Sunday, December 21, 2008

.
GOMORRA IX


1 - « Aflige-me pouco, nesta altura, se um apitador de meia-tigela levou fruta para a cama. »

2 – Quem acham que é o autor daquelas elucidativas palavras?
Não, não se trata de uma conversa de alcoólicos numa tasca.
Não, não se trata de uma conversa de malucos num hospício.
Não, não se trata de uma conversa do Luciano Moggi com algum líder da Camorra.
Não, não se trata de uma conversa entre o pinto da costa e o guilherme de aguiar.
Aquelas foram palavras literalmente retiradas de uma coluna de opinião do director do record, alexandre pais.

3 – Agora ficamos a saber, ipsis verbis, o que os jornaleiros prostituídos da nossa Comunicação Social pensam da Verdade Desportiva. Já tínhamos ouvido um Presidente de um clube dizer que, em futebol o que hoje é verdade amanhã é mentira. Já tínhamos ouvido um treinador dizer que o fair-play é uma treta. Agora só nos faltava o director do jornal desportivo que se auto-proclama de maior audiência, vir dizer que a Verdade Desportiva é uma merda que não interessa nem ao Menino Jesus.
Acho que estamos falados quanto à Ética e ao Carácter dos nossos jornaleiros desportivos … !!!

4 – E a Isenção senhores … ???
A partir daqui, é lógico supor que para os jornaleiros desportivos prostituídos, a isenção seja uma abaixo-de-merda que não interessa nem ao Pai do Menino Jesus.

5 – Os jornalistas Portugueses são todos santinhos?
Acho que não!
Já algum jornalista foi condenado por alguma coisinha que fosse?
Acho que não!

6 – Como é possível ter-se chegado a uma situação destas na nossa Comunicação Social … ???

7 – Voltamos ao problema de base, várias individualidades importantes da nossa vida pública têm vindo a alertar para o aumento despudorado do fenómeno da Corrupção, que quanto a mim, é já o mais grave problema de Portugal. Entre essas individualidades estão o Bastonário da Ordem dos Advogados, o Presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Publico, e o próprio PGR que já veio à praça pública afirmar que não tem meios minimamente eficazes para combater o Tráfico de Influências e a Corrupção.

8 – Este problema é quase transversal à nossa Sociedade, mas existem áreas onde as coisas assumem contornos muito mais graves. Claramente, uma dessas áreas criticas e marginais é o futebol, desprezado pelas elites e negligenciado durante muitos anos pelas várias Autoridades, os seus protagonistas sentem-se completamente impunes, temos assim um terreno fértil para esquemas obscuros bem organizados, tráfico de influências ao mais alto nível e corrupção.
O futebol é quase uma terra de ninguém sem regras nem roque, onde impera a Lei dos Mafiosos.

9 – A prevenção, a fiscalização e a regulação são sempre de longe os melhores remédios, na actual crise financeira todos dizem que falhou a regulação e fiscalização. Ora, acontece que, como o futebol sempre foi considerado pelas elites uma actividade “des-cultural” e até desprestigiante, nunca ninguém se deu ao trabalho de fiscalizar o futebol. O resultado está à vista, um antro de traficantes de influências e de corruptos.
Se à completa falta de fiscalização somarmos a cegueira e a clubite aguda, dá bem para imaginar as proporções que os atropelos à verdade desportiva, a falta de isenção, o tráfico de influências e a corrupção atingiram no futebol Português.


10 – A Comunicação Social é muito apetecível pelos actores mais importantes da nossa Sociedade, o poder politico e ( principalmente ) o económico desenvolvem laços por vezes muito dúbios com a Comunicação Social; na terra de ninguém, os mafiosos do futebol tomaram de assalto a Comunicação Social Desportiva.

11 – O Apito Durado parecia trazer algum rumo ao futebol Português, como ele ( Apito Dourado ) já lá vai e não trouxe praticamente nenhuns resultados palpáveis, voltou novamente o sentimento de impunidade total, e isso deu origem ao aumento acentuado de situações suspeitas.
Se o Apito Dourado ainda preocupou alguns árbitros e dirigentes corruptos, na Comunicação Social Desportiva nem isso conseguiu. A Comunicação Social Desportiva Portuguesa, deve ser o único “nicho de mercado” em todo o Mundo Civilizado, em que a fiscalização sempre foi e continua a ser de Zero Absoluto.
A IMPUNIDADE DOS JORNALEIROS DESPORTIVOS PROSTITUÍDOS É MAIS-DO-QUE-TOTAL … !!!

12 – É verdade que apareceu a ERC, mas esses, vá lá saber-se porquê, não se metem com os jornaleiros desportivos prostituídos.
Têm vergonha de sujarem as mãos numa actividade “des-cultural” como o futebol … ???

13 – Uma Instituição Internacional, salvo erro o FMI, fez uma previsão de crescimento do nosso PIB de 0,1%, isto para o ano de 2009. A Lusa noticiou os factos dizendo que haveria “uma pequena expansão da economia”. A oposição mandou-se aos arames, acusou a Lusa de descarada falta de isenção e de fazer um frete ao governo. É verdade que em linguagem corrente geralmente um crescimento de 0,1% corresponde realmente a uma pequena expansão, mas segundo a oposição, e acho que também segundo a maioria dos economistas, em termos técnicos, um crescimento anual de 0,1% do PIB corresponde a uma estagnação da Economia Real.
Também me parece óbvio que para a maioria dos Portugueses se trata de uma estagnação, um crescimento de 0,1% do PIB é tão pequeno que nem se nota.
Eu penso que, apesar da oposição empolar a questão, houve alguma falta de isenção da Lusa na medida em que a expressão utilizada, digamos que, poliu um pouco a situação complicada que a nossa Economia vai passar no próximo ano.

14 – Esta confusão levou a oposição a chamar o director da Lusa ao Parlamento, onde esteve a prestar esclarecimentos durante 3 horas. Sobre a Comunicação Social Não-Desportiva existe alguma regulação e fiscalização, em relação à Comunicação Social Desportiva é a Lei dos Mafiosos que prevalece.

15 – Em termos de futebol, grandessíssima parte das confusões surgem em redor da arbitragem. A explicação é bastante simples, muitos jogos de futebol terminam empatados ou com vitórias/derrotas por diferenças de 1 golo. Arbitragens amigas podem disfarçadamente dar umas ajudinhas que muitas vezes fazem a diferença no resultado final, arbitragens amigas podem valer preciosos pontos que podem fazer a diferença na classificação final.
Em termos de futebol, a isenção dos jornalistas e comentadores de arbitragem mede-se pela sua capacidade de analisar coerente, objectiva e rigorosamente os lances mais polémicos.

16 – A RTP desporto tem como comentador de arbitragem um “senhor” que dá pelo nome de paulo paraty, este dito cujo é natural da cidade do Porto e portista de gema. Praticamente 50% das pessoas que gostam de futebol são simpatizantes do Benfica. Ao longo deste Campeonato, os Benfiquistas já manifestaram por diversas vezes a suas discordância com as análises do paraty, os Benfiquistas já por diversas vezes demonstraram inequivocamente a descarada falta de coerência e de isenção do comentador paraty.
Como é possível que este indivíduo continue impunemente a pavonear a sua falta de isenção na RTP … ???
Como é possível que 50% dos simpatizantes de futebol achem que aquele individuo não é isento, e ele continue a manifestar-se sem dar explicações a ninguém … ???
Não nos podemos esquecer que o chamado serviço público da RTP é pago com o dinheiro dos contribuintes, ou seja, os Benfiquistas pagam quase 50% do serviço público da RTP e ainda por cima são contemplados com um comentador que pavoneia uma deplorável falta de isenção anti-SLB.
COMO É ESTA MERDA POSSIVEL … ???

17 – No mínimo dos mínimos a RTP deve explicações aos Benfiquistas e ao País. Nem sei ao certo qual a entidade mais indicada para resolver a situação, mas acho que a Direcção do Benfica deve apresenta a caso ao Provedor do Telespectador, à ERC e ao governo. Isto, claro está, tudo devidamente fundamentado com as imagens dos lances e a opinião do paraty por um lado, e por outro lado a opinião de especialistas estrangeiros e isentos que permitam desmascarar o paraty.

18 – Quanto a mim só existe uma maneira satisfatória da RTP resolver este problema, o recurso a conceituados comentadores/especialistas de arbitragem estrangeiros. Assim eliminavam-se as desconfianças de alinhamento clubistico e de falta de isenção.

19 – É mesmo muito natural que apareçam muitíssimos puritanos e virgens ofendidas de ocasião, bastante indignados com esta solução tão transparente. Dirão eles ( e elas ) que se trata de uma solução inaceitavelmente anti-Patriótica, mas esses ( e essas ) são exactamente os mesmos que exultam com a presença do Pepe e principalmente do Deco na Selecção Nacional, ou com a alegada futuramente presença do Liedson.



Nota – Eu acho que o campeonato está viciado, agora praticamente só vejo os jogos do Benfica, por isso não vi o porto-Marítimo. Mas segundo me consta, a arbitragem voltou a beneficiar os mesmos do costume, o fcp, e a Comunicação Social ( sportv ) voltou a fazer o mesmo do costume, ou seja, branquear as ajudas dos árbitros ao fcp.
.

1 Comments:

At 4:23 PM, Blogger 1234567vv said...

Já sou um fã!

Forte abraço e continua o excelente trabalho!

 

Post a Comment

<< Home