Thursday, September 04, 2008

.
No País dos parolos


1 – Era uma vez um País de parolos, daqueles que não percebem nada de Probabilidades. Um belo dia, alguém lembrou-se de fazer um jogo, metiam-se 18 bolas numeradas dentro de um saco opaco ( não transparente ); mexia-se o saco juntamente com as bolas, depois tirava-se uma bola, voltava-se a pôr a bola dentro da saco, depois tirava-se outra bola, voltava-se a pôr a bola dentro do saco, e depois tirava-se outra bola, voltando-se a pôr a bola dentro da saco. A este procedimento chamavam uma jogada.
Ganhava o primeiro parolo a conseguir tirar 3 bolas ( iguais ) com o nº 1 numa jogada!
O parolo vermelho, o mais ingénuo e anjinho de todos, disse logo que era canja!
O jogo começou, passadas algumas jogadas os participantes começaram a cansar-se porque ninguém conseguia tirar 3 bolas iguais ( nº 1 ), passadas dezenas de jogadas começaram as primeiras desistências, passadas centenas de jogadas já toda a gente desesperava, então acabaram com o jogo porque ninguém conseguia tirar 3 bolas iguais ( nº 1 ).
Durante o jogo, tinha-se aproximado um estrangeiro com um olho; no fim do jogo, ao ver os parolos todos desesperados, lá lhes explicou que as probabilidades de numa jogada saírem três bolas ( iguais ) com o nº 1 eram de apenas 1/(18*18*18)=1/5832.
Ou seja, o mais normal é que em cada 5832 jogadas apenas uma vez saiam 3 bolas ( iguais ) com o nº1, como eles tinham feito apenas algumas centenas de jogadas, era perfeitamente natural que ninguém tivesse conseguido tirar três bolas iguais ( nº 1 ).
Fosse lá como fosse, os parolos decidiram esquecer o jogo!

2 – Naquele país, o futebol era um desporto muito popular. Então, um parolo batoteiro ( segundo reza a lenda, um tal de ricardo ), para convencer os outros a interessar-se pelo jogo, em vez de 18 bolas numeradas, propôs que as 18 bolas tivessem os nomes dos clubes, Benfica, sporting, porto, etc e tal … ganhava aquele que numa jogada conseguisse tirar 3 bolas ( iguais ) com o nome do Benfica.
Então, o parolo ricardo batoteiro arranjou 17 bolas de plástico e uma de metal com o nome Benfica, colocou 3 ímanes ( naquele país íman é sinónimo de critério ) na mão e fez a sua jogada; como é óbvio, os ímanes atraíam a bola de metal e na primeira jogada o parolo ricardo batoteiro ganhou.
Fez-se um burburinho entre os outros parolos, o mais basbaque era o parolo vermelho que não conseguia parar de debitar elogios a tamanha façanha do parolo ricardo batoteiro.
Acenderam-se as luzes da ribalta para o parolo ricardo batoteiro, e depois foi eleito Presidente daquele parolo país.

3 – O único que não se deixou impressionar com a façanha do parolo ricardo batoteiro foi o estrangeiro com um olho.

4 – Segundo reza a lenda, o estrangeiro com um olho chamava-se Mestre Michel.

5 – Será que nas próximas temporadas, o estrangeiro com um olho conseguirá desmascarar os parolos ricardos batoteiros … ???
.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home