Tuesday, February 26, 2013

.
AVES/ANIMAIS DO CAMPO … !!!


1 – Suponho que conheçam o conceito de Frangos do Campo: apesar de eu não ser um especialista no assunto, acho que basicamente consiste na reprodução intensiva/semi-intensiva das aves, seguida da sua criação em sistema semi-extensivo.
Neste sistema de produção também existem algumas restrições quanto à alimentação, e as raças certificadas são de crescimento relativamente lento para se obter um produto mais rústico e até uma carne mais saborosa.
A carne dos Frangos do Campo é mais cara, mas por um lado os consumidores ganham em qualidade, e por outro lado as aves ganham claramente em BEM-ESTAR ANIMAL.
O modelo de produção tipo Frangos do Campo, quanto a mim, faz todo o sentido em termos de sustentabilidade e da qualidade para o consumidor …

2 – Acho que o facto da primeira fase ( Reprodução das aves ) deste método ter alguma componente de produção intensiva, não tira pertinência/mérito ao Protocolo, acho que até faz bastante sentido …
Por exemplo, na Raça Humana as Reprodutoras ( Mães ) vão para as Maternidades onde nascem muitas crianças, depois passados uns dias espalham-se e cada qual vai para sua casa.
Fazendo uma comparação, e que me perdoem as Mães e as Crianças, com os Frangos do Campo passa-se algo de parecido: nascem muitas aves numa espécie de “maternidade”, depois passados uns dias as aves passam para outras instalações onde têm muito mais espaço para poderem crescer com um mínimo dos mínimos de bem-estar e de dignidade …
Obviamente, para nós ( os humanos! ) depois as comermos!

3 – Eu costumo ser bastante pragmático, mas acho que na questão do bem-estar animal a fronteira entre o pragmatismo e o sentimentalismo é muito ténue …
Espero não estar a entrar no domínio do puro sentimentalismo: mas acho que no futuro a questão do bem-estar animal terá de ser levada cada vez mais em conta!
Acho que pessoas civilizadas não podem ignorar a questão do bem-estar animal!

4 – Na criação intensiva de aves o bem-estar animal deixa muito a desejar, isto apesar da União Europeia já ter algumas normas por exemplo relativas às jaulas das galinhas poedeiras.
(http://www.vida-universal.es/nocomascarne/comercarneescruel/fabricasdeanimales/index.html)
Tal como já existem Protocolos para os Frangos e os Ovos do Campo, acho que deviam ser criados Protocolos para as espécies de animais mais utilizadas na alimentação humana, de maneira a poderem ser criados com normas parecidas com as dos Frangos do Campo …
Os consumidores ficavam com mais opções para poderem fazer as suas escolhas!
Dava-se claramente um passo em frente na questão do bem-estar animal!

O QUE ACHAM … ???

Nota1 – Se calhar até estou a ser hipócrita mas: a verdade é apenas uma! Seria de todo o interesse de Portugal fazer aprovar na União Europeia esses Protocolos, nós temos ( relativamente ) baixa densidade populacional e esses novos sistemas de produção iriam enquadrar-se na perfeição no nosso meio rural …
ACHO QUE A MÉDIO PRAZO PODERIAMOS EXPORTAR AVES/ANIMAIS DO CAMPO!

Nota2 – Eu iria começar com Coelhos do Campo.

Nota3 - Podia-se aproveitar o facto de cá estar a Troika, talvez eles até pudessem dar um palpite sobre a ideia.


Vitor Monteiro.
.


0 Comments:

Post a Comment

<< Home