Saturday, February 09, 2013

.
CRÉDITO … !?!


Nota1 – Na verdade, eu nem gosto muito da dicotomia Pobres/Ricos, mas vou utilizá-la “insistente/obsessivamente” por uma questão de clareza.

1) – Na verdade, não tenho absolutamente nada contra os Ricos … desde que ganhem o dinheiro de forma Honesta!

2) – Na verdade, acho que os pobres são POTENCIALMENTE tão corruptos quanto os ricos, só que, como dizia o outro: a ocasião muitas vezes faz o ladrão.
Aos pobres falta a ocasião …
Acho ( sinceramente ) que o potencial está lá!

3) – Na verdade, e vários estudos o confirmam, Portugal é um dos Países onde é maior o fosso entre pobres e ricos. Acho que os pobres também não merecem tamanha “desconsideração”, porque afinal de contas não são mais potencialmente corruptos nem mais chico-espertos do que os ricos, teoricamente, são apenas iguais.
Na verdade … acho que no futuro esse fosso irá continuar a aumentar!
Na verdade, acho que a culpa também é nossa … dos pobres! Aqui há uns anos atrás, a “politica” do crédito fácil foi um autêntico desastre, as pessoas compraram/pagaram a crédito férias paradisíacas, vivendas de luxo, casas, barcos, carros, motos, bicicletas, patins … etc …
Tudo “equipamentos inúteis” que não produzem absolutamente nada de transaccionável!
Ficaram apenas as dividas …
A ECONOMIA DO PAÍS CONTINUOU NA MERDA!
Desbaratou-se o dinheiro …
E CONTINUAMOS A NÃO PRODUZIR QUASE NADA!

4) – Pois é, às vezes a merda da vida é fodida, os ricos podem fazer férias no Paraíso, os pobres não, pela simples razão de que não têm dinheiro …
PEDIR DINHEIRO EMPRESTADO PARA PASSAR FÉRIAS É PURA ESTUPIDEZ!
Moral da estória …
O CRÉDITO FÁCIL “NUNCA” MAIS VOLTARÁ!

5) - AGORA SÓ OS RICOS TÊM ACESSO AO CRÉDITO!
- Que eu saiba, nunca ninguém enriqueceu a trabalhar por conta doutrem.
- Há-de haver um dia, nem que ( por hipótese meramente académico-apocaliptica ) seja quando os pobres morrerem todos de fome, em que o ciclo económico mude e a economia volte a crescer.
- Então, com acesso ao crédito, os ricos ficarão mais ricos.
- Então, sem acesso ao crédito, os pobres ficarão mais pobres.

6) – Se nada for feito é exactamente isso ( ponto 5 ) que vai acontecer. Eu não sou comunista mas acho que o estado tem que intervir para evitar a todo o custo que isso aconteça.
Por duas razões:
a) Uma elementar questão de Justiça Social.
b) Uma questão de natureza económica.

7) – O desemprego atingiu valores recorde, já são quase 1 milhão de desempregados. Muita desta gente, ou cria o próprio posto de trabalho/microempresa(s) ou nunca mais voltará a ter emprego …
Isto é devastador para as pessoas e para a economia portuguesa!
Por uma elementar questão de Justiça Social e por uma questão de natureza económica, o estado tem de arranjar condições objectivas para que essas pessoas consigam criar postos de trabalho e/ou microempresas.
Assim sendo, o crédito será cada vez mais um bem de primeira necessidade.
O estado tem necessáriamente de arranjar condições para que as pessoas/desempregados tenham acesso ao crédito para poderem criar postos de trabalho e microempresas …
De alguma forma, mesmo as pessoas sem Capitais Próprios!
TALVEZ ATRAVÉS DA GARANTIA MÚTUA!

Em resumo, acho que democratizar o acesso ao crédito seria uma forma de ajudar a economia e ao mesmo tempo de evitar que aumente o fosso entre pobres e ricos.
Um caso típico e feliz de 2 em 1 … !?!


Nota2 - Ó Ulrich, ultimamente, quando abres a boca ou sai merda ou entra mosca.

Nota3 - Ó Ulrich, essa de teres aprendido com a Igreja Católica não lembrava nem ao Diabo ...
O que aprendeste afinal com os sucedâneos daquela seita que há uns séculos atrás mandou queimar milhares de pessoas na fogueira?

Nota4 - Ó Ulrich, que eu saiba, o Jesus não disse babosices sobre os sem-abrigo nem foi recapitalizado com muitos milhões de Euros de dinheiros públicos.
.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home