Friday, August 15, 2014

os padrinhos7

.
Ex(a)s Senhore(a)s;

Continuando a investir na minha grande e valiosa colecção de inimigos ...

http://www.hortidaily.com/article/9918/Chlorine-dioxide-is-not-suitable-for-horticulture-and-a-serious-accident-is-waiting-to-happen
Tradução do Google:
« Uma das coisas que realmente me é gente vendendo equipamento inútil aos agricultores , especialmente hoje em dia com os preços pobres que estão recebendo. »
 
-) Se num País ( Holanda ) com elevados graus de literacia este problema acontece, imaginem agora num país altamente iliteraciado como Portugal. Os pequenos agricultores ( baixos níveis de instrução ) e os jovens agricultores ( completamente inexperientes! ) são alvos fáceis para os impingidores sem escrúpulos de equipamentos agrícolas desadequados e muitas vezes completamente desnecessários aos sistemas de produção economicamente sustentáveis.  
Ainda por cima: a esmagadora maioria desses equipamentos são importados!
Moral da estória: os dinheiros públicos de Portugal continuam ao serviço de algumas economias estrangeiras!
 
-) Seja qual for a fileira agrícola, para sermos competitivos os sistemas de produção têm que ser bem dimensionados.
Em tudo tem que haver um equilíbrio: com equipamento a menos não vamos conseguir explorar todas as potencialidades das fileiras ( baixas produtividades ), com equipamento a mais os sistemas de produção tornam-se muito caros e depois não vamos conseguir pagá-los.
Como estamos a falar de agricultura, é mais do que óbvio que a prioridade TOTAL deve ir para os equipamentos que nos ajudem a produzir melhor, tanto quanto possível em quantidade como em qualidade.
 
-) Vamos a exemplos simples: ouvi dizer que foram aprovados Projectos de pequenas estufas ( 1000-2000 m2 ) que utilizam máquinas de fertirrigação das melhores ( algumas mesmo topo de gama : 10000-15000 Euros). 
Como é que uma pessoa a produzir alfaces em 1000-2000 m2 consegue ganhar dinheiro para pagar uma máquina de fertirrigação de 15000 Euros???
É mais do que óbvio que é preferível aumentar a área de estufa ( por ex. 5000 m2 ) e utilizar um processo muito mais simples e barato de fertirrigação.
O RESTO É CONVERSA DE IMPINGIDORES SEM ESCRÚPULOS DE EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS!!! 
 
-) Outro exemplo: parece que agora já se começam a utilizar em algumas estufas equipamentos para Aquecimento e controle de Humidade Relativa ...
De que serve ter um Ferrari de Formula 1 nas mãos se depois nos despistamos na primeira curva???
ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃO!
Quem usa equipamentos de aquecimento e controle de HR tem que ter mesmo muito cuidado e "kit de mãos" para não se despistar na primeira curva ...
Quem não tiver ESTOFO para estes "Ferraris" o mais certo é gastar o dinheiro todo em energia e depois não produzir o suficiente para a pagar!!!
 
 
Com os melhores cumprimentos,
Vitor Alexandre Ferreira Monteiro.
.
 

0 Comments:

Post a Comment

<< Home