Sunday, July 06, 2014

PASTAGENS PERMANENTES COM FERTIRRIGAÇÃO ... !!!

.
Ex(a)s Senhore(a)s;

http://www.pecuaria.pt/conteudo.php?idart=514

« Considerando o preço do regime alimentar utilizado neste trabalho (1,028 €/dia) e o preço do kg de carcaça de novilhas de raça Frísia (3,38 €), verificamos que a exploração poderá ter uma receita adicional de 1,986 €/dia/novilho castrado ou novilha e de 1,568 €/dia/novilho inteiro em engorda. »

Seguindo os dados do autor do artigo, pode-se ter um ganho médio de 1,777 €/dia/animal.bovino em engorda.
Ou seja: ganhos de 639,72 Euros anuais por bovino engordado.

-) Com uma forragem bem escolhida para cultivar e com um sistema de fertirrigação, acho que podemos muito bem ter um bom prado que permita uma densidade de 10 animais bovinos por hectare.

-) Se durante o ano a pastagem fornecer 70-80 % da alimentação dos animais, precisaremos apenas de 20-30 % de suplementação com ( por exemplo ) alimentos compostos, o que ( quase ) de certeza permitirá ter uma alimentação mais barata do que o exemplificado no artigo anterior. 
Vamos então supor um ganho de 800 €/animal/ano: com uma densidade de 10 animais por hectare teremos um ganho de 8000 €/ha/ano com a criação de bovinos em pastagens permanentes com fertirrigação.

Parece-me que o valor de 8000 €/ha/ano não será mesmo nada fácil de alcançar, mas vamos utilizar um valor muito mais baixo e considerar um ganho de 4000 €/ha/ano ...
Se tivermos um Investimento Inicial de 12000 Euros ( basicamente: tubos e chuveiros para a fertirrigação e cercas para confinamento do gado ), isso quer dizer que teremos um Pay Back Period de cerca de 3 anos.

A MIM PARECE-ME UM EXCELENTE NEGÓCIO ... !!!

-) Deve-se também inequivocamente REALÇAR que um ganho de 4000 €/ha/ano seria  MUITÍSSIMO EXCELENTE; não nos podemos esquecer que culturas como o tomate de industria, o milho e o arroz só conseguem sobreviver com os chorudos subsídios ( ajudas directas ), e que pouquíssimas culturas ao ar livre conseguirão ter valores maiores de ganhos/produtividades.
Mesmo que por hipótese académica só conseguíssemos um ganho de 2000 €/ha/ano, isso ainda seria mesmo muito bom, porque não nos podemos esquecer que se trata de um sistema de produção muito simples e que é pouco trabalhoso.

-) Este é o ano da Agricultura Familiar ( 2014 ), o Governo tem o dever de apoiar iniciativas que contribuam para o desenvolvimento competitivo da agricultura familiar ( pequena escala ).
Este sistema de produção ( criação de gado em pastagens permanentes com fertirrigação ) devia ser direcccionado para a agricultura familiar ...
E como pode actuar o Governo para "garantir" isso???

-) É da mais elementar justiça social que as ajudas directas contemplem este tipo de situações, quanto mais não seja para incentivar as micro/pequenas explorações: acho que as ajudas directas para as pastagens permanentes com fertirrigação deviam ser escalonadas.
Por exemplo ...
1000 €/ha para micro e pequenas explorações,
Valor médio para médias explorações,
Valor baixo ou nulo para grandes explorações.

E como não podia deixar de ser na minha pessoa, agora algo de inovador/polémico mas que me parece clara e inequivocamente que será uma opção de futuro ...

-) Ultimamente o conceito de produção local vem ganhando terreno: agora eu quero desenvolver o conceito e marketing de produção de pequena escala.
Volto a REALÇAR que não sou Comunista, volto a REALÇAR que, por questão de princípios, não tenho absolutamente nada contra as grandes empresas e os ricos, aliás, devo confessar que eu próprio tenho o desplante de ter a ambição de vir a ser RICO.
Acho que 80% da população portuguesa se diz Católica, donde eu sou abrigado a concluir que ... não interessa!
Acho que cerca de 15% da população portuguesa se diz Comunista ...
Com tanta gente e preocupar-se com os mais desfavorecidos ... não interessa!
E como pretendo eu valorizar o conceito de produção de pequena escala?
Como é que eu vou fazer esse marketing?

-) Eu, que não sou Católico nem Comunista, muito menos hipócrita, como consumidor, se visse dois produtos de igual qualidade e preço eu preferia comprar aquele que fosse produzido numa pequena exploração em detrimento do outro se fosse produzido numa grande exploração.
E, mesmo que a hipocrisia em Portugal tenha um valor elevado, corrigindo, apesar da hipocrisia em Portugal ter um valor muito elevado, passe a redundância, eu penso que existem mais pessoas a pensar como eu, ou seja, mais uma vez passe a redundância, alguns/muitos consumidores preferiam comprar produtos produzidos em pequenas explorações ... desde que os pudessem distinguir!!! 

É ISSO MESMO ...
ESTOU A PROPOR UMA ALTERAÇÃO NA ROTULAGEM!!!

IDENTIFICAÇÃO DO LOCAL DE PRODUÇÃO ...
( POR EXEMPLO ... )
PRODUZIDO EM PEQUENA EXPLORAÇÃO!
PRODUZIDO EM MÉDIA EXPLORAÇÃO!
PRODUZIDO EM GRANDE EXPLORAÇÃO!

E VIVA O ANO ( 2014 ) INTERNACIONAL DA AGRICULTURA FAMILIAR ... !!!

Nota - E mais uma vez, como não podia deixar de ser na minha pessoa, uma afirmação polémica mas ABSOLUTAMENTE VERIDICA e que desta vez não tem nada para inovar ...
Com os últimos dois pequenos textos ( emails ), passe a redundância, acho que já fiz mais pelos mais desfavorecidos ( pequenos produtores ) do que muitos Católicos e Comunistas. 


Com os melhores cumprimentos,
Vitor Alexandre Ferreira Monteiro.
.


From: vafmgr@hotmail.com
To: amrodrig@ipcb.pt
Subject: FW: pastagens permanentes em regadio
Date: Mon, 30 Jun 2014 10:49:42 +0000

.
Ex Sr António Moitinho Rodrigues;

http://www.pecuaria.pt/conteudo.php?idart=514

Estive a ler com bastante atenção/interesse o seu artigo ( link anterior ), e confesso que gostei bastante do pragmatismo com que aborda a questão do fim das quotas leiteiras.
Realmente, também acho que não podemos ficar parados a lamentar o fim das quotas e temos de pensar em soluções para contornar a situação.
Atendendo ao facto que Portugal importa grande parte da carne bovina que consome, a engorda dos vitelos na própria exploração parece-me uma boa solução.

Modéstias à parte: acho que essa solução pode ainda ser melhorada ...
O que pensa da utilização de pastagens permanentes em regadio???

Nota - antes de responder, talvez fosse melhor que lesse os emails que estão abaixo.


Com os melhores cumprimentos,
Vitor Alexandre Ferreira Monteiro.
.


From: vafmgr@hotmail.com
To: jppereira@fertiprado.com
Subject: RE: pastagens permanentes em regadio
Date: Sat, 28 Jun 2014 10:14:05 +0000

.
Bom dia;

-) Eu vivo no Ribatejo ( Glória do Ribatejo - Salvaterra de Magos ), aqui estamos sobre um dos maiores aquíferos da Europa, estou a falar do aquífero Tejo-Sado, portanto, em principio, teremos água em quantidade e qualidade em qualquer altura do ano permitindo um regadio permanente sem qualquer tipo de problemas.

-) Há décadas atrás aqui praticamente toda a gente vivia da Agricultura, hoje em dia já ninguém o faz, mas ficaram algumas infraestruturas como terrenos desaproveitados, pequenos tractores e furos que irão permitir o regadio.
Estou a falar de uma zona ( Glória do Ribatejo ) de puro minifúndio em que quase todas as famílias têm pequenas parcelas de terrenos.

A minha ideia é aproveitar as infraestruturas já existentes de modo a conseguir sistemas de produção extensivos de baixo custo mas competitivos ...
Aqui os terrenos são geralmente pobres mas eu acho que isso pode ser facilmente ultrapassado com uma boa FERTIRRIGAÇÃO ...
No Ribatejo, eu acho que é possível ter sistemas de produção de carne bovina competitivos mesmo em zonas de minifúndio em que quase todas as famílias têm pequenas parcelas de terrenos ...
Assim, em tempos difíceis como os de hoje, isso pode ser um complemento rentável para as famílias permitindo-lhes ter uma vida mais desafogada e melhor qualidade de vida ...

Pelo que eu até agora percebi, a Fertiprado é uma empresa inovadora e que gosta de participar em Projectos Inovadores ...
Estão interessados em participar num Projecto da natureza que eu referi anteriormente???

Nota - O sistema de produção pode ser implementado na Glória do Ribatejo como em qualquer outra zona do país, portanto poderia ser um Projecto Piloto.


Cumprimentos,
Vitor Monteiro.
.


From: jppereira@fertiprado.com
To: vafmgr@hotmail.com
Subject: RE: pastagens permanentes em regadio
Date: Sat, 28 Jun 2014 10:36:25 +0100

Bom dia Sr. Vitor Monteiro,
 
O vídeo que apresenta como sabe passa-se numa zona com condições edafoclimáticas diferentes das nossas. Não conseguimos fazer igual mas conseguimos fazer melhor.
 
Dispomos de várias soluções para regadio e sequeiro. Penso que nesta situação o que pretende é soluções de regadio. Dentro do regadio temos que equacionar a quantidade de água que dispõe, se a quantidade não for problema tem a hipótese de instalar a mistura Fertireg (ver anexo). Esta mistura é um prado permanente de regadio, com uma longevidade média de 10 anos, com alta produção em pastoreio, muito rico em proteína, energia e digestibilidade. Dentro desta gama de Fertireg pode optar por variações consoante a disponibilidade de água, sendo que quanto menos água disponível houver, menos produtiva é a mistura (Fertireg Limite – ver anexo).
 
Tem também a hipótese de, havendo pouca água principalmente de verão, instalar uma pastagem de sequeiro, auxiliada com rega no fim da primavera e antecipando as chuvas de fim de verão. Ou seja, neste sistema tem erva verde 10 em 12 meses do ano, não tendo de regar na altura no período mais critico do verão – julho e agosto. (Fertireg Auxilio – ver anexo).
 
Há ainda opções de culturas anuais como é o caso do Speedmix (ver anexo) que é uma cultura de outono/inverno, em que a produtividade se pode, com água, iniciar em setembro e estender até junho. No restante período pode fazer por exemplo uma Erva-do-Sudão para ter alimento verde no verão.
 
Envio-lhe informação sobre estas misturas em Anexo para que possa estudar as opções que temos. É claro que temos a versatilidade de ajustar ainda outras alternativas, mas penso que estas são as mais interessantes. Em relação à sua pergunta sobre as gramíneas, a nossa abordagem é diferente, pois sabemos que as leguminosas são igualmente ou mais importantes e desse modo gostamos sempre de consociar gramíneas com leguminosas. Tendo assim uma pastagem mais produtiva, com muito mais qualidade e autossustentada pois as leguminosas fixam azoto atmosférico e disponibilizam-no no solo quer para elas próprias quer para as gramíneas presentes  na consociação.
 
Para finalizar envio-lhe também informação sobre as nossas pastagens de sequeiro (Extensivo – ver anexo) que são uma excelente opção para zonas sem água, como por exemplo os montados.
 
Qualquer questão que tenha estou à sua disposição. Com os melhores cumprimentos,
 
 
 
João Pedro Pereira 

Eng. Zootécnico
Telf: +351 936 849 630
Email: 
jppereira@fertiprado.com
Herdade Esquerdos
7450-250 Vaiamonte
PORTUGAL
www.fertiprado.com
Descrição: C:\Users\jppereira\Documents\JP\Stationery\logo_fertiprado.gif
 
De: vitor. monteiro [mailto:vafmgr@hotmail.com]
Enviada: 26 de junho de 2014 23:44
Para: fertiprado@fertiprado.pt; jppereira@fertiprado.pt; jmata@fertiprado.pt
Assunto: pastagens permanentes em regadio
 
.
Ex(a)s Senhore(a)s;

Como muito bem se sabe, a crise aperta e não se vê nenhuma luz ao fundo do túnel ...

Eu pertenço a uma família de Agricultores, nós procuramos alternativas para diversificar as produções e complementar a actividade principal, tentamos assim rentabilizar alguns terrenos e outras infraestruturas como furos que estão mal desaproveitadas.
A criação de gado bovino ( por ex, raça Limousine ) em regime extensivo para carne parece-me uma boa opção de relativamente baixo custo!

https://www.youtube.com/watch?v=ytgVKAMggsE

Em relação ao link anterior ...
Alguma das vossas gramíneas perenes permite um sistema de exploração como o apresentado no vídeo???


Com os melhores cumprimentos,
Vitor Alexandre Ferreira Monteiro.
.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home