Thursday, September 11, 2014

revolução 2020.6

.
Ex(a)s Senhore(a)s;

« Pensar pequeno tem sido o nosso defeito e depois não chegamos a lado algum. »
 
Este foi o click para eu voltar a pensar em grande, neste caso em relação a uma "nova" forrageira eventualmente promissora para Portugal ...
 
-) Eu não sou Biólogo mas, quando se pensa em grande numa nova forrageira, devemos conhecer a fundo as características botânicas das plantas que queremos cultivar.
Estamos na era da internet mas nos websites portugueses encontra-se muito pouca ou quase nenhuma informação relevante sobre estes ou outros assuntos de interesse. Por isso, muitas vezes eu recorro a websites de Países do Terceiro Mundo ou em Desenvolvimento como o Brasil.
 
 
-) A Familia Cactaceae contém 80 Géneros, o mais conhecido talvez seja o Opuntia que é cultivada em pomares para a produção de frutos a que comummente se chama figos-da-índia. E segundo creio, é desse Género a esmagadora maioria das plantas espontâneas que se encontram em Portugal.
 
 
-) Fazendo fé no website anterior, a Palma Miúda ( Nopalea cochenillifera ) é uma planta ( Palma Forrageira : designação Brasileira ) que não pertence ao género Opuntia mas sim ao Género Nopalea.
Como pertencem a Géneros diferentes, obviamente que são espécies distintas mas ambas pertencem à Familia dos cactos ( Cactaceae ).
A Palma Miúda ( Nopalea cochenillifera ) é a Palma Forrageira mais cultivada no Brasil!
E ESTAMOS A FALAR MESMO DE MUITOS MILHARES DE HECTARES!!!
 
-) Segundo muitos estudos já publicados, obviamente, todos estrangeiros, e acho que alguns até de Países do Terceiro Mundo, a Palma Forrageira é muito rica em energia e pode substituir o Milho na alimentação dos animais utilizados na Pecuária.
E quais as vantagens do cultivo da Palma Forrageira em relação ao Milho???
Bom, a palma forrageira é uma cultura perene enquanto o milho é anual, além disso a palma forrageira utiliza a água de forma muito mais eficaz do que o milho, logo o seu cultivo precisa de menos quantidades de água para irrigar as plantas.
Nos cultivos em sequeiro a vantagem da Palma Forrageira torna-se ainda mais evidente, porque em climas muito secos o milho nem sequer consegue sobreviver sem irrigação!!!
Mas é mesmo através de uma boa Fertirrigação Localizada e de Precisão que se conseguem os melhores resultados com a Palma Forrageira!!!
ALIÁS, É MESMO ATRAVÉS DE UMA BOA FERTIRRIGAÇÃO LOCALIZADA QUE SE CONSEGUEM OS MELHORES RESULTADOS EM ( QUASE? ) TODAS AS CULTURAS!!!
 
E pronto, é tão simples, Palma Forrageira para substituir o milho e Pastagens Permanentes ( outras forrageiras perenes ricas em proteínas como por exemplo a luzerna ) para substituir a soja ...
E O CÉU SERIA O LIMITE DA NOSSA PECUÁRIA!!!
 
E como é que, em Portugal, antes nunca ninguém se lembrou desta coisa tão simples/INOVADORA???
É ainda mais simples ...
É A MERDA DO DINHEIRO FACIL DOS SUBSIDIOS DAS AJUDAS DIRECTAS!!!
Como em Portugal existem bons subsídios para o milho nunca ninguém se deu ao trabalho de pensar sequer em alternativas ...
A MERDA DOS SUBSIDIOS ÀS VEZES TORNAM-SE MESMO PERVERSOS!!!
E ASSIM A CAP TORNOU-SE NA MAIOR FORÇA DE BLOQUEIO AO DESENVOLVIMENTO DA GENUÍNA INOVAÇÃO NA AGRICULTURA PORTUGUESA!!!
 
 
Ele há coisas tão primárias que nunca sequer devem ter passado naquelas cabecinhas mafiosas dos gajos da CAP: a verdadeira e genuína INOVAÇÃO pode ser tão simples quanto isso: fazer ensaios de várias/muitas variedades de Palmas Forrageiras para determinar aquelas que melhor se adaptam a Portugal.
 
Eu estou muito confiante que com uma boa Fertirrigação Localizada/Precisão iremos obter bons resultados ...
Talvez daqui a algum tempo possamos chegar a áreas cultivadas de centenas e depois até mesmo de milhares de hectares dessas fantásticas plantas: PALMAS FORRAGEIRAS!
A PECUÁRIA PORTUGUESA FICARIA MUITO AGRADECIDA!!!
 
 
Com os melhores cumprimentos,
Vitor Alexandre Ferreira Monteiro.
.
 

0 Comments:

Post a Comment

<< Home