Monday, July 07, 2014

Raça Limousine!

.
Sr António Rodrigues;

-) Para este sistema de produção, pelo menos numa fase inicial, a minha ideia passa por comprar os bezerros no fim da desmama a outras/grandes explorações, e depois fazer a engorda em pequenas explorações com pastagens permanentes com fertirrigação até os animais estarem prontos para o abate.
Se os animais forem comprados com 5-6 meses de vida, passando mais 1 ano a engordar nas pastagens, se houver alguma suplementação com alimentos compostos, acho que ficarão prontos para abate.

-) É obvio que isto não tem que ser encarado como um obstáculo à criação intensiva que você propõe para os vitelos das explorações leiteiras, aliás, eu acho que as futuras pequenas explorações com pastagens permanentes com fertirrigação devem apostar em carnes diferenciadas e de qualidade como por exemplo a Limousine.

-) A União Europeia importa grandes quantidades de carne bovina principalmente do Brasil: nós temos 2 vantagens competitivas em relação aos Brasileiros, estamos muito mais perto dos consumidores Europeus, logo o custo com o transporte é muito menor; além disso nós fazemos parte da UE e não temos que pagar taxas aduaneiras.
ACHO QUE PORTUGAL DEVE APOSTAR FORTE NA EXPORTAÇÃO DE CARNE BOVINA DIFERENCIADA E DE QUALIDADE PARA A UNIÃO EUROPEIA ... !!!

Voltando concretamente à questão das pastagens ...

-) Eu pretendo um sistema de produção simples para que todos sem excepção o possam utilizar: eu quero uma cultura que não precise de ressemeaduras durante a vida útil da pastagem.
Eis a situação mais simples e eficaz de todas ...
Os animais comem a erva, nós regamos/fertilizamos o prado e a erva volta a crescer, os animais voltam a comer a erva, nós voltamos a regar/fertilizar o prado e a erva volta a crescer ...
E ASSIM SUCESSIVAMENTE!!!

Qual a cultura que em Portugal melhor se adapta a este sistema de produção simples/eficaz?
O azevém perene???


Cumpriementos,
Vitor Monteiro.
.


From: amrodrig@ipcb.pt
To: vafmgr@hotmail.com
Subject: RE: pastagens permanentes em regadio
Date: Sun, 6 Jul 2014 22:59:27 +0000

Exmo. Sr. Vítor Monteiro

Relativamente à questão que coloca, realmente é possível fazer a engorda de novilhos em pastoreio. Com pastagens de regadio, pastagens plurianuais (8 a 10 anos) de consociação gramíneas/leguminosas, os custos com a alimentação reduzem-se de forma acentuada. A pastagem apresenta um teor em MS muito baixo (14 a 16%) e o custo por kg de alimento verde é inferior a 1 cêntimo. Serão ainda mais baixos se não tiver que pagar renda pela terra e se não pagar pela água ou se, pagando por estar integrado num perímetro de rega, as bocas de rega tiverem pressão suficiente para dispensarem a utilização de bombas de rega.

No entanto, em pastoreio, os ganhos de peso diários dos novilhos são menores do que se utilizar um regime alimentar com maior concentração energética. O objetivo da engorda intensiva é ter animais com peso vivo elevado para serem comercializados como vitelões até aos 10-12 meses de idade. Queremos aproveitar a fase aceleradora da curva de crescimento que ocorre até à puberdade. A idade à puberdade varia de raça para raça. Na raça Frísia acontece por volta dos 12 de idade.

Fico ao seu dispor para esclarecimentos adicionais.

Com os melhores cumprimentos
 
António Moitinho Rodrigues, MSc, PhD
_____________________________

0 Comments:

Post a Comment

<< Home