Wednesday, July 09, 2014

pastagens permanentes4

.
Boa noite;

Juntando o meu e o seu entusiasmo com a minha FORTE convicção de que uma fertirrigação genuína e de excelência dará bons resultados, acho que poderemos dar passos em frente ...

Primeiro passo: vamos então utilizar a mistura FERTIREG ...

-) Em qualquer área de actividade as comparações são inevitáveis: os resultados são bons ou maus sempre relativamente a qualquer referencial.
E o que temos nós mais à mão para servir de termo de comparação?
Temos os dados técnicos da Fertiprado que apontam para 6 bovinos/ha utilizando a mistura FERTIREG em regadio com adubação clássica, e temos dados referentes a explorações Brasileiras que utilizam forrageiras em regadio que permitem 12 UA/ha e até em certos casos 15 UA/ha.

« As plantas que usamos nas nossas consociações têm todas origem mediterrânea, ou seja, adaptadas às nossas condições. »

-) Como você próprio refere, as plantas utilizadas na mistura FERTIREG são todas de origem mediterrânea, o que quer dizer que estão bem adaptadas ao nosso clima. 
Numa coisa deve concordar comigo: para termos algum grau de certeza em relação às potencialidades da fertirrigação genuína e de excelência teremos que fazer ensaios.
Não existe outra maneira de termos dados concretos/correctos!
E os melhores ensaios são aqueles que são feitos em escala real, ou seja, teríamos por exemplo que fazer um ensaio de 1 ha de terreno com fertirrigação e outro ensaio de 1 ha com adubação clássica, e depois fazer a comparação entre os resultados obtidos.

Concorda com o meu raciocínio até aqui?

-) Geralmente, de forma simplista, dividem-se os sistemas de produção em intensivos e em extensivos.
E quais os melhores sistemas de produção? Intensivos ou extensivos???
DEPENDE!!!
E em relação à engorda de bovinos em pastagens com fertirrigação ...
É um sistema de produção intensivo ou extensivo???
Nem é uma coisa nem outra, a verdade é que se trata de um sistema misto: o cultivo das pastagens é feito de forma intensiva, mas criar/engordar bovinos que se alimentam em pastagens já se enquadra em extensivo.
Moral da História ...
O QUE EU PRETENDO É DIMENSIONAR UM SISTEMA DE PRODUÇÃO QUE APROVEITE O QUE DE MELHOR TÊM OS SISTEMAS INTENSIVOS MAS QUE POR OUTRO LADO TAMBÉM POSSA INCLUIR O QUE DE MELHOR TÊM OS SISTEMAS EXTENSIVOS!!!

Tudo isto para lhe dizer o seguinte ...

-) Além de um ensaio em pastagens em regadio com adubação clássica ( 6 bovinos/ha ), devíamos fazer mais 5 ensaios, para depois poder comparar todos os resultados:
1 - Pastagens com fertirrigação ( 8 bovinos/ha );
2 - Pastagens com fertirrigação com a ajuda de alimentos exteriores ( 10 bovinos/ha );
3 - Pastagens com fertirrigação com a ajuda de mais alimentos exteriores ( 12 bovinos/ha );
4 - Pastagens com fertirrigação com a ajuda de ainda mais alimentos exteriores ( 14 bovinos/ha );
5 - Pastagens com fertirrigação com a ajuda de ainda mais mais alimentos exteriores ( 16 bovinos/ha ).

-) É mais do que evidente que na situação 5, além da alimentação da pastagem os bovinos terão que ser também alimentados com alimentos compostos, ou seja, o sistema de produção 5 é muito mais intensivo do que o sistema de produção 1.
E isto tem alguma coisa de errado???
Quanto a mim, desde que haja viabilidade económica, isso não tem absolutamente nada de errado!
Obviamente que o sistema de produção 5 certamente será mais adequado para pequenos produtores que têm apenas uma pequena parcela de terreno e têm tempo disponível para poder alimentar os bovinos com alimentos compostos, podendo assim, caso se prove a viabilidade, ganhar mais dinheiro nessa parcela do que se optassem pelo sistema de produção 1.

Moral da História ...
Cada produtor poderá optar pelo sistema de produção que lhe seja mais conveniente!!!

O QUE ACHA ... ???

Nota1 - Vou tentar encontrar algum estudo feito em Espanha sobre pastagens com fertirrigação.

Nota2 - Agrada-me muito mais a ideia de poder ajudar um pobre do que a ideia de poder ajudar um rico, por isso acho melhor focarmo-nos nas pequenas explorações.
Mas se olharmos para uma exploração de 30 ha, podíamos dividir o terreno em 30 parcelas de 1 ha cada uma. Fazendo o pastoreio rotacional: se os animais passarem um dia em cada parcela, passados 30 dias voltam à primeira parcela, o que permite um crescimento optimo das forrageiras.
E em cada parcela podemos pôr um prato forrageiro diferente para super alimentar os animais. 


Cumprimentos,
Vitor Monteiro.
.


From: jppereira@fertiprado.com
To: vafmgr@hotmail.com
Subject: RE: fertirrigação - pastagens permanentes
Date: Wed, 9 Jul 2014 11:30:09 +0100

Bom dia,
 
Não interprete a demora da minha resposta com falta de interesse em responder, o tempo é que não é muito..
 
Sendo um entusiasta também desta questão permita-me que lhe dê dois conselhos: 1 - utilize estudos feitos no nosso país ou pelo menos na península ibérica (sei que infelizmente é um tema que não está muito estudado); 2 - faça um estudo económico (tem por exemplo a noção do valor de 650 unidades de azoto? Um adubo originário do petróleo cuja tendência mundial do preço é sempre para subir..).
 
As plantas que tem consultado não se adaptam ao nosso clima, especialmente pelo frio, mas volto a dizer-lhe que ainda bem porque neste capitulo a flora portuguesa é superior. As plantas que usamos nas nossas consociações têm todas origem mediterrânea, ou seja, adaptadas às nossas condições. Falando nas consociações, não há duvida que a complementaridade entre as plantas é muito positiva e as plantas têm um vigor superior se em competição com outras com ciclos e desenvolvimentos vegetativos diferentes, para além de que fornecem uma dieta mais equilibrada aos animais, a sua ideia de dividir a consociação em espécies é, rudemente comparado, como o sr passar uma semana a comer carne, outra a comer salada, outra a comer arroz e outra a comer batata frita… As plantas têm também diferenças nutricionais que se complementam, de grosso modo temos as leguminosas conotadas com a proteína e as gramíneas com a energia.
 
Outro erro em que penso estar a ocorrer é comparar uma cultura de tomate, melão, pimento, etc.. com uma cultura forrageira cuja rentabilidade é mais “lenta” ou por outro lado, as outras culturas sendo anuais ou de campanha têm um rendimento bruto maior, permitindo e até exigindo fertirrigações muito mais “eficientes” e com espaço para investir mais.
 
No entanto volto a dizer que, estando tão entusiasmado e convicto, utilize as minhas humildes contra argumentações para tentar melhorar as suas ideias torná-las realidade  para que possa ter dados concretos, quem sabe chega a alguma conclusão interessante. No entanto acho imprescindível atentar aos dois pontos que lhe indico no inicio deste texto, basear-se em documentação adequada à nossa realidade (alguma já lhe forneci) e o estudo económico por grosseiro que seja.
 
Cumprimentos,
.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home