Wednesday, August 27, 2014

pdr 2020

.
Ex(a)s Senhore(a)s;

Vou resumir em 3 palavras o que penso do esboço do novo PDR ( 2014-2020 ) que o pau mandado da CAP ( Assunção Cristas ) enviou para aprovação por parte da União Europeia ...
UM AUTÊNTICO DESCALABRO!!!
Uma vitória em toda a linha para a toda-poderosa e hegemónica CAP!
Uma ENORMÍSSIMA DERROTA para a Agricultura de Portugal!

Vou começar pelo principio ...

-) Quando se planeia o quer que seja, temos que adaptar as nossas ideias às circunstâncias existentes, ao Mundo que nos rodeia.
Eis as circunstâncias existentes: um país Agrícola com baixíssimos níveis de literacia, com uma baixa mentalidade baseada no Chico-Espertismo, e com um compadrio agrícola de larguíssima escala.
A AGRICULTURA DA CAP E DOS PADRINHOS!!!
Parece-me óbvio, se a Assunção Cristas estivesse realmente interessada em mudar alguma coisa e em acabar/diminuir o compadrio não tinha satisfeito praticamente todos os caprichos da CAP.
Esta Assunção teria que nascer pelo menos uma dúzia de vezes para chegar aos calcanhares do Jaime Silva!!!

Vou debruçar-me principalmente sobre 3 Medidas/Acções ...

-) Existem coisas que na teoria são mesmo muito bonitas mas que na prática não passam de uma grandessíssima merda: é o caso do Comunismo!
PARA JÁ, PARECE-ME QUE É TAMBÉM O CASO DA MEDIDA1/ACÇÃO1.1 DEDICADA À INOVAÇÃO!!!
Existiu uma medida muito parecida com esta no Agro ( PDR 2000-2006 ), mas os resultados foram praticamente nulos; até ao final desse Quadro Comunitário ( 2007 ) quase nenhum dos proponentes se dignou a publicar sequer quaisquer resultados. E os poucos relatórios finais publicados eram tão primários e vagos que até metiam dó, modéstias à parte, em muitos daqueles casos, sem gastar um único cêntimo, com apenas pesquisas no Google, eu conseguia fazer melhor.
FOI PURA E SIMPLESMENTE DINHEIRO "QUEIMADO"!!!
Com uma qualquer Assunção aos comandos parece-me que nada irá mudar, obviamente, a não ser que alguma entidade competente peça efectivamente responsabilidades aos proponentes dos ensaios/projectos ...
Quem ao menos não publicar um relatório final com pés e cabeça deve ser obrigado a devolver o dinheiro!
CASO CONTRÁRIO SERÁ MAIS UMA DESCALABRO TOTAL!!!

-) Passemos agora àquela que é uma das grandes bandeiras da Assunção, a Medida5/Acção5.1 ( Criação de Agrupamentos e Organizações de Produtores ): esta mesmo não se aproveita nada nem na teoria, é uma grandessíssima merda do principio ao fim.
Para começar existe uma contradição insustentável: em rigor, ao contrário do que anuncia o titulo pomposo, nesta Acção os apoios servem para ajudar APs e OPs já existentes, e não para ajudar a criar novos APs e OPs de raiz. Assim garante-se a imutabilidade do Status Quo!
Está mais do que provado de que a Agricultura precisa incondicionalmente de uma lufada de ar fresco, novas pessoas com novas ideias que provoquem a necessária mudança, por isso mesmo é inconcebível que os apoios sejam sempre para os mesmos ( entidades/associações já existentes dirigidas pelos mesmos de sempre! ).
 
Mas à boleia desta quimera/absurdo BEM PIOR aberração ainda está para vir ...
 
Pertencer a uma Organização de Produtores ( OP ) será condição preferencial e de majoração ( + 10% )  no acesso aos Apoios de Jovem Agricultor ( Acção 3.1 ) ...
Reparem bem no alcance desta coisa que à primeira vista parece inócua e até mesmo fofinha/util!
UMA AUTÊNTICA ABERRAÇÃO!!!
 
-) Na Agricultura, entre muitas outras IRRACIONALIDADES, não existe nenhuma medida/acção especifica para a criação e arranque de Start Ups Agrícolas.
E porquê? Qual a ideia do sistema?
A ideia da CAP passa por chamar Start Ups à Instalação dos Jovens agricultores: o mínimo que se pode dizer é que a "miopia" dos gajos é bastante redutora porque qualquer pessoa com qualquer idade podia e devia ter Apoios para arrancar com  uma Start Up Agrícola.
Já repararam bem no absurdo desta merda? Em rigor, uma actividade ALTAMENTE subsidiada como a Agricultura não tem Apoios para o arranque de Start Ups Agrícolas!
ISTO NÃO É DE GENTE NORMAL!!!
E o que pretende o sistema com tudo isto???
A mim parece-me evidente: a CAP já controla praticamente todos os Agrupamentos de Produtores ( APs ) e Organizações de Produtores ( OPs), ao exigirem que os potenciais novos actores ( Jovens Agricultores - JA ) pertençam previamente a uma dessas entidades, a CAP passa automaticamente a controlar as poucas pessoas exteriores ao Status Quo que entram na Agricultura.
SIMPLES, EFICAZ MAS ALTAMENTE PREJUDICIAL AOS SUPERIORES INTERESSES DE PORTUGAL!!! 
COMPADRIO EM LARGA ESCALA E AO MAIS ALTO NIVEL!!!
 
Pergunta inevitável: mas não é desejável que haja associativismo a nível da produção???
Claro que é! Mas nunca nos moldes mafiosos que nos querem impingir!!!
 
-) A primeira coisa que deviam esclarecer, sem margem para dúvidas, é em que condições é feita a selecção e a integração dos produtores ( Jovens Agricultores ) nos APs e nas OPs existentes.
Por exemplo: nos últimos anos eu já contactei todas as OPs da minha zona, mas nenhuma mostrou sequer meia molécula de interesse em "contratar-me" como produtor.
TODAS ELAS ME TRATARAM/REPELIRAM COMO SE EU FOSSE LEPROSO!!!
Porque é que a partir de agora será completamente diferente???
OK, o mal até pode ser meu, vamos partir do principio que eu tenho alguma deformação congénita que assusta as outras pessoas, e que o mal é tão grave que até através dos emails os gajos me conseguem topar à distância. 
Mas agora imaginemos que 100 potenciais Jovens Agricultores sem deformações congénitas, todos quase perfeitinhos, se dirigem a uma OP para serem seus membros com vista aos Apoios que precisam para a sua Instalação.
Pressuponho que nenhuma OP aceitará assim de repente 100 novos membros, nem que fossem todos mais do que perfeitinhos!!!
ENTÃO QUAIS SERÃO OS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO QUE PRATICAMENTE DECIDIRÃO A FUTURA INSTALAÇÃO DOS ENTÃO POTENCIAIS JOVENS AGRICULTORES???
NA PRÁTICA, A PARTIR DE AGORA SERÃO OS AGRUPAMENTOS E ORGANIZAÇÕES DE PRODUTORES JÁ EXISTENTES QUEM DECIDIRÃO QUAIS OS JOVENS QUE TERÃO DIREITO A APOIOS!?!
 
Mesmo que resolvam a contento o astronómico/bicudo problema anterior ( o que eu não acredito!), ainda continuamos com uma aberração em mãos ...
 
-) Por exemplo: aqui no Ribatejo ( aluviões do Vale do Tejo e Sorraia! ) praticamente só se produz as culturas mais subsidiadas, tomate de industria, arroz e milho.
No essencial, estas são as culturas dos abastados do sistema, ninguém com poucos recursos e no seu perfeito juízo se quererá instalar como Jovem Agricultor nalguma daquelas fileiras, mas todas as APs/OPs existentes na zona estão viradas principalmente para aquelas culturas e pouco mais.
Imaginemos que um Jovem Ribatejano quer cultivar maracujás ...
Como se pode nestas circunstâncias fazer membro de uma OP já existente para assim ter direito aos Apoios???
COMPADRIO EM LARGA ESCALA E AO MAIS ALTO NIVEL!!!
 
Nota - Eu sou um Zé Ninguém, além do mais nem sequer sei "falar" Inglês, mas seria de todo o interesse para Portugal que alguém com alguma influência fizesse uma exposição desta informação à União Europeia.
O PDR 2020 PURA E SIMPLESMENTE NÃO PODE SER APROVADO COMO ESTÁ!!!
 
 
Com os melhores cumprimentos,
Vitor Alexandre Ferreira monteiro.
.
 

0 Comments:

Post a Comment

<< Home