Thursday, November 27, 2014

ano novo, PDR novo ( 2 )

.
Ex(a)s Senhore(a)s;

http://www.tvi24.iol.pt/politica/governo/jovens-agricultores-vao-ter-novas-medidas

-) A minha postura critica em relação à Cristas tem única e exclusivamente a ver com falta de preparação, competência e sobretudo CORAGEM para a o exercício da função, não tem absolutamente nada de ataque pessoal à reputação da senhora. Apesar da desmesurada discricionariedade e compadrio que existe no sector, eu não sou daqueles que vêem sinais de corrupção PURA em tudo o que mexe, e acredito que a senhora não meta ao bolso dinheiro indevido.
Compadrio e corrupção são coisas diferentes, e acho que em Portugal o problema do compadrio é mesmo muito mais grave do que o problema da corrupção.

-) Apesar de critico em relação à senhora, eu até sentia alguma ténue simpatia por ela, mas a verdade é que ela agora já me começa a irritar com essas estórias dos oásis e da graxa que anda a distribuir pelo sector a ver se consegue ficar bem vista entre os agricultores ...
PURA COSMÉTICA! ISSO NÃO RESOLVE ABSOLUTAMENTE NADA!!!
Eu sou um auto-didacta, aqui há cerca de 7-8 anos atrás também não percebia nada de agricultura, e a Ministra já lá está há tempo suficiente para ter aprendido algumas coisas, e além disso, a mim ninguém me paga e não tenho assessores com salários principescos.

-) Já está mais do que na altura da Ministra perceber o seguinte: numa corrida, quando se parte do zero, nos primeiros metros os corredores são todos iguais, depois mais lá para a frente é que se começam a distinguir os rapazes dos HOMENS, os verdadeiros profissionais do raio que os parta dos amadores.
Mas, infelizmente, ainda há pouco tempo, a nossa agricultura nem sequer estava no zero, estava ainda muito mais para trás, acho mesmo que estava perto do menos infinito.
Vejamos o caso da fileira do azeite: as oliveiras são originárias destas zonas mediterrânicas, nós temos das melhores condições do Mundo para o cultivo da azeitona, nós orgulhamo-nos da dieta mediterrânica em que o azeite é sempre estrela, mas apesar destas condições privilegiadas, até há poucos anos atrás nós importávamos azeite em grandes quantidades, a balança comercial do azeite era-nos claramente desfavorável ...
QUE RAIO QUE O PARTA DE AMADORISMO FOI/É ESTE???
Isto era uma autêntico atestado de incompetência/estupidez aos Portugueses!!!
SERÁ MESMO QUE A MINISTRA NÃO CONSEGUE PERCEBER ESTAS COISAS TÃO SIMPLES???
O sufoco da CAP é assim tão grande que lhe tolhe a capacidade de raciocínio???
Senhora, tire a cabeça da areia, abra os olhos, e mande a CAP dar uma volta ao bilhar grande ...
NA AGRICULTURA PORTUGUESA AINDA ESTÁ QUASE TUDO POR FAZER!!!
E AGORA CHEGOU A VEZ DOS PROFISSIONAIS, DA INOVAÇÃO E DOS GENUINOS INOVADORES!!!
COM AMADORISMOS FICAREMOS CADA VEZ MAIS PARA TRÁS!!!

E o amadorismo entra-nos pelos olhos adentro na falta de transparência, na discricionariedade e no compadrio que corroem de morte a nossa agricultura ...
SENHORA, POR FAVOR, PENSE NO FUTURO DOS SEUS FILHOS, TIRE A CABEÇA DA AREIA E ABRA OS OLHOS!!!

Nós precisamos de um novo PDR 2020 mais transparente como do ar que respiramos, um novo paradigma que promova a Inovação e os Genuínos Empreendedores ...

- Antes de mais tem que se democratizar o acesso/entradas aos Agrupamentos e Organizações de Produtores, sem esse passo básico o PDR nunca passará de uma farsa.

- Como a agricultura agora está na "moda", é de prever que o numero de candidaturas ao PDR seja muito superior às verbas existentes, portanto elas têm necessariamente que ser hierarquizadas, sendo que as que estão por baixo da hierarquia não serão aprovadas e não receberão os tão almejados subsídios.
Volto a BERRAR em voz muitíssimo alta que as comparações são inevitáveis quando se fala de TRANSPARÊNCIA.
Imaginemos que a minha candidatura fica em ultima depois da hierarquização ...
Como é que eu posso saber então que todas as outras candidaturas são melhores do que a minha???
Evidentemente, não existe volta a dar-lhe, tenho que comparar as candidaturas!
E, obviamente, para fazer uma comparação preciso de ver as outras candidaturas!!!
Senão ficaremos sempre REFÉNS da Discricionariedade e do Compadrio!!!
O RESTO É CONVERSA DE MENTES OPACAS, AMADORAS E RETRÓGRADAS!!!

SENHORA, POR FAVOR, PENSE NO FUTURO DOS SEUS FILHOS ...
SEM TRANSPARÊNCIA ESTAMOS CONDENADOS À CAUDA DO PELOTÃO!!!

Nota - quando eu falo em amadores e profissionais, não quer isso dizer que eu estou a pensar em escorraçar da Agricultura os actuais agricultores e pequenos produtores, estou apenas a pedir encarecidamente ao Status Quo e à Ministra que dêem uma oportunidade à Inovação e aos novos Empreendedores.
Se as coisas forem bem feitas, acho que a nossa agricultura tem um grande potencial de crescimento e haverá lugar para todos os que realmente queiram desenvolver o Mundo Rural de forma sustentável.
E, justiça me seja feita, eu até já apresentei várias ideias para novas culturas e fileiras. Só que se aproveitasse 50% dessas ideias, já teríamos muito por onde crescer.


Com os melhores cumprimentos,
Vitor Alexandre Ferreira Monteiro.
.
 

0 Comments:

Post a Comment

<< Home