Sunday, June 08, 2014

o empreendedorismo e as serras de portugal

.
Ex(a)s Senhore(a)s;

Começando pelo principio ...

-) Eu sou dos que penso que a distribuição de neurónios é completamente aleatória: para mim não existem duvidas absolutamente nenhumas, em média, um branco tem tantos neurónios como um negro, um amarelo ou qualquer outra raça humana.
Para mim também não existem duvidas absolutamente nenhumas, em média, um Português tem tantos neurónios como um Israelita, um Americano, um Alemão ou um Holandês.
Então porque é que Israel, a América, a Alemanha e a Holanda são Países desenvolvidos e Portugal não passa da cepa torta?
PARA MIM TAMBÉM NÃO EXISTEM DUVIDAS ABSOLUTAMENTE NENHUMAS: É UMA QUESTÃO DE MENTALIDADES!!!
A chico-espertice e a trafulhice típica dos portugas está a dar cabo do País!!!
Em Portugal ...
A chico-espertice/trafulhice ( CT ) são os principais inimigos do empreendedorismo e da criação de riqueza!!!
VOU-LHE CHAMAR FACTOR CT ... !!!

-) Não nos podemos esquecer que Portugal aderiu à União Europeia no ano de 1986, desde então a UE deu a Portugal para o desenvolvimento da sua economia provavelmente mais de 100.000 milhões de Euros, e já vêm a caminho mais perto de 30.000 milhões até 2020.
Estamos a falar de quantidades astronómicas de dinheiro!
O que aconteceu a todo esse dinheiro???
Para mim não existem duvidas absolutamente nenhumas ...
QUASE TODO ESSE DINHEIRO FOI DESBARATADO PELO FACTOR CT!!!
Gastou-se/desbaratou-se a merda do dinheiro mas a produtividade da economia não descolou ...
FICARAM APENAS AS DIVIDAS!!!
É óbvio que aqui estou a falar no geral, porque em Portugal também existem excepções à regra, também existem BONS/SÉRIOS empreendedores que sabem aproveitar bem o dinheiro ...
Infelizmente são tão poucos!!!

-) Para mim, também não existem duvidas absolutamente nenhumas, o combate à pobreza gira sempre em volta dos mesmos factores ...
CRIAÇÃO DE RIQUEZA! CRIAÇÃO DE RIQUEZA! CRIAÇÃO DE RIQUEZA! .... ... ...
É por isso que eu tanto menosprezo a caridade cristã e a hipocrisia comunista!
Eu não quero com isso dizer que não se deva dar esmola a um sem-abrigo, quero apenas dizer que esse NUNCA deverá ser o foco da nossa acção/estratégia.
A ESTRATÉGIA TEM QUE PASSAR SEMPRE PELA CRIAÇÃO DE RIQUEZA!
SEM CRIAÇÃO DE RIQUEZA O COMBATE À POBREZA SERÁ SEMPRE UMA GUERRA PERDIDA ... !!!

-) Bem sei que o futebol é o jogo mais popular do planeta, bem sei que o futebol movimenta verbas astronómicas de dinheiro, e também sei que existe muita gente a ganhar dinheiro fácil  com o futebol ...
Assim como também sei que os poderosos do futebol tudo farão para manter o Status Quo, tudo farão para manter a cegueira das pessoas que alimenta a paixão pelo jogo, aliás, é essa mesma cegueira/paixão que permite ao sistema do futebol tirar o dinheiro dos bolsos das pessoas sem que elas se apercebam ...
Como é possível que alguém chame sistematicamente filho da puta ao Passos Coelho por receber 6000-7000 Euros por mês, mas bata palmas a pessoas do futebol que ganham astronomicamente muito mais dinheiro???
A nível de coerência, a maioria dos portugas está mesmo abaixo dos burros ... dos macacos ... dos ursos ... dos camelos ... etc e tal ... !!!

-) Por mais voltas que os apaixonados pelo jogo dêem à questão, acho que a conclusão terá que ser sempre a mesma ... o circo/futebol está a ficar ostensiva e estupidamente caro! ... o futebol está mesmo a tornar-se um problema para as sociedades!
Obviamente ...
Nem o Messi nem o Cristiano Ronaldo merecem o que ganham!!!
Pior ainda ...
Li algures que, segundo a própria FIFA, irão estar 14.000 convidados VIP no jogo inaugural da Copa do Mundo, certamente(?) serão 14.000 bocas a almoçar e a jantar à borla, e provavelmente ainda com estadias grátis em hotéis de 5 estrelas ...
Enquanto isso, em várias partes do planeta existem pessoas a morrer por causa da subnutrição/fome. 
BASTA!!!
Se a nível internacional o futebol começa a cheirar mal, a nível nacional a coisa é ainda bem pior, a cegueira/estupidez clubística, o compadrio, e a trafulhice/corrupção são por demais evidentes ...
Confio muito mais nos políticos do que nos dirigentes desportivos, confio astronomicamente mais no Passos Coelho do que no pinto da costa e no bruno de carvalho.
 
VAMOS SER BEM CLAROS!
 
NUM DESPORTO TÃO MEGA MEDIÁTICO COMO O FUTEBOL ...
EM PORTUGAL, A EXISTÊNCIA DE DIRIGENTES DESPORTIVOS TÃO ESTUPIDOS, TRAFULHAS, VIGARISTAS E CORRUPTOS É UM CLARO ENTRAVE AO HARMONIOSO RELACIONAMENTO ENTRE O(A)S ADEPTOS/PESSOAS E POR CONSEQUÊNCIA UM ATENTADO À CONFIANÇA TÃO NECESSÁRIA PARA O EMPREEENDEDORISMO E O MUNDO DOS NEGÓCIOS!!!
 
PONTO FINAL ... !!!
 
VAMOS LÁ ENTÃO COMEÇAR COM UM PASSO SIMPLES MAS MEGA SUPER-IMPORTANTE PARA A TÃO NECESSÁRIA MUDANÇA DE MENTALIDADES ...
 
-) Eu já ouvi várias vezes pessoas mais velhas do que eu GABAREM-SE que sabiam na ponta da língua as Serras de Portugal, eu confesso que não sei, nem sequer estou interessado em saber, e não tenho absolutamente nenhuma inveja de quem sabe.
Para mim, em vez de obrigar as pessoas a fixarem "banalidades", a escola deve  acima de tudo ensinar as pessoas a raciocinar e a prepará-las para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.
Afinal, de que serve saber todas as serras de Portugal de norte a sul???
Estamos a falar de conhecimento sem praticamente nenhum tipo de valor, se querem obrigar as pessoas a fixar coisas, ao menos obriguem-nas a fixar coisas/conhecimento valioso para o futuro.
POIS É, É ISSO MESMO, ESTOU A FALAR DO CONHECIMENTO/EMPREENDEDORISMO ... !!!
 
O EMPREENDEDORISMO DEVERÁ COMEÇAR, QUANTO ANTES, A FAZER PARTE DO CURRICULO ESCOLAR DESDE A PRIMÁRIA ATÉ AO FINAL DOS ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS.
 
Podia-se começar com noções básicas no 4º ano de escolaridade, e depois ir sempre aprofundando os conhecimentos de empreendedorismo ao longo da carreira estudantil.
 
A mim parece-me tão óbvio ...
SEM EMPRESAS DE SUCESSO, A RIQUEZA SERÁ SÓ E SEMPRE UMA MIRAGEM!!!
 
Mais óbvio do que isto é impossível! 
QUANTO MAIS CONHECIMENTOS DE EMPREENDEDORISMO AS PESSOAS TIVEREM ...
MAIORES SÃO AS PROBABILIDADES DE CRIAREM EMPRESAS DE SUCESSO!!!
 
 
Com os melhores cumprimentos,
Vitor Alexandre Ferreira Monteiro.
.  
 

0 Comments:

Post a Comment

<< Home