Sunday, August 10, 2014

agricultura familiar e lagartos

.
Ex(a)s Senhore(a)s;

Passei cerca de 4 décadas da minha vida sem ter uma única ideia,
Agora acho que já ando com ideias a mais ...
Espero que esta seja a ultima!

http://da.ambaal.pt/noticias/?id=6158

-) Os preconceitos, sejam eles clubísticos, ideológicos ou ecológicos, são mesmo foda da GRANDE: este ataque cerrado e primário aos olivais intensivos ( link anterior ) são mais do que uma loucura, quanto a mim são pura estupidez ecológica.
Ninguém tem vontade de defender o quer que seja, incluindo o ambiente, de barriga vazia!
Por muito que isso custe aos mais fundamentalistas, nós vivemos num Mundo cada vez mais Global, por isso mesmo temos que competir todos os dias com os melhores do Mundo ...
Quem não perceber isto ...
Enfim ... nem digo mais nada para não ofender susceptibiidades!
Os olivais intensivos são de longe os mais competitivos ...
O resto ... enfim! ...

-) O ordenado mínimo em Portugal, salvo erro, são 485 Euros, um casal "normal" com filhos para alimentar e educar não tem dinheiro para comprar produtos biológicos porque eles são mais caros e elitistas ...
Os ecologistas têm que adaptar as suas ideias ao Mundo em que vivemos, e não tentarem adaptar de forma trapalhona o Mundo em que vivemos às suas ideias fundamentalistas!
Nesta altura do campeonato ...
TENTAR MASSIFICAR JÁ A AGRICULTURA BIOLÓGICA É PURA LOUCURA!!!
AS BOLSAS DOS PORTUGUESES NÃO TÊM DINHEIRO PARA ISSO!!!
NEM VÃO TER NOS PRÓXIMOS TEMPOS!!!

ENTÃO O QUE DEVEMOS FAZER DA AGRICULTURA EM PORTUGAL ... ???
QUAL O MELHOR MODELO DE DESENVOLVIMENTO ... ???

Para determinar o melhor modelo de desenvolvimento, parece-me lógico que o melhor é seguir casos de inequívoco sucesso ...
Comecemos pela questão da escala!

-) Todas as grandes empresas estão organizadas por níveis, no nível mais alto estão os patrões/acccionistas e gestores, nos níveis intermédios estão quadros altamente especializados como engenheiros, e na base da pirâmide estão os trabalhadores indiferenciados.
Acho que este é o modelo a seguir!

Este é o modelo que eu apresentei para as galinhas autóctones! ...

« -) A criação das galinhas deve ter várias fases muito bem definidas, as primeiras 2 fases serão feitas de forma intensiva ( maternidades ) até os pintos atingirem cerca de 1 mês de idade, sendo depois distribuídos pelos vários ( pequenos ) produtores que farão a "engorda" em sistema extensivo.

1) Primeira fase: Instalações Centrais de Grande Dimensão que farão a distribuição de ovos fertilizados para todo o País: aqui ficarão todos os reprodutores em instalações condignas que permitirão ter ovos fertilizados de qualidade que permitirão ter boas taxas de eclosão.

2) Segunda Fase: os ovos fertilizados seguirão para Instalações Regionais que servirão os pequenos produtores associados ( 15-20 produtores ). Aqui os ovos serão incubados/chocados artificialmente e os pintos crescerão com boas taxas de sobrevivência até cerca de 1 mês.

3) Terceira Fase: com cerca de 1 mês de idade os pintos são distribuídos pelos pequenos produtores onde crescerão em sistema extensivo até ficarem prontos para abate. »

-) A primeira fase corresponde ao topo da pirâmide, a segunda fase corresponde aos níveis intermédios, a terceira fase corresponde à base da pirâmide.
Assim, com este modelo de negócio, existe lugar para todos, desde os mais ricos/investidores, os mais especializados e formados, até aos indiferenciados ( agricultura familiar - pequenos produtores - "pobres" ).
É óbvio que para as coisas funcionarem BEM alguém tem que dimensionar os sistemas de produção de maneira a que eles não sejam muito complexos de modo a poderem ser operados pelos indiferenciados, além disso têm que ser rentáveis de maneira a que os pequenos produtores ( indiferenciados! ) possam viver com dignidade.

-) Agora gostava que os talibãs da ecologia me explicassem uma coisa ...
Em Portugal, com pequenas explorações da ordem dos 2-3 hectares, como é que um agricultor pode sobreviver utilizando métodos de produção antiquados???
Quando eu era miúdo cheguei a ir várias vezes com os meus avós às pequenas fazendas agrícolas que utilizavam os tais métodos de produção antiquados, e uma coisa eu vos garanto, aquilo nem sequer era viver, era mais do tipo sobreviver/sofrer.
É isso que querem para os nossos pequenos produtores???

-) Agora gostava que os talibãs da ecologia me explicassem outra coisa ...
Se as pequenas explorações não garantirem o sustento das pessoas de forma digna, é óbvio que elas irão tentar a sua sorte noutra paragens, certamente nas cidades ...
CHAMAM A ISTO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ???
Para haver desenvolvimento efectivamente sustentável é absolutamente necessário que hajam pessoas a viver no interior, e para isso é necessário pequenas explorações rentáveis ...
E PARA ISSO É ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIO MÉTODOS DE PRODUÇÃO MODERNOS E INOVADORES QUE ROMPAM DEFINITIVAMENTE COM A POBREZA E SOFRIMENTO CRÓNICO DOS NOSSOS PEQUENOS PRODUTORES!!!

-) Mas atenção que eu não estou a dizer que a agricultura familiar pode ser competitiva em todas as fileiras agrícolas: uma exploração de milho com 1 hectare nunca poderá competir com outra exploração de milho com 10000 hectares.
Eu estou apenas a dizer que, em algumas/muitas situações/fileiras, com Projectos bem elaborados e sistemas de produção bem dimensionados a questão da escala pode ser contornada/ultrapassada, e a agricultura familiar pode ser competitiva e rentável de forma a garantir uma vida minimamente digna para os pequenos produtores.

ACHO QUE A ISTO SE CHAMA DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ... !!!


Com os melhores cumprimentos,
Vitor Alexandre Ferreira Monteiro.
.
 

0 Comments:

Post a Comment

<< Home