Sunday, September 14, 2014

criação de avestruzes

.
Boa tarde;

Esperando não estar a fazê-lo perder o seu tempo ...

-) Eu acho que nós em Portugal, até ao fim deste Quadro Comunitário ( 2020 ), podemos vir a ter um sector da criação de avestruzes forte e competitivo, para isso precisamos de fazer as coisas acontecer ...
O mercado nacional é muito pequeno, por isso o desenvolvimento deste sector terá de passar pela exportação de carne de avestruz para a Alemanha que é um país rico e é o maior mercado a nível da Europa.
Condição essencial para tal acontecer é sem sombra de duvidas a Organização/Associativismo!

Quantos produtores em Portugal se dedicam ao negócio das avestruzes???

Começando pelo principio ...

-) Acho que o modelo de negócio deverá necessariamente passar por Instalações Centrais onde ficarão todos os reprodutores, de modo a ter uma boa maternidade que permita uma redução drástica da morte dos pintainhos nos primeiros dias. Depois as jovens aves serão vendidas/distribuídas pelas várias Instalações de Engorda onde ficarão até adultos e à altura do abate.
Para implementar este modelo de negócio terá mesmo que haver uma estreita colaboração entre todos os produtores, ou seja, Organização/Associativismo.
Como eu penso que nesta altura existem apenas uns poucos produtores, espero que não seja difícil conseguir essa tal estrita cooperação entre todos, base de uma forte organização para o futuro do sector.
POIS, ACHO QUE A MELHOR SOLUÇÃO PASSARÁ PELA CRIAÇÃO DE UM AGRUPAMENTO DE PRODUTORES!
DE PREFERÊNCIA PARA ONTEM!!! OU MESMO ANTEONTEM!!!

-) Partindo do principio que existe vontade politica para avançar, pois, tal como deve saber tão bem quanto eu, sem apoios os pequenos-médios produtores com poucos meios financeiros nunca, mas mesmo nunca, conseguirão implementar nenhum Projecto Ambicioso desta natureza: o foco inicial dos nossos esforços deve centrar-se na redução dos custos com a alimentação dos animais..
Tal como disse, estas aves ( ratitas ) têm a capacidade de fazer um bom uso das pastagens, logo acho que devemos apostar claramente em forrageiras perenes ( ricas em proteínas ) com fertirrigação de precisão.
Além por exemplo da luzerna ( rica em proteínas ) para substituição da soja, devemos apostar na palma forrageira ( rica em energia ) para substituição do milho!
Assim poderíamos reduzir bastante os custos com a alimentação das avestruzes!!!

E quem são os nossos concorrentes directos???
Acho que o principal fornecedor do mercado Alemão é a África do Sul.

E quais são as nossas vantagens competitivas em relação à África do Sul???
Além da África do Sul, parece-me que também o Brasil começa a apostar na carne de avestruz e no mercado Europeu, principalmente o Alemão: nós temos a vantagem de estar muito mais perto dos consumidores, não temos custos tão grandes com a transporte a tão longas distâncias, e podemos fazer chegar a carne com mais qualidade aos consumidores. Além disso, também não teremos os custos inerentes à importação de fora da UE.
E ainda: os problemas sanitários em Países como a África do Sul e o Brasil na criação de aves ao ar livre já são bem conhecidos, principalmente devido ao contacto quase sistemático das aves selvagens com as aves "domésticas" que se pretendem criar, é por isso que tem havido vários embargos da UE à carne de avestruz da África do Sul.
Para contornar e tentar minimizar esse problema, alguns produtores da África do Sul pré-cozinham a carne de avestruz que assim fica em condições de ser enviada para o mercado Europeu, mas isso também tem ainda mais custos e diminui ainda mais a qualidade da carne.

Nós temos todas as condições para ser competitivos no negócio das avestruzes ...
ASSIM HAJA VONTADE POLITICA E ORGANIZAÇÃO A NIVEL DOS PRODUTORES!!!

EXSITE ALGUM PRODUTOR PORTUGUÊS A EXPORTAR CARNE DE AVESTRUZ PARA A ALEMANHA???

O QUE PENSA DO MODELO DE NEGÓCIO QUE EU PROPUS???


Cumprimentos,
Vitor Monteiro.
.


Date: Fri, 12 Sep 2014 12:37:59 +0100
Subject: Re: criação de avestruzes
From: jpmdireitinho@gmail.com
To: vafmgr@hotmail.com

Boa tarde,

Nós em avestruzes, utilizamos sementeiras de prados temporários ou permanentes (consoante haja rega ou não) como forma complementar da alimentação e que visa essencialmente baixar custos de alimentação.
Os pastos que utilizamos são iguais aos dos cavalos, pois a digestão dos avestruzes, apesar de serem aves, assemelha-se mais à destes animais. Ambos têm a capacidade de transformar o azoto não proteico em azoto proteico através de uma flora intestinal especifica existente na moela que é idêntica à existente nos cegos dos intestinos dos equídeos. Isto possibilita o aproveitamento de um tipo de proteína de baixo custo mas que não está acessível à maioria dos animais nomeadamente outras aves que não ratites como são os avestruzes. Isto explica que a base da alimentação dos avestruzes, tal como dos cavalos e até dos coelhos seja a luzerna (baixo custo mas elevado teor de azoto não proteico com potencial de ser transformado, além de elevado teor em cálcio). 
Voltando aos pastos (e ao facto dos animais em liberdade comerem unicamente o que a natureza fornece e não milho ou soja, etc.). São obviamente uma forma saudável e mais económica de alimentação mas tem como factor limitante o espaço necessário para a quantidade de animais a alimentar. No caso dos trios reprodutores o pasto consegue-se manter saudável, pois os animais (3) estão parqueados numa área de 1500m2. Já na fase de engorda os pastos são rapidamente devorados até ao limite devido ao elevado numero de animais a alimentar. No entanto é tudo uma questão de espaço disponível e investimento inicial que se pretenda fazer com terreno, cercados etc..
Qualquer outro esclarecimento que entenda necessário relativamente à parte de investimento, produção ou comercialização, teremos todo o gosto em ajudar a esclarecer.

Cumprimentos,
João Direitinho

2014-09-09 11:45 GMT+01:00 vitor. monteiro <vafmgr@hotmail.com>:
.
Bom dia;

Já se vem desenvolvendo em alguns Países uma nova tendência a nível da Pecuária ...

http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2014/05/21/grass-fed-beef-dairy.aspx

Pastured Meats é uma forma de Pecuária Alternativa em que os animais são criados ao ar livre e alimentados com pastagens/forrageiras perenes. Devido aos Invernos relativamente amenos Portugal tem clara vantagem em relação à grande maioria dos países Europeus que têm Invernos rigorosos com montes de neve, inviabilizando-lhes assim as pastagens de qualidade ao longo de todo o ano.
Não nos podemos esquecer que no estado selvagem nenhum animal come rações comerciais à base de milho e soja, portanto esta forma de alimentação acaba por ser de certa forma contra-natura.

COSTUMAM UTILIZAR FORRAGEIRAS PERENES COMO BASE DA ALIMENTAÇÃO DAS AVESTRUZES???


Cumprimentos,
Vitor Monteiro.
.
 

From: vafmgr@hotmail.com
To: jpmdireitinho@gmail.com
Subject: RE: criação de avestruzes
Date: Mon, 8 Sep 2014 23:06:56 +0000


.
Boa noite;

A questão da colaboração certamente que é muito importante a todos os níveis mas, esperando não estar a fazê-lo perder o seu tempo, gostaria de começar por esclarecer algumas duvidas que assolam o meu espirito ...

Em relação à alimentação das avestruzes ...
Costumam utilizar apenas ração comercial principalmente à base de milho e soja para alimentar as aves???


Cumprimentos,
Vitor Monteiro.
.


Date: Mon, 8 Sep 2014 18:22:05 +0100
Subject: Re: criação de avestruzes
From: jpmdireitinho@gmail.com
To: vafmgr@hotmail.com

Boa tarde Sr. Vítor Monteiro,

Na verdade a criação do próprio emprego, bem como o regresso à agricultura é cada vez mais uma solução nos tempos que correm.
Existem apoios no âmbito do PRODER para primeiras instalações, nomeadamente no que respeita à produção de avestruzes.
Nós, OSTRICHLAND em parceria com a GERA, temos elaborado diversas candidaturas de novas criações de avestruzes, todas com sucesso no que respeita à sua aprovação.
A questão da criação de uma cooperativa de criadores de avestruzes, é um dos nossos grandes objectivos e está-se também, desde já, a preparar uma marca ibérica em parceria com alguns criadores espanhóis.  
Caso pretenda instalar-se como produtor de avestruzes, temos todo o prazer e interesse em colaborar consigo.

Com os melhores cumprimentos,

João Direitinho (965706085)

2014-09-05 15:18 GMT+01:00 vitor. monteiro <vafmgr@hotmail.com>:
.
Ex Sr Eng João Direitinho;

Com a actual crise, dificilmente conseguiremos sequer vislumbrar a luz ao fundo do túnel, o mercado de trabalho está cada vez mais complicado e não nos resta outra alternativa que não seja criar o nosso próprio posto de trabalho.

Tenho feito muitas pesquisas e lido acerca das oportunidades na Agricultura, os meus avós e os meus pais eram agricultores, além disso sou um auto-didacta que, nos últimos anos, se tem vindo a preparar afincadamente para criar o meu próprio negócio e pensar em conseguir algum sucesso ...
Ultimamente tenho-me interessado pela Avicultura Alternativa e pela criação de Avestruzes em particular!

http://www.setubalnarede.pt/content/index.php?action=articlesDetailFo&rec=17783

« Em Portugal o mercado existe, o que não existe é oferta regular e por isso o nosso mercado restringe-se ao exterior, onde há sempre procura. O único problema para os pequenos produtores é que, para exportação, são necessárias grandes quantidades e isso exige a cooperação de várias empresas. »

Em relação à falta de oferta regular a nível nacional ...
Já se considerou a hipótese da criação de um Agrupamento de Produtores para se poder ganhar ESCALA???


Com os melhores cumprimentos,
Vitor Alexandre Ferreira Monteiro.
.
 

3 Comments:

At 6:31 AM, Blogger Unknown said...

boa tarde o meu nome é jose Pereira há muito que ando a pensar criar avestruz mas faltame conhecimento, da melhor raça do espaço necessário qual a quantidade minima que possa dar alguma rentabilidade onde comprar, onde vender, como ´«e feito o abate etc. um sem numero de coisas que gostava de saber antes de3 iniciar tenho uma aria de 10.ooo m2 podendo ir até mais 20.000 m2. obrigado por qualquer informação que me possam dar.

 
At 3:05 PM, Blogger Unknown said...

boa noite,estive lendo vossa reportagem sobre criacao de avestruz,eu preciso da gordura do avestruz,voces nao podem me fornecer?obgd ,meu contacto962728829

 
At 8:00 AM, Blogger avestruz do lucefecit alentejo portugal said...

boa tarde se precisa de banha de avestruz contacte 966046365

 

Post a Comment

<< Home