Wednesday, December 07, 2005

Mediatismo enviesado II


1 - E disse o treinador do Marítimo sem papas na língua: « Na Liga Portuguesa, a maior motivação é sem sombra de dúvida jogar contra o Benfica ».
O Bonamigo é cristalinamente insuspeito, trata-se de um estrangeiro ( Brasileiro ) que está à pouco tempo em Portugal ( na Madeira, bem longe de Lisboa ), essa é a maior prova possível e imaginável de neutralidade, seria ridículo conotá-lo com o vermelho.
Sou mesmo anjinho!
Como é possível que eu ainda não tivesse tomado plena consciência disso?
Como é possível que em Portugal ainda ninguém tenha reconhecido isso ... ???
Repito:
COMO É POSSÍVEL QUE EM PORTUGAL AINDA NINGUÉM TENHA RECONHECIDO ISSO ... ???
A desvantagem do Mediatismo do Benfica torna-se agora ainda mais evidente ( a nível estritamente desportivo ), o destaque dado pela Comunicação Social ao SLB joga contra nós porque isso serve de motivação extra aos nossos adversários. O grau de dificuldade dos nossos jogos é quase sempre maior, porque as restantes equipas têm maior motivação nos jogos com o Benfica do que nos jogos com os outros candidatos ao titulo.
SANTA NOSSA SENHORA!
É realmente assustador mas elucidativo, foi preciso vir um estrangeiro para nos mostrar essa constatação tão elementar e óbvia, isto só vem provar o que eu já pensava, o SLB é mais respeitado no estrangeiro do que em Portugal.
Afinal o Mito era mais falso, traiçoeiro e perverso do que eu pensava!
Afinal as queixinhas dos detractores do Benfica contra a Comunicação Social são mais do que meras parvoíces, são conversas de "ceguinhos "atrasados mentais"".

2 - A arbitragem do porto-Sporting foi quase um desastre, o árbitro cometeu muitos erros em lances decisivos. Do mal o menos, acabou por errar para os dois lados.
Quem saiu mais prejudicado?

3 - Gostei muito da actuação do Paraty no Funchal ( Marítimo-Benfica ), acerto ( na esmagadora maioria dos casos ), firmeza e coerência ( uniformidade de critérios ). Certamente muitos dirão que ficaram amarelos por mostrar, mas ter um critério mais largo em termos disciplinares e conseguir controlar o jogo só demonstra classe. Nestas circunstâncias ( competência, autoridade e uniformidade de critérios ) existe sempre grande respeito pelo árbitro e ele não precisa de recorrer aos cartões para pôr os jogadores na linha.
Assim ganha o futebol porque podemos assistir a espectáculos mais intensos e emotivos sem se entrar no domínio da violência, ou seja, com total respeito pela integridade física dos atletas.
PARABÉNS SENHOR PARATY ... !!!
P.S - Espero sinceramente nunca me vir a arrepender de ter dito isto.

4 - Evidentemente, para que a coisa funcione tem que haver um mínimo de boa-vontade das duas equipas em confronto, se uma delas começar a abusar das entradas durinhas com o intuito de quebrar ( de forma clara ou descarada ) o ritmo do jogo e intimidar os adversários, aí o árbitro deve ser implacável e mostrar os amarelos que forem necessários. Não se podem tolerar abusos, por isso mesmo as entradas deliberadamente com os pitons às pernas dos adversários e todas as entradas ( potencialmente ) perigosas têm que ser inapelavelmente punidas com vermelho para proteger a integridade física dos jogadores.
Os bons árbitros são aqueles que têm um critério largo mas não permitem abusos, é uma questão de equilíbrio, bom senso e “feeling”.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home