Tuesday, July 08, 2014

pastagens permanentes2

.
Boa tarde,

Desculpe o tom impertinente ou até mesmo insolente do meu ultimo email, mas deve saber tão bem como eu que em Portugal se fala muito à sorte, usa-se e abusa-se da conversa fiada ...
Eu daquela forma pouco elegante tentei demonstrar-lhe que não estou a fazer conversa da treta/fiada!
E estava/estou disposto a correr riscos monetários ( aposta ) para defender as minhas FORTES convicções de forma completamente TRANSPARENTE!!!

Passemos novamente às questões técnicas ...




Produção Kg de Matéria Seca por hectare:


 
- 12000 a 20000 Kg.MS/há

« Nos nossos prados mais produtivos, considerando uma produção de 18 a 20 toneladas de matéria seca por hectare/ano podemos considerar um encabeçamento médio de 6 cabeças normais, ou seja, bovinos de 600kg de peso vivo. » 

Em relação ao documento em anexo ...

Parece que os dados técnicos do documento da Fertiprado não deixam grandes dúvidas: vocês utilizam adubamento de fundo e depois de manutenção para obter a produtividade referida ( 18-20 ton de matéria seca por hectare )

Ou seja, em rigor vocês não utilizam uma verdadeira fertirrigação ...
Estou correcto???

O que eu lhe estou a tentar dizer é que com uma FERTIRRIGAÇÃO GENUÍNA E DE EXCELÊNCIA eu penso aumentar a produtividade em poucos anos até 50% ( 27-30 ton/ha/ano ).

Além da quantidade, com uma FERTIRRIGAÇÃO GENUÍNA E DE EXCELÊNCIA  eu espero também conseguir aumentar a qualidade das pastagens.

« Nos nossos prados mais produtivos, considerando uma produção de 18 a 20 toneladas de matéria seca por hectare/ano podemos considerar um encabeçamento médio de 6 cabeças normais, ou seja, bovinos de 600kg de peso vivo. » 

Portanto, eu continuo a pensar que com 27-30 ton/ha/ano de matéria seca ( pastagens ) de qualidade melhorada nós podemos considerar um encabeçamento médio de 10 cabeças normais.

Esperando não estar a ser novamente insolente: repare que existem muitas maneiras de matar moscas, umas completamente estupidas e outras muito mais racionais/eficazes ...
Grosso modo, o mesmo se passa com a fertilização!

Existem muitas maneiras de fertilizar as culturas, a fertirrigação com medição da Condutividade Eléctrica ( controle da quantidade de nutriente aplicados ) e com sondas para controle da Humidade do Solo ( controle da quantidade de água aplicada ) é de longe a melhor maneira de fertilizar as pastagens.

Uma fertilização para ser eficaz precisa garantir que temos a quantidade certa de nutrientes na altura certa, com uma adubação de fundo e de manutenção clássicas nunca conseguirá isso nem coisa que se pareça.

Volto a repetir ...
Sem margem para dúvidas ...
Todas as culturas intensivas melhoraram as produtividades quando passou a ser utilizada a fertirrigação em detrimento da adubação clássica!!!!

E AGORA, O QUE ACHA ... ???


Cumprimentos,
Vitor Monteiro.
.
 


From: jppereira@fertiprado.com
To: vafmgr@hotmail.com
Subject: RE: fertirrigação - pastagens permanentes
Date: Tue, 8 Jul 2014 16:38:10 +0100

Tenho todo o gosto em responder-lhe, mas não tenho como objectivo entrar em qualquer disputa consigo!
 
Estou a dar-lhe a minha opinião, como solicitou, com base em dados teóricos e observações práticas já com alguns anos..
 
No entanto se o sr está tão convicto avance e depois quando tivermos dados concretos para discutir terei todo o gosto, pois estamos sempre a aprender!
 
Para rematar o comentário que fez à bocado permita-me só corrigir uma questão, a temperatura afecta a evapotranspiração da planta, a planta defende-se da temperatura elevada reduzindo o crescimento para reduzir a área foliar que posteriormente reduz a evapotranspiração. Por outro lado os fertilizantes e mesmo a água têm um custo, logo, se considera a parte económica da questão não deve descurar o valor que custa a produção da erva. E, volto a dizer-lhe, qualidade é diferente de qualidade, a fertirrigação pode ajudar no curto prazo a produzir mais erva, nomeadamente uma situação de Azoto em gramíneas,  mas vai reparar que os animais vão precisar de uma fonte externa de proteína ou os animais vão demorar muito tempo a meter peso.
 
Cumprimentos,
.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home