Monday, August 11, 2014

os padrinhos5

.
Ex(a)s Senhore(a)s;

Esta obsessão pela Agricultura vai dar cabo de mim ...
Mas não resisti a opinar sobre este assunto fundamental ...
A Inovação e o Conhecimento/Investigação Agrícola! 

http://www.publico.pt/economia/noticia/a-importancia-do-conhecimento-na-agricultura-1665941

-) Eu não tenho nenhum problema pessoal com o Eng Sevinate Pinto, aliás só o conheço a nível mediático, mas tenho uma visão completamente diferente de qual deve ser o modelo para a agricultura de Portugal.
O que mais me irrita neste senhor: tal como muitos outros, só atrapalha!!!
O artigo ( link anterior ) não passa de um chorrilho de banalidades que não aquecem nem arrefecem a nossa agricultura, mas mesmo assim está lá bem visível a marca do individuo ...
A DEFESA ACÉRRIMA DO STATUS QUO!!!
O TAL STATUS QUO QUE ATÉ AGORA TEM DESBARATADO MILHÕES E MILHÕES DE EUROS!!!

Voltemos à fileira do tomate de industria ...

-) Por mais propaganda que os padrinhos façam para promover a fileira, a realidade não deixa margem para duvidas: foi e continua ser um sorvedouro de dinheiros públicos!
- Primeiro: não se trata de um bem de primeira necessidade, aliás o Ketchup até está associado ao que de pior existe a nível alimentar, FAST FOOD. O processamento do tomate ( para obter a calda/ketchup ) faz-se a temperaturas muito elevadas, destruindo-se assim grande parte das qualidades nutritivas do tomate fresco.
Qual a ideia de subsidiar um mau produto???
- Segundo: nos últimos anos, os Espanhóis têm vindo a diminuir consideravelmente a área de tomate de industria justamente por causa da falta de valor acrescentado da fileira.
Porque se faz exactamente o contrário em Portugal???
- Terceiro: nós estamos a produzir aquilo que no Sul da Europa mais ninguém quer produzir, exactamente pela tal falta de valor acrescentado. A única excepção é a Itália: mas os Italianos não são parvos, o que lhes interessa não é concretamente a cultura do tomate de industria em si, mas tudo o que gira à sua volta, principalmente as máquinas agrícolas para a colheita do tomate que nós importamos na totalidade.
E para demonstrar que os Italianos não são mesmo nada parvos: a industria Italiana de máquinas agrícolas para a colheita do tomate utiliza a mesma estratégia dos fabricantes de telemóveis, praticamente todos os anos lançam um novo modelo, e os agricultores/padrinhos portugueses caem que nem patinhos ...
TODOS OS ANOS GOSTAM DE EXIBIR O ULTIMO MODELO DE MAQUINAS DE APANHA DO TOMATE!!!
E ATENÇÃO QUE ESTAMOS A FALAR DE MÁQUINAS QUE CUSTAM MESMO MUITOS MILHARES DE EUROS!!!
Moral da estória: os dinheiros públicos de Portugal estão ao serviço da economia Italiana.
Situação algo parecida se passa no milho e no arroz!!!

E VIVA A AGRICULTURA DOS PADRINHOS ... !!!
 
-) Inovar não significa necessariamente utilizar tecnologia de ponta: existem muitas formas de inovar!
Pode-se inovar com sistemas de produção agrícolas de média(-baixa?) tecnologia: é isso mesmo que eu preconizo par a Agricultura de Portugal no geral e para a agricultura familiar em particular. 
Com este modelo de desenvolvimento precisamos de importar pouco equipamento agrícola, assim é a melhor maneira de rentabilizar os dinheiros públicos porque é praticamente/quase tudo fabricado em Portugal.
Por exemplo: para poderem produzir tomate no Inverno, como existe muito frio/neve, os Holandeses precisam de estufas de vidro caríssimas ( topo de gama - cerca de 1000000€/ha ), mas em muitas zonas de Portugal basta uma simples estufa de plástico made in Portugal com pouco equipamento ( cerca de 100000-200000 €/ha ) para se conseguir produzir tomate de qualidade ( de forma rentável ) para o mercado de frescos.
Mas porra ...
Deixem-se lá dessas desculpas/parvoíces batidas dos fracos recursos naturais e aprendam a usar aquilo que joga a nosso favor!!!
OU ENTÃO "CALEM-SE" PARA NÃO ATRAPALHAREM!!!
 
Passemos agora à questão propriamente dita da Investigação Agrícola ...
 
-) Bem pior do que a quantidade e a qualidade da nossa Investigação na área da agricultura, é o facto de ela estar quase sempre ao serviço dos padrinhos que dominam a nossa Agricultura.
Deviam seguir o exemplo da Embrapa: fazem investigação, dimensionam sistemas de produção de médio-baixo custo e ajudam a Agricultura Familiar.
Os pequenos produtores geralmente são pessoas de baixa instrução, portanto ninguém deve ficar à espera que eles tomem a iniciativa de ir ter com os Investigadores ...
ÓBVIAMENTE: SÃO OS INVESTIGADORES QUE TÊM A SUPREMA OBRIGAÇÃO DE IR TER COM OS PEQUENOS AGRICULTORES!!!
E, JÁ AGORA, NÃO SE ENGANEM NO CAMINHO ...
OUVO DIZER QUE EM PORTUGAL TODOS OS CAMINHOS AGRÍCOLAS VÃO DAR À CAP!!!
 
Para mim não existem dúvidas absolutamente nenhumas ...
Partindo do principio que não existe corrupção pura e dura ...
Cometer o mesmo erro praí meia dúzia de vezes é casmurrice!
Mas cometer o mesmo erro praí uma dúzia de vezes é PURA BURRICE!!!
 
 
Com os melhores cumprimentos,
Vitor Alexandre Ferreira Monteiro.
.
 

0 Comments:

Post a Comment

<< Home