Monday, September 22, 2014

revolução 2020.11

.
Ex(a)s Senhore(a)s;

Finalmente vejo este senhor escrever alguma coisa de jeito ...

http://www.publico.pt/economia/noticia/a-importancia-das-estatisticas-agricolas-1670310?page=2#/follow

Em relação ao regadio, em Portugal, temos muito por onde desenvolver a nossa Agricultura, principalmente através da Fertirrigação de Precisão e da implementação de Protocolos de Resíduos Zero.
Mas todos sabemos que provavelmente nunca conseguiremos irrigar todo o país ...
Então, o que fazer com os muitos milhares ou mesmo milhões de hectares de terrenos de sequeiro???

-) Os gráficos apresentados no artigo do Sevinate Pinto deixam bem claro que na Pecuária, mesmo a nível da carne de porco e de bovinos, não conseguimos ser auto-suficientes, donde se conclui que o mercado é convidativo e está ali mesmo a pedi-las.
Além disso a União Europeia importa centenas de milhares de toneladas de carne bovina todos os anos!
DO QUE ESTAMOS À ESPERA???

-) Obviamente que para os terrenos de sequeiro as opções são em muito menor numero do que para o regadio, mas temos de saber escolher para conseguirmos aproveitar os nossos recursos.
Como eu já referi anteriormente as palmas forrageiras são plantas perenes excepcionais que permitem produções até 1000 ton/ha/ano ( matéria fresca ), em algumas regiões do Brasil e com uma boa fertirrigação. Sim, já vi referência a números desta ordem de grandeza em alguns ensaios no Brasil!
Mas estas plantas são tão excepcionais que, além de fazerem um uso muito eficaz da água e dos fertilizantes, conseguem sobreviver em condições semi-áridas, e já vi referências a produções de 100-200 ton/ha/ano ( matéria fresca ), em sequeiro nalgumas regiões do Brasil.
Portanto, acho que devemos fazer ensaios em Portugal para a palma forrageira em condições de sequeiro e em condições de regadio ( FERTIRRIGAÇÃO DE PRECISÃO! ).

-) Acontece que, geralmente, a palma forrageira é rica em energia mas é pobre em proteínas, portanto temos que implementar estratégias para também conseguirmos alimentos ricos em proteína nos terrenos de sequeiro ...
http://www.alagoasnanet.com.br/v3/professor-mexicano-apresenta-pesquisas-sobre-enriquecimento-da-palma-forrageira/
Existem principalmente 2 métodos de enriquecimento proteico para a palma forrageira, através da amonização e através das leveduras ...
OBVIAMENTE QUE TAMBÉM DEVEMOS FAZER ENSAIOS EM PORTUGAL!!!

-) Conforme se pode ver no documento em anexo, além do enriquecimento proteico da palma forrageira, os Brasileiros já começaram a ensaiar outras plantas forrageiras ricas em proteínas e que se adaptam bem a condições semi-áridas ( pouca chuva, logo, com longos períodos quentes e secos, tal como acontece por exemplo no nosso Alentejo ).
OBVIAMENTE QUE TAMBÉM DEVEMOS FAZER ENSAIOS EM PORTUGAL!!!


Com os melhores cumprimentos,
Vitor Alexandre Ferreira Monteiro.
.
 

0 Comments:

Post a Comment

<< Home