalação para se poder ganhar escala!?!
Áhh e tal, os gajos são inexperientes, muitas vezes até irresponsáveis, então é melhor dar-lhes apenas condições atraentes para pequenos Projectos ...
QUE PORTUGO-DISPARATE!!!
- Primeiro: se os Jovens tiverem mais Apoios podem contratar uma boa equipa para levar o Projecto a bom porto;
- Segundo: isto é tão evidente que até se tornava dispensável referi-lo: vale infinitamente mais um bom e GRANDE Projecto do que muitos pequenos e maus Projectos.
 
-) O que eu quero dizer, o que me parece indiscutível, é que neste nosso pequeno país tão descapitalizado se podiam juntar vários Jovens Agricultores para Projectos que exijam escala e muito dinheiro para investir, doutra maneira, neste país de pessoas tão avessas ao risco e com tão pouco dinheiro para investir, este tipo de Projectos nunca verão a luz do dia ...
Dito de outra maneira: mais vale um GRANDE Projecto em que os Jovens Agricultores sejam bem acompanhados, do que um pequeno Projecto em que os Jovens Agricultores sejam entregues aos bichos.
Em muitos casos, mais vale gastar o dinheiro de por exemplo 4 Prémios de Instalação num Grande Projecto, do que gastar o dinheiro de apenas 1 Prémio de Instalação num pequeno projecto.
 
-) Atendendo ao link anterior ...
Contas assim muito por alto ...
Parece-me que a junção de 4 Jovens Agricultores chegariam para implementar as Instalações Centrais básicas do negócio da produção de leite de cabra.
E, obviamente, para os Jovens Agricultores isto só seria atractivo se eles conseguissem para a Empresa um subsidio total de 85% dos 4*280000 € de Despesa Elegível.
Depois, passado algum tempo, quando se implementasse as pequenas explorações o negócio podia e devia evoluir para uma Organização de Produtores.
No fundo, estaríamos a utilizar a verba já estipulada para os Jovens Agricultores para uma causa nobre, a constituição a curto-médio prazo de Organizações de Produtores.
E VIVA O ASSOCIATIVISMO!!!
 
Os casos do BPN e do BES não deixam grande margem para duvidas: o dinheiro disponível tem necessariamente que ser investido nos melhores Projectos, e não ir para as mãos dos amigos e familiares de quem detém o poder só porque sim, só por COMPADRIO que destrói a economia em geral e a agricultura em particular ...
ESPERO QUE O GOVERNO NÃO SE ESQUEÇA DESTA MÁXIMA TÃO ACTUAL!
ESPERO DO FUNDO DO MEU ESPIRITO QUE O GOVERNO PROVIDENCIE INSTRUMENTOS DE CRÉDITO QUE GARANTAM QUE O DINHEIRO DO PDR 2020 SEJA INVESTIDO NOS MELHORES PROJECTOS!
E NÃO NOS PROJECTOS DOS AMIGOS E FAMILIARES DO STATUS QUO SÓ PORQUE SIM!!!
 
 
Com os melhores cumprimentos,
Vitor Alexandre Ferreira Monteiro.
.
 

0 Comments:

Post a Comment

<< Home