Sunday, August 31, 2014

pac 2020

.
Ex(a)s Senhore(a)s;

Ainda pensei em elaborar um texto com uma linguagem cuidada e politicamente correcta mas, depois mudei de ideias, vou fazê-lo mesmo à minha maneira, privilegiando o conteúdo e nunca a forma ...

À vezes eu mesmo penso no que me faz mover nestas questões: perco montes de tempo, não ganho absolutamente nada com isto, e provável/certamente no curto prazo isto não irá mudar absolutamente nada na Agricultura de Portugal ...
A coisa que mais prazer me dá na vida é ter razão: e eu tenho a certeza absoluta que na grande maioria destas questões relacionadas com a Agricultura tenho razão, daqui a 1-2-3 décadas sempre poderei ter o SUPREMO PRAZER de esfregar estes textos na cara de muitos chico-esperto-portugas!!!

Bem sei que isto não é nada patriótico nem politicamente correcto, bem pelo contrário, só contribuirá para eu ganhar mais alguns inimigos, mas para mim esta é a mais pura das verdades ...
O MAIOR PROBLEMA DE PORTUGAL SÃO MESMO OS PORTUGAS E, NO GERAL, A SUA BAIXA MENTALIDADE BASEADA NO CHICO-ESPERTISMO QUE NOS CONDUZ DIRECTAMENTE E EM TODOS OS SENTIDOS AO COMPADRIO EM LARGUÍSSIMA ESCALA!!!
E ESTE PROBLEMA É TRANSVERSAL A TODA A SOCIEDADE ... !!!

E porque é assim tão difícil mudar este estado de coisas???
Porque lá no fundo, lá mesmo bem no fundo das suas almas, mesmo que não o digam a mais ninguém, secretamente quase todos os portugas acham que podem subir na vida através de um Padrinho Salvador!!!
ESTA É A REALIDADE NUA E CRUA QUE QUASE NINGUÉM TEM COLHÕES PARA ENFRENTAR!!!
NA AGRICULTURA CERTAMENTE NÃO SERÁ UMA QUALQUER ASSUNÇÃO A FAZÊ-LO!!!
REGRESSA JAIME SILVA!!! ESTÁS PERDOADO!!!
 
Não existem soluções milagrosas para a Agricultura, mas existem umas melhores do que outras, e eu tenho a certeza absoluta que esta PAC/PDR 2020 pode e deve ser melhorada/o ...
 
-) Começando pelas coisas objectivas e insofismáveis: as pessoas não são todas iguais, umas são altas outras são baixas, umas são mais espertas outras são menos espertas, umas têm mais potencial outras têm menos potencial ...
Acho que nisto não existem duvidas absolutamente nenhumas para ninguém: os Jovens Agricultores a ser apoiados devem indiscutivelmente ser aqueles que têm melhor potencial.
PONTO FINAL!
Reparem que existe uma Acção PRÓPRIA para as pessoas ( coisas em sentido figurativo ) novas e com potencial!
Então, porque raio de razão não deve ser seguido o mesmo raciocínio para as Fileiras Agrícolas???
( PURO COMPADRIO EM LARGUÍSSIMA ESCALA!!! )
AS FILEIRAS NOVAS E COM POTENCIAL DEVIAM TER NO PDR 2020 UMA ACÇÃO PRÓPRIA COM VERBAS PRÓPRIAS E BEM DEFINIDAS!!!
CHEGOU A HORA DA VERDADEIRA INOVAÇÃO!!!
 
-) Imaginem que um casal pobre tem 3 filhos, andam os três na escola, um na pré-primária, outro na primária e outro que tem 19 Anos mas só agora acabou o 9º Ano. Entretanto com a crise tornou-se impossível para o casal manter os 3 filhos na escola, e um deles terá que deixar de estudar ...
Qual deles???
Obviamente, o mais velho ( que acabou o 9º Ano ) deve ser o "sacrificado", principalmente porque foi de longe o mais ajudado até à data e também porque é um aluno fraquinho.
A partir de certa idade as pessoas têm que se desenrascar sozinhas!!!
 
AS FILEIRAS NOVAS E COM POTENCIAL DEVIAM TER NO PDR 2020 UMA ACÇÃO PRÓPRIA COM VERBAS PRÓPRIAS E BEM DEFINIDAS!!!
CHEGOU A HORA DA VERDADEIRA INOVAÇÃO!!!
 
-) Toda a gente minimamente informada e preocupada com o seu bem-estar sabe que uma alimentação saudável passa obrigatoriamente pela variedade/qualidade dos alimentos ingeridos ...
Então porquê marrar sempre nas mesmas fileiras???
Porque não seguir o simples senso comum e apostar em novas fileiras com potencial???
 
E como escolher as fileiras inovadoras com potencial???
No que é que nós podemos realmente ser competitivos???
 
-) O Mundo ficará cada vez mais globalizado, não vale a pena enfiar a cabeça na areia, teremos forçosamente que competir com os melhores do Mundo, acho até que no futuro totalmente Global os nossos principais competidores na Agricultura serão os Países Tropicais e Sub-Tropicais ... 
Isso é bom ou mau? Depende!
Depende sobretudo da maneira como soubermos ou não soubermos aproveitar aquilo que joga a nosso favor.
 
1 - Podemos e devemos ser bons ( OS MELHORES! ) nas NOVAS fruteiras temperadas ( kiwis, mirtilos, etc, etc, etc ) com necessidades baixas a médias de dormência ( até 600 Horas de Frio ( HF) ), porque ultimamente têm aparecido variedades de fruta de excelente qualidade nessa faixa de HF, e a esmagadora dos Países da Europa tem Invernos rigorosos e mais horas de frio do que o requerido por essas plantas.
Só aqui existe um Mundo de possibilidades por explorar!
Aqui os Países Tropicais também quase nunca poderão competir connosco porque eles não têm as Horas de Frio ( Inverno ) necessárias para as fruteiras temperadas poderem expressar o seu potencial.
 
2 - Frutos exóticos: vou começar por aquele que acho que devemos iniciar a Fileira, o maracujá roxo.
O maior produtor Mundial é o Brasil, mas o Brasil é ENORMÍSSIMO e existem grandes diferenças entre Estados e dentro dos próprios Estados que constituem o Brasil.
A média de produção nacional do Brasil é cerca de 8-9 ton/ha, mas existem pequenos produtores que trabalham de forma rudimentar em sequeiro obtendo cerca de 5 ton/ha, enquanto outros já estão profissionalizados e obtêm mais de 30 ton/ha. 
Com os sistemas de produção bem afinados, acho que em Portugal com fertirrigação de precisão podemos atingir as 10 ton/ha/ano ( ar livre ), se os frutos forem pagos ao produtor de forma minimamente justa podemos viabilizar a cultura. 
Como eu disse o Brasil é enormíssimo, a maior parte dos pequenos produtores tem baixa produtividade e estão muito longe ( MILHARES DE KILÓMETROS! ) dos portos marítimos para poderem exportar, além disso por lá a esmagadora maioria das estradas são péssimas. Nós em contrapartida estamos muito mais perto dos consumidores europeus o que permite que o produto português lá chegue com melhor qualidade, e não precisamos de pagar taxas aduaneiras.
Para mim não existem duvidas absolutamente nenhumas ...
Com sistemas de produção bem dimensionados ...
NÓS PODEMOS SER BASTANTE COMPETITIVOS EM RELAÇÃO AO BRASIL!!!
NEM QUE TENHAMOS QUE APOSTAR APENAS NA GAMA DE QUALIDADE MÉDIA-ALTA!!!
 
3 - Pecuária Alternativa: Pastured Meats é a ultima GRANDE tendência a nível de pecuária nos Estados Unidos e no Canadá, basta uma simples pesquisa no Google para o poderem confirmar.
Vacas, ovelhas e cabras, e agora também porcos, aves e até coelhos são criados ao ar livre preferencialmente em pastagens perenes ( pastos permanentes ), mas pelo que eu percebi pouco ou nada se utiliza a fertirrigação para o crescimento das pastagens, donde logo eu vislumbro uma oportunidade para nós inovarmos e utilizarmos a fertirrigação de precisão.
MAIS UM UNIVERSO DE OPORTUNIDADES PARA NÓS PODERMOS EXPLORAR!!!
 
-) Muitos portugas têm a mania de dizer que os Africanos não sabem explorar e aproveitar as suas riquezas naturais ( como se nós soubéssemos!), mas isso acabará inevitavelmente por mudar, Países Tropicais com boas terras e água como Angola e Moçambique começarão a ser quase de certeza bastante fortes a nível Agricola daqui a 2-3 décadas.
No futuro de médio-longo prazo, em relação à exportação para os Países ricos da Europa, para podermos competir com esses PAÍSES TROPICAIS temos que começar já a apostar FORTE nos vegetais ( legumes e frutos ) perecíveis porque precisam de uma logística complexa e cara para viajarem grandes distâncias com qualidade, e na carne fresca que no fundo também é um bem perecível, assim como outros produtos como os cogumelos.
Em relação aos produtos mais perecíveis e com logísticas de longa distância muito mais caras nós temos vantagens, mas em relação a produtos como o concentrado de tomate ( industria ), o milho e o arroz nós não temos vantagens nenhumas porque esses produtos não são perecíveis, além disso são culturas que precisam de calor permitindo aos Países Tropicais fazerem 2 a 3 safras por ano enquanto nós fazemos apenas uma.
 
 
VERDADE ABSOLUTA: no médio-longo prazo, quando todos os Países Tropicais começarem a aproveitar ( quase ) todas as suas potencialidades agrícolas nós não temos nenhumas hipóteses de competir no concentrado de tomate e temos pouquíssimas no milho e no arroz.
O RESTO É AREIA NOS OLHOS E COMPADRIO DESCARADO A ROÇAR A PURA CORRUPÇÃO!!!
 
O tomate de industria, o milho e o arroz são o passado: fileiras velhas e cada vez mais fraquinhas ...
AS NOVAS FRUTEIRAS TEMPERADAS, OS FRUTOS EXÓTICOS E A PECUÁRIA ALTERNATIVA SÃO O FUTURO: "FILEIRAS" NOVAS/INOVADORAS E COM GRANDE POTENCIAL!!!
 
Voltemos novamente à questão da Sagrada Escala ...
 
-) A questão da escala é importante mas não é assim tão decisiva/sagrada como o sistema nos quer fazer crer:
- Primeiro porque existem fileiras como as novas fruteiras temperadas, os frutos exóticos e a pecuária alternativa em que as pequenas explorações ( até 2-3-4-5 hectares ) podem ser extremamente competitivas.
- Segundo porque se a escala fosse assim tão decisiva por exemplo o tomate de industria seria uma fileira de sucesso total porque o problema deles não é de certeza a falta de escala.
O que eu quero dizer é que mesmo com escala existem fileiras em nunca seremos competitivos!
- Terceiro porque mais uma vez o sistema entra bem adentro no domínio das contradições insustentáveis: se a escala fosse um objectivo SUPREMO que se bastasse a si mesmo, então todos aqueles produtores que atingissem os valores de escala deviam automaticamente de deixar de ter apoios porque já tinham chegado ao Paraíso prometido pelo sistema.
Mas na prática acontece exactamente o contrário visto que são as grandes explorações que consomem a esmagadora maioria dos recursos financeiros/subsídios.
- E quarto, pela mesma ordem de razões, se no fim de chegarem ao céu as grandes explorações dispensassem os subsídios, então passariam a ser as pequenas explorações as beneficiadas.
Ou seja, se a ESCALA é assim tão SAGRADA, então vamos apoiar as pequenas explorações até elas atingirem esse estado de perfeição.
 
-) A Agricultura é mais ampla e complexa do que parece à primeira vista, por isso mesmo temos inevitavelmente que separar as águas porque por exemplo os interesses das pequenas explorações são completamente diferentes e até antagónicos em relação às GRANDES Explorações.
Eis uma medida simples e revolucionária/inovadora ...
Fazer a separação clara entre a agricultura familiar e a agricultura empresarial!
Em rigor, eu não gosto da designação de agricultura familiar porque geralmente se pensa logo em métodos rudimentares/tradicionais de produção e baixas produtividades. Eu preconizo sim pequenas explorações altamente profissionalizadas e com altas produtividades de maneira a permitir uma vida digna aos pequenos produtores e seus familiares directos.
Vamos então inovar/revolucionar com pragmatismo ...
Separação clara entre pequenos produtores e agricultura empresarial!!!
 
-) E como vamos implementar tal revolução???
É mesmo muito simples, basta apenas uma pequeníssima dose de boa vontade por parte do sistema:
- Formulários próprios nas candidaturas para pequenos produtores para Projectos de Investimento até por exemplo 100000-150000 Euros;
- Verbas próprias para os Projectos de Investimento de pequenos produtores;
- Definição CLARA de Fileiras Prioritárias e Inovadoras para os pequenos produtores, visto que eles nunca conseguirão ser competitivos em fileiras de grandes culturas com colheita mecânica.
 
-) Eu que vou partir do zero, interessa-me particularmente a componente dos pequenos produtores, por isso em relação à Agricultura Empresarial os abastados do sistema que façam o que muito bem lhes aprouver ...
Era imprescindível a definição clara no PDR 2020 das verbas para os pequenos produtores e para a Agricultura Empresarial, para depois no fim do Quadro Comunitário podermos comparar resultados ...
Lá para 2020 depois eles/abastados que pusessem a Sagrada Escala, o tomate de industria, o milho e o arroz no sitio que todos nós sabemos!!!
 
-) Eu que sou Agnóstico, espero não me vir a arrepender de dizer isto: que Deus me perdoe mas, neste caso da questão dos pequenos produtores, eu até sou capaz de ficar do lado ( cooperação! ) do PCP, do BE e da CNA se eles realmente lutarem pelos legítimos direitos dessa componente, desde que o foco sejam os Projectos de Investimento e não o dinheiro fácil ( subsídios ) das Ajudas Directas.
NO ENTANTO, NÃO CONTEM COMIGO PARA MANIFESTAÇÕES!  
 
-) Seja lá como for, independentemente do caminho a seguir, parece-me indiscutível que o pau mandado da CAP ( Assunção ) tem que começar imediatamente a tomar as medidas no sentido de criar as melhores condições institucionais  e incentivos com vista à rápida criação de raiz de novos Agrupamentos e Organizações de Produtores, isto nas inovadoras fileiras dos Frutos Exóticos e da Pecuária Alternativa.
Mas pelo amor da Santa ...
Desta vez, para variar, façam as coisas bem feitas desde o principio: a liderar estes processos não deve estar ninguém ligado a nenhum lóbi agrícola nem aos interesses instalados ...
Nada como uma aragem de ar fresco para reciclar os ambientes pesados do compadrio!!!
 
Nota - Há coisas que eu nunca conseguirei compreender: eu já ouvi os ecologistas atirarem-se raivosamente aos Olivais Intensivos e ao Regadio do Alqueva, mas nunca lhes ouvi uma única palavra contra o ENORMÍSSIMO ESCÂNDALO das mega ajudas directas às culturas do tomate de industria, do milho e do arroz ... 
Afinal, o que se passa com os nossos ecologistas?
TAMBÉM JÁ SE VENDERAM À CAP!??
 
 
Com os melhores cumprimentos,
Vitor Alexandre Ferreira Monteiro.
.
 

0 Comments:

Post a Comment

<< Home