Tuesday, September 02, 2014

revolução 2020.3

.
Ex(a)s Senhore(a)s;

E bingo, bingo ... bingo! As coisas que um zé ninguém como eu pode aprender na internet ...

http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2014/05/21/grass-fed-beef-dairy.aspx

A questão do(a)s Pastured Meats ainda é mesmo muito mais importante do que me parecia à primeira vista, ou seja, a Pecuária Alternativa tem necessariamente que ser uma nova/inovadora Fileira ALTAMENTE PRIORITÁRIA no PDR 2020 ...
O sistema que nem pense em tentar mandar mais areia para os olhos dos pequenos produtores!

-) As rações balanceadas/comerciais são constituídas principalmente por milho para satisfazer as necessidades de energia dos animais, e de soja para satisfazer as necessidades de proteínas.
Mas as vacas são ruminantes e ainda há poucos séculos atrás não comiam nem milho nem soja, só comiam ervinhas frescas e eram felizes, saudáveis e davam bons bifes. Para os ruminantes o normal é comer ervas, comer milho e soja é contra-natura para esses animais, daí a extrema importância da tendência Pastured Meats em que a alimentação das vacas é feita integralmente com pastagens/forrageiras geralmente perenes.

-) Eu não tenho a certeza absoluta do que vou dizer, por isso mesmo agradecia que alguém me corrigisse se eu estiver errado: reparem que a tendência Pastured Meats é muito mais natural do que o Modo de Produção Biológico ( MPB ), porque vacas alimentadas com milho biológico e soja biológica podem ser consideradas MPB, apesar de estarem a ser alimentadas de forma contra-natura. 
O que se constata no artigo do link anterior é que em alguns países já existe confusão na rotulagem da carne, derivada da forma como os animais são criados e alimentados, onde cada "vendedor" utiliza à sua maneira marketing às vezes enganador para atrair clientes.
 
-) O que parece indiscutível é que a forma como os animais são criados e alimentados é cada vez mais valorizada pelo mercado, e além disso a ciência demonstra que a carne de vacas bem alimentadas em pastagens tem melhor qualidade que a carne de vacas bem alimentadas a milho e soja.
Obviamente que se compararmos uma vaca bem alimentada a milho e soja com uma vaca que passa fome numa pastagem natural, certamente a primeira leva vantagem.
Portanto, não existe margem para duvidas, o "segredo" do negócio está nas vacas bem alimentadas em pastagens de qualidade.
Como Portugal tem Verões muito longos, quentes e secos, as pastagens naturais são mesmo muito fracas quer em termos de quantidade quer de qualidade, portanto a nossa grande vantagem reside mesmo nas pastagens perenes ( permanentes ) cultivadas com fertirrigação de precisão.
 
E pelo amor da santa ... o sistema que não pense sequer em brincar com coisas sérias! ... esta é uma vantagem real e decisiva para a nossa Pecuária Alternativa, para a nossa Agricultura e até para a nossa Economia ...
A esmagadora maioria dos Países da Europa tem Invernos rigorosos com montes de neve, inviabilizando portanto as pastagens permanentes de qualidade ao longo do ano ...
Além disso o mercado Europeu é altamente deficitário em carne de vaca ...
SE NÃO APROVEITARMOS SERÁ PURA BURRICE OU PURA CORRUPÇÃO DO SISTEMA!!!
 
-) Bem sei que o sistema tentará empatar, tentará mesmo desencorajar-nos com a sua inercia mafiosa, mas desta vez espero que vençam os bons da fita: e uma vitória dos bons da fita seria considerar a criação de vacas alimentadas em pastagens permanentes de qualidade ( fertirrigadas! ) como uma nova/inovadora Fileira ALTAMENTE PRIORITÁRIA no PDR 2020.
Mais ainda: na abertura das candidaturas do PDR 2020 já deviam estar contempladas regras especificas e facilitadoras para os pequenos produtores que queiram formar APs nesta nova Fileira.
E deixem-se de merdas, tenham um pingo de vergonha na cara e não nos tentem mandar mais areia para os olhos ( será por isso que falta areia em algumas praias da Costa da Caparica? ), há milhares de anos que se criam vacas alimentadas com pastagens, portanto agora não vamos precisar de mais ensaios PORRA NENHUMA para validar basicamente um modelo muito parecido com aquele já utilizado pelos nossos antepassados remotos.
 
O sistema quer falar de coisas sérias? O sistema quer falar de objectivos???
Um objectivo ambicioso: 10000 pequenas explorações de Pecuária Alternativa até 2020.
Um objectivo plausível: 5000 pequenas explorações de Pecuária Alternativa até 2020.
 
CHEGOU A HORA DOS PEQUENOS PRODUTORES ... !!!
 
 
Com os melhores cumprimentos,
Vitor Alexandre Ferreira Monteiro.
.
 

0 Comments:

Post a Comment

<< Home