Thursday, July 10, 2014

pastagens permanentes5

.
Bom dia;

E para finalizar, vou-lhe explicar a minha "fixação" desde o inicio com a taxa de ocupação de 10 bovinos/ha ...

-) Acho que não existem quaisquer dúvidas para qualquer pessoa com um mínimo de bom senso: só com ensaios se poderá aferir correctamente das potencialidades das pastagens com fertirrigação.
Mas mesmo antes de qualquer ensaio, eu não tenho duvidas absolutamente nenhumas que a fertirrigação será no futuro uma mais valia para a pecuária.
Vai uma aposta?
Num país alérgico a mudanças/inovações como Portugal: o mais certo é depois acabarmos por ir inevitavelmente a reboque dos outros, que no caso até me parece que sejam os Brasileiros.

Mesmo antes de qualquer ensaio, eis o meu sistema de produção preferido ...

- Pastagens com fertirrigação ( 10-12 bovinos/ha );
Durante a Primavera, Verão e Outono parece-me claramente que as pastagens com fertirrigação terão capacidade para alimentar os bovinos, no Inverno os animais terão que ser parcialmente alimentados com "alimentos compostos".

- O terreno é dividido em 2 parcelas ( pastoreio rotacional mais simples de todos );
Os animais pastoreiam uma das parcelas, enquanto na outra as forragens vão crescendo novamente até estarem prontas para novo pastoreio.

- Construção de abrigos simples para os animais;
Assim os bovinos têm sombra no Verão e protecção contra chuva e o frio no Inverno permitindo assim reduzir o stress dos animais e ter melhores resultados.
Já sei que irá dizer que isto é muito caro: mas mais uma vez depende do grau de criatividade de cada um!
Estruturas baratas de madeira com coberturas transparentes para permitir aquecer os abrigos no Inverno.
E no Verão?
Com criatividade hei-de arranjar uma maneira de conseguir "tirar/abrir" a cobertura e ponho uma rede sombra sobre a estrutura que, obviamente, é fixa.

-) A partir de 12 bovinos/ha podem começar a existir problemas de pisoteio, principalmente no Inverno, mas os Brasileiros já utilizam sistemas com 15 UA/ha. Portanto isso podia-se ultrapassar, o que me parece é que a partir de 12 bovinos/ha os sistemas tornam-se mais trabalhosos e os custos com a alimentação extra pastagens ( "alimentos compostos" ) começam a subir muito.
Ou seja, a minha intuição diz-me que o grau de interesse/rentabilidade dos sistemas é uma curva que atingirá o máximo por volta dos 12 bovinos/ha.

-) Eu sou um auto-didacta, nos últimos 8 anos passei muitos milhares de horas a fazer pesquisas sobre questões agrícolas ( sentido lato ) e questões energéticas ( eficiência energética e energias renováveis ).
Chauvinismos à parte: acho que até hoje ainda não aprendi nada com nenhum estudo Português, se é que existem alguns

-) Eu não tenho nada contra os estudos económicos, se forem bem feitos podem ser uma grande mais valia: mas, modéstias à parte, eu confio muito mais na minha intuição do que em certos estudos económicos, principalmente em alguns feitos em Portugal.

Tudo isto para lhe dizer que a minha intuição me diz claramente que com o meu sistema de produção eu conseguirei no mínimo dos minimos um ganho/rentabilidade de 2000 €/ha ...
VAI UMA APOSTA???

Se não acredita em mim ...
Que tal pôr à prova a minha intuição ...
ESTÁ INTERESSADO EM FAZER OS TAIS ENSAIOS EM CONJUNTO???

Nota1 - É mais do que evidente, eu utilizei o valor de 2000 €/ha para ter a certeza que ganharia a aposta, mas a minha intuição aponta-me para ganhos médios de 3000 €/ha, ou até mais do que isso.

Nota2 - Mais uma vez, espero que me desculpe alguma ( eventual ) insolência da minha parte.


Cumprimentos,
Vitor Monteiro.
.
 

0 Comments:

Post a Comment

<< Home