Monday, December 03, 2007

Carta Aberta aos Exs. Srs. Provedores dos vários Órgãos de Comunicação Social


A Comunicação Social tem um papel preponderante na nossa Sociedade, de tal modo que há quem a designe de “Quarto Poder”, por isso exige-se que seja isenta, rigorosa e de qualidade para poder cumprir minimamente a sua função.
Segundo creio, a missão dos Provedores é zelar para que tenhamos uma CS cada vez melhor, daí eu dirigir-me a V. Exs; vou cumprir o meu dever de cidadania e fazer-lhes uma sugestão, que eu acredito sinceramente que possa dar bons resultados no caso de ser implementada.
Um dos grandes males da Sociedade Portuguesa é o elevado grau de compadrio e de favores em cadeia, isso conduz à falta de transparência e à desconfiança generalizada, factores claramente desfavoráveis com vista ao desenvolvimento do País.
O futebol é uma actividade altamente mediática em Portugal, muitas pessoas respiram futebol e os seus estados de espírito são muitas vezes influenciados ou até mesmo determinados, pelos resultados dos seus clubes do coração. Como toda a gente sabe, este é um jogo de emoções fortes, muitas vezes passa-se ao lado da racionalidade e envereda-se pelo fervor clubístico; juntando a isto alguns escândalos do Mundo da bola que têm vindo a público, estão propiciadas todas as condições para o nosso idiossincrático grau de desconfiança que no caso do futebol é ainda mais elevado.
Este é um ciclo vicioso sem fim à vista e que já se arrasta há vários anos!
Como os Srs. Provedores devem saber, as polémicas e desconfianças do futebol têm quase exclusivamente a ver com as questões de arbitragem, os adeptos e representantes dos 3 principais clubes raramente se entendem em relação aos lances mais duvidosos, a desconfiança é permanente e muitas vezes conduz ao fundamentalismo, é um espectáculo triste e deprimente quase todos os fins-de-semana. Neste aspecto, estamos ao nível dos Talibans!
Como poderemos quebrar esse ciclo vicioso?
Por uma questão de transparência, isenção e de credibilidade, eu propunha que se recorresse a especialistas estrangeiros em arbitragem para comentarem todas as jornadas os lances mais polémicos e duvidosos que envolvessem os 3 principais clubes Portugueses.
À primeira vista a ideia pode parecer estranha e pouco patriótica, mas é natural que exista sempre alguma renitência e resistência à mudança; além disso estamos em pleno processo de Globalização, é só uma questão de adaptá-lo e aplicá-lo ao futebol.
Por outro lado, como está em voga o chamado empreendedorismo, nesse âmbito, os Órgãos de Comunicação Social que recorrerem a especialistas estrangeiros em arbitragem, terão aí um elemento diferenciador que se poderá tornar numa mais valia importante.
Parece-me uma ideia simples e facilmente exequível, e que eu estou convencido que poderá contribuir para melhorar a CS no sentido de torná-la mais isenta e rigorosa, contribuindo assim para diminuir o elevado grau de desconfiança crónico dos Portugueses.
O mal amado ( pelas elites ) futebol até poderia dar uma lição a outras áreas de actividade consideradas mais nobres, inclusive à Politica.



Com os melhores Cumprimentos

Vítor Alexandre Ferreira Monteiro



Nota – Agradecia a todos os Benfiquistas que divulgassem esta Carta Aberta, para que ela possa chegar aos seus reais destinatários, os Provedores. Indiscutivelmente, somos nós quem mais temos a ganhar com uma CS mais rigorosa e isenta.

.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home