Saturday, June 07, 2014

os empreendedores e os pistachos

.
Ex(a)s Senhore(a)s;

Aqui há uns tempos ( meses ) atrás fiz umas pesquisas por alto sobre pistachos, e fiquei logo com a clara sensação que se trata de uma cultura alternativa e rentável para a agricultura portuguesa ...
Aqui há uns dias atrás um colega meu mostrou interesse na cultura, eu fiz umas pesquisas mais aprofundadas, e a minha primeira impressão confirmou-se na totalidade!

-) Vou começar pelo Shark Tank: qualquer estudante Universitário que se preze devia ver e rever ( mais do que uma vez! ) estes programas altamente pedagógicos ...
Se calhar os nossos jornalistas, politicos, sindicalistas,  e etc e tal, também não perdiam mesmo nada em ver e rever ( muitas vezes! ) estes programas ...
O PAÍS SÓ FICAVA A GANHAR!!!
OBRIGADO TUBARÕES!!! OBRIGADO AMÉRICA!!! YES, YES, YES, IT IS POSSIBLE!!!

-) Lá por aquelas bandas ( América ), qualquer coisa serve para fazer grandes negócios e ganhar muito dinheiro.
No fim de ver/ouvir as ideias/modelos de negócio dos concorrentes, surge-me quase sempre a questão ...
COMO É QUE EU/NINGUÉM SE LEMBROU DESTA MERDA ANTES???
Obviamente que em Portugal é muito difícil ( quase impossível ) alguém ter boas ideias:
- Uns passam o tempo ( quase ) todo a chamar filhos da puta aos políticos portugueses e nazi à Merkkel,
- Outros passam o tempo ( quase ) todo a  ver pénaltis virtuais na área ( e até fora da dita cuja! ) do Benfica,
( Assim, obviamente, não sobra tempo nem energias para os portugas terem boas ideias/modelos de negócio! )
- Outros, pura e simplesmente não nasceram para ser empreendedores.

http://www.publico.pt/economia/noticia/dois-dos-mitos-agricolas-1638210?page=-1

-) Em relação ao link anterior: definitivamente, Portugal não é um país rico mas, obviamente, também nenhuma entidade divina nos condenou a ser pobres. Portugal não tem recursos naturais como Petróleo ou Gás Natural, mas temos outras riquezas menos valiosas/tangíveis que DEVEM ser muito melhor aproveitadas.
É, no mínimo dos mínimos, lamentável que um ex Ministro da Agricultura escreva um artigo tão antipático para a nossa Agricultura, denota uma irritante miopia Agricola e uma atrofiante falta de visão empreendedora.
O que é que o Sr Sevinate Pinto queria? Lançar umas sementes à terra, depois era só ir lá fazer as colheitas e as pessoas ficavam ricas???
A Ciência e a Tecnologia evoluíram muito nas ultimas décadas, o Mundo tornou-se mais complexo e a Agricultura não é excepção. Para se criar riqueza na agricultura temos que ser competentes e fazer as coisas acontecerem, não podemos apenas lançar umas sementes à terra e depois ficar à espera que a riqueza apareça numa manhã de nevoeiro, tipo D. Sebastião.
ISSO É COISA DE FALHADOS!!!

-) Em relação ao clima: qualquer pessoa sabe que as plantas utilizam a luz do Sol para fazer a fotossíntese e assim poderem crescer. Qualquer pessoa devia saber que, em média, Portugal é um dos Países da Europa com maior numero de horas de Sol por ano.
Então como é que, partindo destas premissas tão simples e ao alcance de qualquer criancinha, alguém pode afirmar que o nosso clima é assim tão mau para a Agricultura???
E depois, como é que o nosso Sol pode ser tão bom para o Turismo e assim tão mau para a Agricultura???
Em relação ao solo/terrenos: a qualidade dos solos até pode não ser grande coisa em Portugal, mas com o aparecimento da fertirrigação ( grosso modo, rega gota-a-gota com os adubos/nutrientes misturados na água ) isso quase se torna irrelevante.
Por exemplo, os Israelitas conseguem produzir uma enorme variedade de culturas com elevadas produtividades nas areias do deserto ...
O RESTO É CONVERSA DE FALHADOS!!!
Além disso, os terrenos agrícolas estão ( por Lei ) identificados nos PDMs dos vários Municípios do País, e eu era capaz de apostar com o Sr Sevinate Pinto que o numero de hectares que não estão a produzir absolutamente nada é muito superior ao referido no seu artigo ( link anterior ).

-) Parece-me claro: o Sr Sevinate Pinto nunca conseguiria convencer nenhum dos Tubarões a apostar nele por causa da sua postura miserabilista e da sua irritante e atrofiante falta de visão empreendedora.
O mesmo se passaria com a esmagadora maioria dos (chico-esperto/)portugas, incluindo o pinto da costa que praticamente nunca fez mais nada na vida a não ser corromper a sociedade e o futebol, ainda tentou a sua sorte no mundo dos negócios mas nunca passou da cepa torta. Incluindo o bruno de carvalho que é tão vigarista que os Tubarões o conseguiriam desmascarar por KO logo no primeiro assalto.

http://www.provedo.com/larnaka/

http://pagina.jccm.es/agricul/chaparrillo/Eleccion_variedad_patron_pistachero_Fruticultura-150.pdf
« Un factor a considerar sería la necesidad de un número determinado de horas frío. En zonas de la región donde la posibilidad de heladas en abril sea nula y baja en el mes de marzo podría acumular un número de horas frío entre 400 y 600. Si no se llegara a las 700 horas frío, Kerman podría tener problemas con la floración  y posterior fructificación. 
Sin embargo, el resto de variedades tempranas, con unas necessidades de entre 400 y 600 horas frío, las tendrían cubiertas. »
« En zonas donde el riesgo de heladas durante el mes de marzo y primera quincena de mes de abril sea elevado, sería conveniente optar por variedades tardías como Kerman o Kastel, mientras que en las zonas donde este riesgo sea menor sería factible el uso de variedades tempranas como Larnaka, Avdat, Mateur y Aegina. »

-) No mundo inteiro, de longe, a variedade comercial de pistachos mais utilizada é a Kerman, mas em Espanha nas zonas menos frias ( mais a Sul ) está a utilizar-se a Larnaka; tem um fruto de calibre médio, tem menos cascas vazias, e segundo alguns autores é mais produtiva do que a Kerman.
Em função dos 2 links anteriores, apesar da opinião do Investigador ( José Lopez ) do Centro Agrário El Chaparrillo, para mim não existem duvidas nenhumas, a variedade Larnaka adapta-se na perfeição a regiões com 400-600 horas de frio e seria a mais indicada para o Ribatejo.
Bem sei que os "Sevinates Pinto(s)" deste País irão dizer que existem riscos em fazer uma aposta forte nesta variedade/cultura ( Larnaka ) sem fazer ensaios, mas ...
- Primeiro, por si só, estar vivo já é um risco, pode-se morrer.
- Segundo, fazendo ensaios com pistachos, se os resultados fossem bons, só daqui a 30 anos iriamos colher os frutos desses ensaios.
Mesmo assim, por melhores que fossem os resultados dos ensaios, haveria sempre algum "Sevinate Pinto", algum pinto da costa ou algum bruno de carvalho que os iria contestar com qualquer argumento de ocasião.
- Terceiro, os Espanhóis estão a ser mais pragmáticos, mesmo sem ensaios em todas as regiões de Espanha, estão a apostar na variedade Larnaka nas zonas mais a Sul.

ACHO QUE NÃO SERIA MÁ IDEIA VENDER ONLINE FRUTOS SECOS MADE IN PORTUGAL PARA TODA A UNIÃO EUROPEIA ...

Com os melhores cumprimentos,
Vitor Alexandre Ferreira Monteiro.
.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home