Thursday, May 16, 2013

.
A GULA … !!!

1 – Uma época que podia ser de sonho para o Benfica começa a tornar-se num autêntico pesadelo. Perdemos a final da Liga Europa, o Campeonato já foi quase entregue ao fcp, como prémio de consolação resta-nos a final da Taça de Portugal.
Acho que vale a pena fazer uma análise cuidada desta época, em especial das ultimas semanas!

2 – O Jesus desde o principio da época que vinha dizendo que a prioridade do Benfica era o Campeonato, nesse aspecto estratégico, teve 100% da minha concordância.
O campeonato foi decorrendo, esta época de forma minimamente isenta, e o Benfica na ponta final tinha 4 pontos de avanço sobre o clube corrupto; teoricamente, as provas de fogo seriam o jogo com o sporting e o Marítimo, o Benfica ganhou na Luz aos lagartos e na Madeira. Mas agora, à distância, vê-se perfeitamente que as coisas começaram a descambar no jogo fora com o Marítimo.
A extrema apatia na primeira parte desse jogo ( Marítimo ) foi o primeiro sinal claro de que a equipa se dispersou nos seus objectivos, e nessa altura já estava a pensar na Liga Europa.
Acho que essa foi a principal razão do fracasso: um astronómico erro estratégico!
Apesar disso, o SLB conseguiu ganhar o jogo da Madeira na segunda parte, infelizmente isso não serviu de lição nem para os adeptos, nem para os jogadores nem para o treinador …

3 - Seguiu-se o jogo da meia final da Liga Europa com os Turcos, mais um jogo de enorme desgaste e que o Benfica conseguiu ganhar por 3-1 garantindo um lugar na final da prova.
Agora, à distância, vê-se claramente que nessa altura houve um deslumbramento infantil por parte da maioria dos adeptos e a equipa inverteu estupidamente as suas prioridades …
AGORA SÓ PENSAVAM NA FINAL DA LIGA EUROPA!
De seguida veio o jogo com o Estoril: acho que a equipa nem começou mal mas não conseguiu marcar, depois “lesionou-se” o Enzo Perez e a equipa ficou à deriva no meio campo, apareceram os sinais de cansaço e a desorientação do Carlos Martins deu a machadada final nas ambições da equipa em relação à vitória que valeria o Campeonato.
A somar ao astronómico erro estratégico da inversão de prioridades, o Jesus cometeu um erro táctico crasso ao pôr em campo, num jogo que deveria ser decisivo, um desorientado como o Carlos Martins. E mais: agora, olhando à distância, acho que o Enzo Perez poderia ter continuado em campo no jogo com o Estoril, acho que o Jesus o tirou do jogo para o poupar para a final da Liga Europa. Só assim se compreende que o jogador depois tenha aparecido em alto nível e em excelente forma física nos jogos com o fcp e o Chelsea.

4 – Na penúltima jornada mais um jogo decisivo para o Campeonato, agora em pleno antro da corrupção: as coisas até estavam a correr bem com um empate que servia as aspiraçõe do SLB, a meio da segunda parte mais um erro táctico crasso do Jesus, tirou o Gaitán para pôr em campo um jogador muito inexperiente como o Roderick, voltou a ser fatal …
Agora, olhando à distância, acho que o Gaitán poderia ter continuado em campo, acho que o Jesus o tirou do jogo para o poupar para afinal da Liga Europa. Só assim se compreende que o jogador depois tenha aparecido em grande nível e em excelente forma física no jogo com o Chelsea.
MAIS VALE UM PÁSSARO NA MÃO DO QUE DOIS A VOAR!
A GULA DESTROÇOU POR COMPLETO A ÉPOCA DO SLB … !!!
AO MENOS, ESPERO QUE ISTO SIRVA DE LIÇÃO AOS ADEPTOS, AOS JOGADORES E AOS RESPONSÁVEIS DO SLB … !!!

5 – Apesar das criticas que fiz ao Jesus, acho que ele deve continuar como treinador do Benfica. Ao contrário do que parece à primeira vista, não existe aqui nenhuma contradição …
Infelizmente para mim, a minha memória não é grande coisa, mas eu lembro-me perfeitamente dos arautos da desgraça que no inicio da época condenaram e crucificaram a equipa depois da saída do Javi e do Witsel. Apesar disso, o Jesus conseguiu reinventar o meio campo do Benfica e pôr a equipa a jogar bom futebol.
Infelizmente para mim, a minha memória não é grande coisa, mas eu lembro-me perfeitamente da esmagadora maioria de treinadores de bancada que chamaram BURRO ao treinador do SLB ( depois do empate em casa com o braga ) por ele ter metido o Melgarejo a jogar como defesa esquerdo. Apesar disso, o jogador acabou por fazer uma época bastante razoavel nessa posição.
Pois para mim não existem duvidas absolutamente, BURROS são essa esmagadora maioria de treinadores de bancada que nunca passarão disso mesmo, treinadores de bancada …
Enquanto o Jesus é o terceiro melhor treinador Português a seguir ao Mourinho e ao Vilas Boas!

6 – Agora, olhando à distância, torna-se arrepiante constatar a absoluta falta de pragmatismo dos adeptos, jogadores e responsáveis do Benfica …
A equipa do SLB tem 3 defesas laterais com algum/bom nivel, o que permite alguma rotação. A equipa tem 3 centrais de algum/bom nível, o que permite alguma rotação. A equipa tem 3 extremos com algum/bom nível, o que permite alguma rotação. A equipa tem 3 avançados com algum/bom nível, o que permite alguma rotação.
Mas a equipa tem apenas 2 médios com a qualidade necessária para ganhar troféus ao mais alto nível, e no sistema táctico utilizado pelo Benfica essas são de longe as posições que provocam maior desgaste.
Objectivamente, o SLB não tinha condições para disputar até ao fim tantos troféus …
Estávamos a um pequeníssimo passo do campeonato mas a arrepiante falta de pragmatismo e a gula deitaram tudo a perder!

7 – O calcanhar de Aquiles desta equipa foi a falta de soluções no banco a nível do meio campo que permitisse fazer rotação de forma a poupar os jogadores. O elo mais fraco desta equipa é o GR que deixou 2 frangos em alturas decisivas ( na Luz com o fcp e o Estoril ) e foi mal batido no primeiro golo do fcp no dragão ( “defendeu” a bola para dentro da baliza ).
Não deixa de ser curioso que todos ( incluindo os líricos adeptos/treinadores.de.bancada do SLB ) tenham queimado o Roberto e promovido o Artur a Rei, mas afinal este GR é pouco ou nada melhor do que o Espanhol e, a nível individual, foi o principal responsável pelo desastre do SLB.

8 – Aconteceu o que maiores probabilidades tinha de acontecer na final da Liga Europa, ganhou a equipa mais pragmática e que, com ligeira vantagem, tem melhores valores individuais que fizeram a diferença nos detalhes e momentos decisivos do jogo.
Desta vez, sem proenço-trafulhas do apito, uma derrota limpinha com uma arbitragem isenta. Mesmo assim, se fosse em Portugal, os verdes-azuis trafulhas fariam um escândalo e exigiriam pénalti no lance entre o Torres e o Luisão. O jogador do Benfica encostou ao avançado do Chelsea quando ele recebeu a bola, depois o Torres rodou e atirou-se para a piscina a ver se ganhava um pénalti que não existiu …
Tudo normal e regular com um árbitro isento, seria pénalti indiscutível para os verdes-azuis trafulhas e para qualquer proenço-trafulha do apito!

9 – Na ponta final e decisiva do Campeonato, os azuis corruptos fizeram mais uma campanha suja contra o SLB e coacção sobre a arbitragem, mas antes do jogo no dragão com o Benfica estiveram calados …
O que me leva a concluir que foram eles que escolheram o árbitro, ou pelo menos já tinham a garantia de que o apitadeiro iria ser o/um proenço-trafulha do apito!
Esta semana também têm estado calados …
POIS!
Em circunstâncias normais, eu diria que o Benfica teria 10-15% de probabilidades de ganhar o campeonato, estando em campo uma agremiação mafiosa como o fcp, eu acho que as probabilidades reais do Benfica diminuem consideravelmente para 2-5%.
Seja como for, ao Benfica não resta outra possibilidade senão dar o máximo para ganhar o jogo com o Moreirense, e esperar pelo resultado do Paços …
FORÇA BENFICA! SEMPRE SLB!

Nota – Pois eu tenho a certeza absoluta que os líricos adeptos e treinadores de bancada do Benfica não aprenderão nada com os erros desta época ( astronómica falta de pragmatismo e gula ), espero que ao menos isto sirva de lição ao treinador e responsáveis do SLB.
.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home