Saturday, September 20, 2014

revolução 2020.10

.
Ex(a)s Senhore(a)s;

Prosseguindo a minha luta contra o insipido/inútil politicamente correcto, desafiando novamente os cânones do patriotismo da treta: além do chico-espertismo transversal a toda a portugo-sociedade, irrita-me sobremaneira a mania dos portugas em complicarem aquilo que é fácil, mas depois enveredarem por um facilitismo absurdo em relação a coisas de natureza realmente complexa.
Por exemplo, a Teoria da Relatividade Geral do Einstein não está ao alcance de qualquer um, mas mesmo assim aparecem muitos "portugo-iluminados" a darem um ar da sua graça e a afirmarem que a Teoria da Relatividade diz que tudo é relativo, como se estivessem na posse de algo muito importante ... mas! ... na realidade são apenas ignorantes a dizer parvoíces monstruosas!
E PRONTO, JÁ DESCI MAIS UNS VALORES NA ESCALA DOS GRANDES PATRIOTAS DESTA ENORME NAÇÃO!

-) O lóbi ecológico é muito mais forte do que se imagina e do que parece à primeira vista: o grande problema é que os gajos estão a cometer um ERRO CRASSO no endeusamento do Modo de Produção Biológico ( MPB - Agricultura Biológica ) e no menosprezo de todos os outros métodos de produção.
POIS É, ESTÃO A COMPLICAR DESNECESSÁRIA/ESTUPIDAMENTE AQUILO QUE É (RELATIVAMENTE) FÁCIL!!!
Vamos ter que os convencer que o foco devia ser os Protocolos de Resíduos Zero, método de produção sem a utilização de pesticidas mas que permita a utilização de FERTILIZANTES INORGÂNICOS, os injustamente chamados e difamados adubos químicos, de maneira a que possamos utilizar a FERTIRRIGAÇÃO DE PRECISÃO, que é de longe a melhor solução para obter BOAS PRODUTIVIDADES no nosso clima com Verões muito longos, quentes e secos.

SERÁ A FERTIRRIGAÇÃO DE PRECISÃO QUE PERMITIRÁ QUE SEJAMOS COMPETITIVOS NA PECUÁRIA ( ALTERNATIVA ) COM A CRIAÇÃO DOS ANIMAIS EM PARQUES AO AR LIVRE ( PASTAGENS PERMANENTES ), E SERÁ A FERTIRRAGAÇÃO DE PRECISÃO QUE ( EVENTUALMENTE ) PERMITIRÁ QUE SEJAMOS COMPETITIVOS NAS PLANTAS AROMÁTIVAS E MEDICINAIS ( PAM ) ... !!!

Mais um argumento a favor da APOSTA FORTE na Pecuária Alternativa em Portugal ...

-) Existe uma ENORME variedade de legumes/horticolas no mercado, desde batatas, aboboras, tomates, couves, alfaces, etc, etc, etc ...
Existe uma GRANDE variedade de peixes no mercado: sardinhas, carapaus, atum, etc, etc, etc ...
Existe uma GRANDE variedade de mariscos no mercado ...
Mas nos grandes mercados existe muito menos oferta a nível das carnes, basicamente a esmagadora maioria das pessoas limitam-se à carne de porco, galinha e vaca.
Eis o meu feeling: no futuro existirá muito maior diversidade no mercado das carnes tal como já por exemplo existe no mercado dos legumes.
CHEGOU O MOMENTO DA PECUÁRIA ALTERNATIVA!!!
 
Voltando às PAM ( Plantas Aromáticas e Medicinais ) ...
 
-) PAM é uma designação muito genérica que engloba centenas de espécies vegetais, por isso será muito difícil uma só pessoa ter um conhecimento profundo sobre todas elas.
Vou concentrar-me naquelas que acho que poderemos ser mais competitivos ...
Essas serão as que melhor adaptadas já estão às nossas condições climatéricas, especialmente aquelas que fazem parte da nossa flora espontânea e autóctone.
Para sermos competitivos nesta Fileira parece-me que teremos de começar pela redução de custos a nível da produção das PAM.
E como poderemos então reduzir custos a nível de produção das PAM?
Os gajos do lóbi ecológico até podem não acreditar, mas é muito FÁCIL: ter produtividades ELEVADAS é, mesmo de muito longe, a maneira mais simples de conseguir REDUZIR CUSTOS A NIVEL DA PRODUÇÃO.
Então agora já todos sabiam?
Voltamos às estórias do Ovo de Colombo!!?
Agora já todos sabem ... mas! ... foi só no fim de eu vos dizer!!!
Obviamente que ainda não chegamos ao fim da linha ...
E como conseguir PRODUTIVIDADES ELEVADAS???
FERTIRRIGAÇÃO DE PRECISÃO!!!
 
Então, assim sendo e resumindo ...
Acho que a melhor solução para as PAM passará claramente pelas espécies vegetais já adaptadas, ou outras eventualmente adaptáveis, às nossas condições climatéricas, e cultivadas com FERTIRRIGAÇÃO DE PRECISÃO!!!
 
Apesar do meu rótulo de não-patriota, sinto-me no dever de divulgar alguma coisa do pouco de REALMENTE BOM que se faz em Portugal com vista à criação de RIQUEZA ...
 
 
Apesar de eu não ser fã do MPB, e achar que a FERTIRRIGAÇÃO DE PRECISÃO é a melhor solução para a produção de PAM em Portugal, obviamente que não posso nem devo deixar de elogiar o Projecto levado a cabo em Fafe.
 
E até que área seria possível replicar este Projecto noutras Regiões de Portugal???
100 hectares? 1000 hectares?? 10000 hectares???
Pois, eu bem sei que esta resposta é um lugar-comum, mas tudo depende das necessidades do mercado, e como eu conheço mal o mercado nacional e internacional das PAM, não vou sequer arriscar um numero de hectares a implementar no futuro para a produção de PAM em Portugal.
 
Nota - Ninguém nos pode impedir, quer a nível ético quer a nível jurídico, de implementar em portugal Protocolos de Resíduos Zero, e eles seriam mesmo muito uteis para as pastagens permanentes ( forrageiras perenes - pecuária ) e para a produção de PAM no nosso país.
COMO É PAULINHO DOS SUBMARINOS E DAS FEIRAS ( AGRÍCOLAS! )???
TENS COLHÕES PARA ISSO???
 
 
Com os melhores cumprimentos,
Vitor Alexandre Ferreira Monteiro.
.
 

0 Comments:

Post a Comment

<< Home