Saturday, September 27, 2014

revolução 2020.12

.
Ex(a)s Senhore(a)s;

Eu nasci e cresci no meio rural, desde muito miúdo que conheço muito bem os cardos, e sempre me pareceram daquelas coisas que só servem para atrapalhar ...

Mas ele há mesmo coisas do arco-da-velha ...
Será o "inutil-estupido" do cardo uma cultura de futuro em Portugal???

http://cardop-queijoserradaestrela.blogspot.pt/p/blog-page_3719.html#page-1
 
 
 
-) O cardo como coalho vegetal, em vez do coalho animal, já há muito tempo que é uma realidade na queijaria em Portugal, e que pelos vistos dá origem a queijos de excelente qualidade.
E porque utilizá-lo apenas em alguns queijos ( geralmente DOP )???
Porque não utilizá-lo em muitos mais queijos de qualidade???
Parece-me que isso dependerá essencialmente do preço do coalho de cardo!
Portanto, acho que a melhor estratégia para uma eventual futura cultura do cardo passará inevitavelmente pela criação de um coalho comercial ( vegetal ) feito a partir do cardo, e que seja competitivo com os outros coalhos comerciais ( animal e/ou microbiano ).
 
-) Mais uma vez, tudo dependerá então dos custos de produção da cultura em causa que neste caso é o cardo. Baixos custos de produção mais uma vez implicam FERTIRRIGAÇÃO DE PRECISÃO!
Não se trata de nenhuma obsessão nem de nenhum fetiche ...
Trata-se apenas de mente limpa e sem preconceitos, ou seja, PRAGMATISMO! 
Nós regamos e fertilizamos com estruturas simples e baratas ( fertilizantes inorgânicos ), as plantas/cardos utilizam a luz solar e fazem a fotossíntese para obter estruturas muito mais complexas e com valor acrescentado, ou seja, bio-compostos muito mais caros.
QUEM NÃO VÊ ISTO ANDA CEGUETA! ...
COM AS COISAS BEM FEITAS ...
É UM EXCELENTE NEGÓCIO PARA OS HUMANOS!!!
Além disso, fica muito mais barato a mão de obra da apanha das "flores" dos cultivos de cardos com boas produtividades, do que a mão de obra da apanha das "flores" dos cultivos de cardos com más produtividades, como por exemplo em sequeiro. Isto até é intuitivo, com plantas muito dispersas e com poucas "flores" perde-se muito mais tempo nas deslocações entre plantas e ao fim do dia apanham-se muito menos quantidades de "flores".
 
Portanto, neste caso do cardo, acho que também devíamos implementar ensaios com cultivos feitos com FERTIRRIGAÇÃO DE PRECISÃO e em SEQUEIRO!
 
TENHO ESPERANÇA QUE CONSIGAMOS UM COALHO DE CARDO COMPETITIVO!!!
PARA QUE POSSAMOS TER UMA QUEIJARIA TOPO DE GAMA ... !!!
 
-) No segundo link dá para perceber que a apicultura pode ser uma boa opção para os pequenos produtores, eventualmente até como complemento de outra actividades.
No terceiro link fala-se no cardo a nível da apicultura, só que existem muitas espécies de cardos, e eu sinceramente não sei se o cardo do coalho é indicado para actividade apícola ...
 
Nota - Para mim já não existem duvidas absolutamente nenhumas, o lapatego treinador do futebol corrupto do porto é, mesmo de muito longe, o MAIOR CROMO que passou pelo futebol português no sec. XXI.
Quase nem dá para acreditar que existam CROMOS assim em países mais desenvolvidos do que Portugal!
 
 
Com os melhores cumprimentos,
Vitor Alexandre Ferreira Monteiro.
.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home