Sunday, August 10, 2014

agricultura familiar e lagartos(2)

.
Ex(a)s Senhore(a)s;

Lamentavelmente, no ultimo email esqueci-me dos lagartos ...

Além das galinhas autóctones ...
Que outras fileiras podem ser trabalhadas a nível da agricultura familiar???

-) Pois, assim de repente lembro-me da pecuária e de todas as raças autóctones de Portugal: porcos, vacas, ovelhas, cabras, talvez coelhos, etc, etc, etc...
Acho que no modelo de negócio que eu proponho, o facto de termos os reprodutores de uma determinada espécie todos juntos em Instalações Centrais condignas é bastante vantajoso ...
1 - Instalações Centrais para porcos,
2 - Instalações centrais para vacas,
3 - Etc, etc, etc ...

-) Podemos seguir o exemplo da espécie Humana: acho que a mortalidade infantil começou a baixar rapidamente a partir do momento em que se começou a apostar em boas maternidades e programas de vacinação para as crianças.
 Grosso modo, é isso que eu pretendo com as Instalações Centrais para raças autóctones, no fundo serão boas maternidades com meios para vacinação das crias de modo a reduzir drasticamente as mortes no primeiro mês de vida dos animais.
Isto é impossível de fazer nas pequenas explorações, porque por exemplo não é viável ter lá um veterinário a tempo inteiro.

E para não dizerem que eu sou anti-ecologista ...

-) Acho até que os Ecologistas deviam participar neste modelo de negócio: assim poderiam fiscalizar in loco as condições de bem estar dos animais e as condições em que se faria a sua reprodução.
Assim matavam-se, salvo seja, 2-3 coelhos numa só cajadada: havia fiscalização rigorosa e séria e os ecologistas podiam ajudar na preservação das nossas raças autóctones, e por consequência na agricultura familiar.

Mais ainda ...

http://www.reptilur.com/quienes-somos/

-) Hoje em dia existe uma enorme excitação com a área dos animais de estimação, desde aves a repteis tudo é possível actualmente neste sector.
Modestias à parte: o centro de reprodução de repteis daquela empresa não me convence por aí e além: em muitos casos os animais nem sequer apanham luz solar, terão que se contentar com luz artificial.
E Portugal até tem tantas horas de luz solar por ano!
Acho que se pode "enjerocar" algo mais barato e talvez ainda melhor!!!

E porque não uma parceria entre os ecologistas e as empresas?
E até o próprio estado???
Neste caso, eu crio lagartos ornamentais e os ecologistas criam lagartos em vias de extinção para depois se poderem fazer repovoamentos.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL SEM FUNDAMENTALISMOS ... !!!


Com os melhores cumprimentos,
Vitor Alexandre Ferreira Monteiro.
.
 

0 Comments:

Post a Comment

<< Home