Sunday, September 07, 2014

revolução 2020.4

.
Ex(a)s Senhore(a)s;

Voltando à futura Fileira dos Frutos Exóticos: a minha intuição estava mesmo certa, para algumas das nossas condições climatéricas, o cultivo anual de alguns/muitos desses frutos será o caminho a seguir no imediato ...
 
-) Toda a gente tem 2 maneiras distintas de formar opiniões:
- A via indirecta sobre assuntos que se dominam mal, geralmente recorrendo às opiniões de pessoas conhecidas e em quem se confia;
- A via directa sobre assuntos que se dominam bem.
Eu, por exemplo, para analisar um lance polémico de arbitragem no futebol, não preciso da opinião de absolutamente ninguém deste Mundo para formar e sustentar a minha própria opinião.
Assim como também não preciso da opinião de absolutamente mais ninguém deste Mundo, para saber que em Portugal se poderão viabilizar algumas culturas de Frutos Exóticos utilizando o sistema de cultivo anual, e de MUITA preferência com altas densidades de plantação.
 
« Para el caso del cultivo del plátano se presenta una nueva alternativa, la cual esta relacionada a la siembra de altas densidades de población a un solo ciclo de producción, ».
 
-) Conforme se pode ver no link anterior a produção de banana de forma anual ( un solo ciclo de producción ), ou seja, passe a redundância, plantando novas plantas todos os anos, é uma prática áté já utilizada nos Países Tropicais.
Nós só temos que a adaptar a Portugal!!!
Para os Países Tropicais aquela prática é uma alternativa; para Portugal aquela prática, em produção ao ar livre, é uma necessidade quase absoluta porque os nossos Inverno são muito frios para aquelas culturas.  
 
-) Apesar de não estar a pensar tornar-me politico, pelo menos nas próximas décadas, hoje vou utilizar uma linguagem um pouquito mais politicamente correcta.
Para quem já viu alguns programas do Shark Tank, sabe perfeitamente que aqueles extraordinários Business Angels várias vezes já avisaram que a ganância pode inviabilizar muitos negócios prometedores.
Para os patriotas, e outros que tais, que não acreditam na Tese do Chico-Espertismo como causa do nosso atraso estrutural, hoje apresento-lhes uma Tese mais simpática, a Tese da Ganância.
 
No entanto, devo desde já realçar que, enquanto mantiver a minha sanidade mental, nunca serei daquele tipo de portugas que por trás das pessoas influentes fazem criticas muito duras e ás vezes até dizem mal por pura malicia, mas na frente dessas mesmas pessoas influentes DÃO-LHES GRAXA ...
 
« Mas porque falhou o negócio das avestruzes em Portugal? João Direitinho fala da "ganância desmedida" de alguns produtores. A começar pelos que mataram aves reprodutoras quando cada exemplar era vendido a 7500 euros. "Estamos a falar de animais com mais de três anos, com uma carne que não prestava e o consumidor desistiu. O animal para comer abate-se entre os dez meses e o ano", justifica, sem esquecer vários negócios em que empresas líderes de mercado vendiam pintos a quem lhes comprasse a ração e garantisse a venda das avestruzes 14 meses depois. »
 
E porque raio de razão ainda não arrancou uma Fileira de Sucesso nos Frutos Exóticos???
GANÂNCIA, MUITA/PURA GANÂNCIA E ... OK! ... EU PROMETI QUE ME IA FICAR PELA GANÂNCIA!!!
 
-) A minha primeira incursão no Mundo Agricola fez-se com um Projecto para produção de tomate para frescos numa estufa de gama "um-pouco-mais-do-que-média" tecnologia ( com aquecimento, controle de HR e CO2 ), para poder produzir com qualidade no Inverno quando o produto mais escasseia. 
Fui chamado pelos técnicos do PRODER para defender a minha dama, olhavam para mim como se eu fosse completamente apanhado/excêntrico, mas no fim de mostrar tantas provas de estufas de sucesso no estrangeiro, de gastar tanto latim e saliva, lá os consegui convencer da CLARA viabilidade do negócio.
Acabei por não ter capacidade financeira para levar o negócio avante, mas deu facilmente para perceber que no Portugal Institucional/Agrícola a INOVAÇÃO ainda era considerada uma excentricidade e um bicho de muito mais do que sete cabeças.
Pois é, por mais patriótico e bonito que seja o patriotismo ...
ESTE É O PAÍS QUE TEMOS!!! 
 
-) Por falta de financiamento, aqui há 5-6 anos atrás, passada a fase falhada do tomate em estufa aquecida continuei as minhas intensas pesquisas, e facilmente me apercebi que os Frutos Exóticos tinham/têm um alto valor no mercado. Nessa altura ainda cheguei a equacionar um Projecto para produção de Frutos Exóticos, mas logo me lembrei que num Projecto para a produção de tomate no Inverno me consideraram apanhado e excêntrico, então com um Projecto para a produção de Frutos Exóticos certamente mandavam logo internar-me compulsivamente num qualquer Manicómio.
Mas mesmo muito bem pior do que isso:  A MERDA DA GANÂNCIA!!! 
Acabei de ouvir uma frase no rádio que vou aproveitar: « por estranho que pareça », por mesmo MUITO ESTRANHO que seja, os produtos ( neste caso agrícolas ) com mais alto valor no mercado são, de muito longe, os menos indicados para quem quer começar um negócio na Agricultura.
E porquê coisa assim tão aberrantemente anti-senso-comum e acima de tudo tão aberrantemente anti-leis-dos-mercados???
É MESMO MUITO SIMPLES! É A MERDA DA GANÂNCIA!!!
Geralmente, quase sempre, estes produtos agrícolas com preços muito elevados constituem pequenos nichos de mercado, logo/INFELIZMENTE, esses nichos são facilmente dominados de forma nada escrupulosa por um punhado de pessoas SEM ESCRUPULOS E GANANCIOSAS ...
É isso mesmo ...
ESTOU A FALAR DE CARTELIZAÇÃO DESCARADA!!!
Duas ou três pessoas, 2 ou 3 empresas, que teoricamente até são concorrentes acabam por unir forças para evitar a todo o custo que alguma coisa possa mudar, e que alguém exterior ao Status Quo possa entrar no circuito.
O caso dos frutos exóticos é paradigmático: compram aquilo ao preço da chuva nos Países do Terceiro Mundo, depois fazem o transporte para Portugal onde são donos e senhores desse nicho de mercado, ganhando assim muito bom dinheiro à custa da CARTELIZAÇÃO E GANÂNCIA DESCARADAS.
Obviamente, os carteis gananciosos ganham muito dinheiro mas abortam/matam assim, sem dó nem piedade, qualquer tentativa de implementação de uma nova Fileira em Portugal.
 
-) Eis o modus operandi de todos esses carteis agrícolas: primeiro dizem-nos com falinhas mansas que devemos começar com muitas pequenas quantidades para aferir da viabilidade do cultivo dos frutos em Portugal ...
Aqui e agora, já não lhes interessa para nada a questão da SAGRADA ESCALA!!!
E o que é que eles pretendem???
É simples e eficaz mas indecente : assim que nós instalamos pequenos pomares rudimentares, eles logo de seguida vêm-nos dizer que afinal aquilo não dá/produz quase nada porque não tem escala, logo o melhor é desistirmos.
Afinal não resisti ...
CAMBADA DE CHICO-ESPERTOS/GANANCIOSOS!!!
ASSIM, OS MESMOS, SEMPRE OS MESMOS DE SEMPRE, MANTÊM O MONOPOLIO CARTELISTA E CONTINUAM A GANHAR MUITO DINHEIRO ... !!!
 
-) Finalmente algo pequeno mas positivo: uma empresa de comercialização de produtos agrícolas ofereceu-me 4-4,5 €/Kg pelo maracujá roxo ...
Eu não preciso da opinião de ABSOLUTAMENTE ninguém deste Mundo para saber muito bem que com estes preços eu conseguirei, sem margem para duvidas, viabilizar a cultura em Portugal ...
Bem que podem dizer o contrário os gananciosos, e os doutores e engenheiros do sistema!!!
VAI UMA APOSTA??? 
Era mesmo muito interessante que todos  tivessem a coragem e visão empresarial/patriótica daquela empresa ...
Antes de importarem o quer que seja, dirijam-se aos ( pequenos ) produtores com um preço de referência para cada produto e perguntem-lhes se eles conseguem produzir a esse preço e com a mesma qualidade.
Não me parece que existam grandes duvidas, em alguns frutos exóticos perecíveis que vêm de muito longe os produtores portugueses facilmente conseguiriam melhor qualidade, e contando com os custo de transporte de tão longas distâncias ( e outras taxas de importação ), acho que também podemos ser competitivos nos preços.
O RESTO É CONVERSA DE GANANCIOSOS, E DE DOUTORES E ENGENHEIROS ALIENADOS!!!
 
-) Portanto, ao contrário do que irão dizer os gananciosos, e os doutores e engenheiros do sistema, nós podíamos perfeitamente iniciar uma nova/inovadora Fileira de Frutos Exóticos começando pelo maracujá roxo, sem a necessidade de nenhuns ensaios - com duração imposta pelo sistema de mais de uma eternidade ... 
BASTAVA PARA TAL QUE DISPONIBILIZASSEM AOS PEQUENOS PRODUTORES A "MERDA" DAS SEMENTES CERTIFICADAS!!!
Caso contrário, abram bem os olhos pequenos produtores ...
Com sementes de merda as produções irão quase de certeza ser uma merda, e então seria o fim de uma eventual nova Fileira porque eles diriam logo que a cultura não se adapta bem em Portugal.
 
NÓS SOMOS PEQUENOS E NÃO TEMOS NENHUMA INFLUÊNCIA ...
O MAIS PEQUENO ERRO SIGNIFICARÁ INEVITAVELMENTE A NOSSA MORTE!!!
SEM DÓ NEM PIEDADE DOS GANANCIOSOS!!!
 
-) Os gananciosos e o sistema querem ensaios? Pois eu dou-lhe os ensaios!
A nível dos Frutos.Exóticos/Tropicais podiam começar com a cultura da Banana com vista ao mercado de frescos e a uma nova Tendência de Mercado: as Frutas Desidratadas!
Só não vê quem não quer: as longas distância percorridas pelos produtos agrícolas perecíveis ( vindos por exemplo da américa do Sul ) traduzem-se inevitavelmente em perda de qualidade, até para um fruto "talhado" para percorrer grandes distâncias como a banana, portanto no segmento de mercado médio-alto até ao TOPO DE GAMA nós teremos sempre vantagem.
AGORA É SÓ APRENDER A APROVEITÁ-LA!!!
 
-) Os gananciosos e o sistema querem mesmo inovação? Pois eu dou-lhes a inovação!
Ao contrário do que muita gente pensa em Portugal, a Inovação não é só comprar os últimos modelos de telemóveis que estão sistematicamente a sair para o mercado: a genuína e verdadeira inovação é mesmo muito mais do que isso.
Pois eu dou-lhes os Ensaios Genuinamente Inovadores: eu, e só eu sozinho, posso muito bem "dimensionar" Ensaios Genuinamente Inovadores suficientes para absorver toda a verba da Medida do PDR 2020 correspondente à INOVAÇÃO.
E SEM GASTAR UM UNICO CÊNTIMO EM TELEMÓVEIS DE ULTIMA GERAÇÃO!!!
 
OU EU SOU PERSONNA NON GRATA PARA O SISTEMA ... ???
BOM, APESAR DE NÃO TER UMA SAÚDE PERFEITA, SEMPRE POSSO GARANTIR-LHES QUE NÃO TENHO LEPRA!!! 
POR ISSO NÃO PERCEBO PORQUE ME CONTINUAM A TRATAR COMO A UM LEPROSO!!!
 
Mais umas palavrinhas para a Avicultura Alternativa ...
 
-) No futuro de médio prazo, à boleia da carne de pintadas ( que já tem algum mercado em França) e à boleia da carne de avestruzes ( que já tem algum mercado na Alemanha ), eu penso que seria mais fácil conseguirmos exportar a carne das nossas galinhas autóctones.
 
Nota - Uma ultima palavra para o figo da índia, que me parece já bem lançado na nova Fileira dos Frutos Exóticos.
 
 
Com os melhores cumprimentos,
Vitor Alexandre Ferreira Monteiro.
.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home