Saturday, January 24, 2015

balanços ( 5 )

.
Ex(a)s Senhore(a)s;

Toda a gente sabe muito bem que se deve começar sempre pelo principio, só que à vezes o grande problema é conseguir identificar o inicio das coisas ...

Vou arriscar a começar pelos fumadores versus não fumadores ...

« Quem te não vê anda cego! »

-) Nos últimos anos tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos a CLARA TENDÊNCIA para um estilo de vida mais saudável, quem ainda não conseguiu ver isso de certeza que nunca será um grande empreendedor.
Mas, obviamente, isso não quer necessariamente dizer que deixarão de haver oportunidades de negócio no campo oposto, aqueles que continuarão compulsivamente a empanturrar-se que nem alarves.
Se, no geral, as pessoas/consumidores estão cada vez mais sensibilizadas para a importante questão do modo de vida saudável ...
ENTÃO COMO É POSSIVEL QUE OS FUMADORES CONTINUEM SISTEMÁTICAMENTE A ESPEZINHAR OS MAIS ELEMENTARES DIREITOS DOS NÃO FUMADORES EM ESPAÇOS FECHADOS???
Só não vê quem anda cego ...
Existem situações do dia a dia, mesmo em Democracia, em que um influente grupo de pressão ( LÓBI, neste caso dos fumadores ) consegue pouco a pouco ganhar "direitos adquiridos" que atropelam as mais elementares regras dos Estados de Direito e Democráticos.
FOI TAMBÉM O QUE SE PASSOU COM OS VERDES-AZUIS NO FUTEBOL! QUE POUCO A POUCO SE CONVENCERAM QUE PARA ELES ROUBAR O BENFICA JÁ ERA UM DIREITO ADQUIRIDO!!!
FOI O QUE SE PASSOU COM A CAP NA AGRICULTURA! QUE POUCO A POUCO SE CONVENCEU QUE FICAR COM QUASE TODO O DINHEIRO DOS SUBSIDIOS AGRÍCOLAS JÁ ERA UM DIREITO ADQUIRIDO!!!

-) Infelizmente, de certa maneira, também é o que parece estar a passar-se com os cidadãos Europeus. Como a Europa dominou o Mundo nos últimos séculos, agora muitos Europeus convenceram-se que isso irá ser sempre assim, é quase um direito adquirido, e que na velha Europa se continuará sempre a viver MUITO melhor do que na esmagadora maioria dos outros países ( em Desenvolvimento e do Terceiro-Mundo ).
Mas em Portugal as coisas vão ainda mais longe na direcção do precipício e do PATÉTICO, muitos portugas convenceram-se que nós temos o direito adquirido de viver como os Alemães só porque sim, esquecendo-se, ou fazendo-se esquecidos, do ESSENCIAL, a economia Alemã é muito mais competitiva do que a Portuguesa.
Infelizmente, muito infelizmente ....
O portuga comum ainda nem se conseguiu aperceber da gravidade da situação!
Vive no 8 ou no 80, diz mal de tudo e de todos, mas lá no fundo acredita cegamente que irá parecer um Messias que de um dia para o outro nos porá a viver como na Alemanha.
Não irá aparecer nenhum Messias, nem nenhum D. Sebastião numa manhã de nevoeiro, nem nenhum qualquer Syriza que com um passe de mágica nos ponha ao nível da Alemanha!
O RESTO É PURA QUIMERA E ILUSÃO DE QUEM AINDA ACREDITA EM ESTÓRIAS DA CAROCHINHA!!!
No mínimo dos mínimos, nas próximas décadas nós estamos condenados a ficar bem atrás da Alemanha!
Mas bem pior do que isso, provável certamente seremos ultrapassados por alguns países agora em Desenvolvimento.
ENTÃO O PORTUGA COMUM VIVERÁ CADA VEZ MAIS DESILUDIDO E FRUSTRADO!
E CADA VEZ MAIS SE ATIRARÁ À ALEMANHA!!!
VAMOS LÁ VER ATÉ QUANDO OS ALEMÃES TERÃO PACHORRA PARA NOS ATURAR???

-) Enquanto os nossos comentadores mais mediáticos não tiverem coragem de dizer isto mesmo às pessoas/audiências, é óbvio que muitas delas continuarão a viver na ilusão de um grande salto qualitativo que nos ponha ao nível da Alemanha, mas esse tal salto é apenas uma quimera que conduzirá inevitavelmente as pessoas à desilusão e à frustração ...
CALDO MEGA FERTIL PARA A DEMAGOGIA/ANARQUIA!

A melhor noticia que eu vi ultimamente foi a convicção de um especialista na manutenção dos preços do petróleo perto dos 50 dólares o barril nos próximos tempos ...
Juntando a isso o chamado Plano Draghi ...
Na minha humilde opinião ...
O UNICO DIREITO ADQUIRIDO E LEGÍTIMO QUE NÓS TEMOS É:
APROVEITAR A CONJUNTURA FAVORÁVEL QUE SE APROXIMA PARA FINALMENTE DARMOS UM RUMO SUSTENTÁVEL E DIGNO AO PAÍS!!!
CASO CONTRÁRIO, NA PRÓXIMA CONJUNTURA DESFAVORÁVEL FICARÃO NOVAMENTE A NU AS FRAGILIDADES DESTE NOSSO PORTUGAL!!!
E ANDAREMOS ETERNAMENTE NISTO!!!

O RESTO É PURA QUIMERA QUE ACABARÁ INEVITAVELMENTE POR CONDUZIR AS PESSOAS À FRUSTRAÇÃO!!!


Com os melhores cumprimentos,
Vitor Alexandre Ferreira Monteiro.
.
 

0 Comments:

Post a Comment

<< Home