Thursday, May 29, 2014

Agricultura, Energias Renováveis e Turismo Rural

.
Ex(a)s Senhore(a)s;

I - AGRICULTURA : VINHOS

-) Alguns dos mais caros vinhos do Mundo obtêm-se de uvas bem botritizadas ( podridão nobre ), é o caso dos Tokaji na Hungria e dos Sauternes em França.
Ou seja, Tokaji e Sauternes são "marcas" fortes no Mundo dos vinhos, que vendem bem e acrescentam valor.

E porque não temos nós vinhos bons/conceituados de uvas bem botritizadas???

-) Diz a tradição que aquelas zonas de França e da Hungria têm as melhores condições naturais ( principalmente de clima )  para se conseguirem uvas bem botritizadas.
Será isto uma verdade cientifica já comprovada?
Quanto a mim trata-se mais de marketing do que qualquer outra coisa!
O fungo botrytis cinerea que botritiza bem as uvas não existe só na França e na Hungria, existe em muitas mais latitudes e longitudes ( lugares ), e como qualquer outro fungo que se preze depende essencialmente da temperatura e da humidade para bem se desenvolver.

É possível produzir uvas muito bem botritizadas em Portugal???

-) Não tenho duvidas absolutamente nenhumas que sim. Se utilizarmos estufas topo de gama ( tecnologia Holandesa ), então será fácil controlar ao pormenor a temperatura e a humidade, e então conseguiríamos, sem margem para duvidas, uvas ainda melhor botritizadas do que em Tokaji e Sauternes.
Será isto viável???
É viável do ponto de vista estritamente técnico mas já não é viável do ponto de vista económico, porque essas estufas são caríssimas.

-) Eu nos últimos anos passei muitos milhares de horas a fazer pesquisas, principalmente Agricultura, Energia e ultimamente Turismo Rural, tenho portanto uma visão integrada destas questões fundamentais para Portugal.
Ao contrário de outros que conhecem apenas um sistema de produção, eu passei muitas horas e pesquisar sobre todos os sistemas de produção, desde as estufas topo de gama ( High-Tech ) até aos sistemas mais simples e pouquíssimo/quase.nada tecnificados.
Além disso, modéstia à parte, eu acho que sei filtrar a informação, sei aproveitar as coisas mais importantes e relacioná-las umas com as outras ( eu chamo a isso PRAGMATISMO! ).

http://www.adegagourmet.com/Blog/TOMAZ-VIEIRA-DA-CRUZ/DIVAGACOES-SOBRE-O-TEJO-O-CASO-DOS-COLHEITAS-TARDIAS

Ou seja, juntando as boas condições naturais da zona de Salvaterra de Magos ( Vale do Tejo ) com os meus conhecimentos sobre os vários sistemas de produção, eu acho que consigo produzir uvas bem botritizadas de forma rentável.


II - ENERGIAS RENOVAVEIS

-) As questões energéticas são transversais a toda a sociedade, são fundamentais na agricultura e em qualquer outra actividade económica.
Quando se fala em Sustentabilidade, obviamente que não nos podemos esquecer das Energias Renováveis e da Eficiência Energética.
Chegou a altura da Biomassa e da Geotermia!


III - TURISMO RURAL

-) Não se pode falar em Turismo Rural de qualidade sem falar em Sustentabilidade, além disso uma zona consagrada de vinhos é um excelente chamariz para os turistas estrangeiros ...
É por isso mesmo que eu acho que estas 3 questões estão intimamente interligadas ...
Agricultura, Energias Renováveis ( Eficiência Energética ) e Turismo Rural!!!


Com os melhores cumprimentos,
Vitor Alexandre Ferreira Monteiro.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home