Wednesday, November 30, 2005

Caras e Coroa!


1 - Aqui à uns anos atrás comecei a tornar-me muito critico em relação aos árbitros, com o passar do tempo a situação da arbitragem piorou e agravou-se, então comecei a recorrer aos impropérios contra a ( grande ) maioria deles porque estava convicto ( e o tempo veio dar-me razão ) que quase todos prestavam vassalagem a pinto da costa, o que era inquestionavelmente uma situação completamente inaceitável num País que se quer moderno.
O Jorge Coroado era um dos poucos que eu respeitava visto que nunca me pareceu subserviente.

2 - Confesso que não gosto de cata-ventos, considero-os medíocres e até algo perigosos para a Sociedade, principalmente aqueles que têm mediatismo e responsabilidades ( acrescidas! ).
Penafiel-Sporting, dentro da área leonina um defesa tenta o corte mas o avançado desvia a bola sendo atingido na perna. As imagens televisivas não deixaram margem para dúvidas, toda a gente viu; o Jorge disse que não era pénalti porque achava que aquele contacto não tinha sido suficiente para derrubar o Penafidelense.
Benfica-Belenenses, bola cruzada dentro da área Benfiquista, o Nelson passa entre a trajectória da bola e um adversário, este atrapalhou-se, saltou mal à bola, perdeu o equilíbrio e estatelou-se no chão. Isto foi o que quase toda a gente viu, mas por mais incrível que pareça o Jorge conseguiu descortinar um toque do Nelson no adversário suficiente para o derrubar, e dar portanto origem a pénalti.
Isto é uma autêntica palhaçada, num lance em que toda a gente viu claramente um toque na perna do adversário o Jorge diz que não é nada, noutro lance em que ( quase ) ninguém viu nada de suspeito, muito menos um toque suficiente para derrubar o adversário, o Jorge diz que é pénalti.
Inacreditável! Naquele lance nem os fanáticos doentios anti-Benfica se atreveram a dizer que era pénalti ( pelo menos antes de alguém os ter incentivado a isso! ), apenas o Jorge.
No Benfica - Gil Vicente, à entrada da pequena área, com a baliza à sua mercê, o Nuno Gomes preparava-se para cabecear a bola quando levou um toque ( claramente visível nas imagens ) dum adversário e caiu, mas aí o Jorge nem sequer fez referência ao lance.
INACREDITÁVEL ... !!!
A ISTO CHAMA-SE INCOERÊNCIA ESCABROSA ... !!!
Para mim este indivíduo perdeu toda a credibilidade ...
GANDA JORGE CATAVENTO ... !!!

3 - Não estamos a falar dum alcoólico a fazer conversa de café, estamos a falar de uma pessoa que foi árbitro internacional, que recebe mensalmente ( da TVI, por meia dúzia de horas de comentários(?) ) mais dinheiro do que um trabalhador da construção civil, daqueles que chegam ao fim do mês com dores nas costas e calos nas mãos.
Temos de enveredar por uma cultura de exigência, este indivíduo tem a sacramental obrigação de dar bons exemplos e ser minimamente coerente.
Deve isso a quem lhe paga!
Deve isso ao País!
Deve isso aos Portugueses!
Será que neste País ( quase ) ninguém consegue perceber que sem um mínimo de coerência nunca haverá um mínimo de credibilidade ... ???
É assim tão difícil perceber esta merd.a ... ???
Parvoíces por parvoíces, figuras tristes por figuras tristes, mais vale a TVI contratar um sem-abrigo para fazer os comentários à arbitragem.
É que a esses o dinheiro faz muito mais falta! Nesses o dinheiro era muito melhor empregue!

4 - Para ser franco, eu nem ponho em causa o carácter do Jorge. Vejamos o caso do Guterres, é uma pessoa com muito valor mas não foi muito bem sucedido como Primeiro Ministro porque entrou em jogos de compromisso para tentar satisfazer toda a gente ao mesmo tempo, mas no fim acabou por não agradar a ninguém, perdeu credibilidade e teve que se demitir. Com a responsabilidade que lhe pesa sobre os ombros, o Jorge tem a obrigação intelectual de perceber isso, e obviamente que já devia ter aprendido a lição.
Quando se entra em joguinhos de compensações o mais certo é acabar por se perder toda a credibilidade. Eu acho que foi isso mesmo que aconteceu ao pobre do Jorge, tentou agradar a toda a gente, tornou-se incoerente na análise dos vários lances e acabou por perder a credibilidade.
Um comentador ( duma área tão sensível como a arbitragem ) que não percebe isto, não está à altura das responsabilidades e deve ter a dignidade de se demitir.
Esta época, nestes joguinhos de compensações nos Media o SLB tem saído claramente a perder!

5 - O futebol tem um número relativamente pequeno de regras, e que nem são assim tão difíceis de interpretar e aplicar.
Não estamos a falar da Teoria da Relatividade!
Não estamos a falar da Teoria das Supercordas!
Não é preciso ter uma mente brilhante para conseguir interpretar de forma razoavelmente correcta e com um mínimo de coerência as regras do jogo.
Se em Portugal não se consegue arranjar ninguém que o faça, então estamos condenados a ficar eternamente na cauda da Europa!
Pobre País ... !!!
Ao menos sejam humildes e peçam ajuda aos Espanhóis ... !!!

6 - No fim de toda esta prosa a conclusão é a mesma de sempre: A COMUNICAÇÃO SOCIAL É MAIS PENALIZANTE PARA O BENFICA ... !!!
...

1 Comments:

At 11:15 AM, Anonymous Anonymous said...

O Caro amigo deve estar maluco.

 

Post a Comment

<< Home