Sunday, November 16, 2014

os portugas e os fundo comunitários

.
Ex(a)s Senhore(a)s;

Como toda a gente sabe, existem coisas que não são politicamente correctas, existem verdades que ninguém tem vontade nem coragem de constatar e dizer, nem os políticos porque são reféns dos votos, nem os jornalistas e/ou comentadores/economistas porque são reféns das boas graças das "audiências".
Pelos vistos, resto apenas eu para dizer algumas verdades BASTANTE inconvenientes, visto que sou o único dono absoluto do meu nariz e só sinto necessidade de agradar única e exclusivamente à minha consciência ...
QUALQUER HIPOCRISIA/POPULISMO ME ENOJA! E A IMPOPULARIDADE NÃO ME ASSUSTA!!!

Já o disse várias vezes, volto a repeti-lo: acho que a distribuição de neurónios é absolutamente aleatória, em média, um português tem tantos neurónios como um Israelita, um Americano, um Alemão ou um Africano.
Depois, a grande diferença está na maneira como são utilizados os neurónios!
É PRINCIPALMENTE POR ISSO QUE EXISTEM PAÍSES POBRES E RICOS!!!
Os Israelitas, Americanos e Alemães normalmente utilizam as suas energias e neurónios para desenvolverem os respectivos países, os portugueses preocupam-se mais com o chico-espertismo e o compadrio, e muitos africanos ainda são piores, preocupam-se apenas em encher os bolsos através da corrupção pura e dura condenando assim muitos milhões de pessoas à pobreza extrema, à desnutrição e à FOME.

-) Voltando às analogias com o futebol: não existem GRANDES equipas de futebol sem bons jogadores, às vezes as equipas teoricamente mais fracas ganham às mais fortes mas isso são apenas EXCEPÇÕES.
Quem insistir no contrário não passa de um apanhado/cromo da bola!
Por exemplo: o Zé Mourinho nunca conseguiria ser Campeão Europeu com o Penafiel, em rigor, acho razoável pensar até que não conseguiria sequer ser Campeão de Portugal.
Mais ainda, seria mais fácil um treinador de bancada como EU ser campeão em Portugal com a equipa do Barcelona do que o Zé Mourinho com a equipa do Penafiel.
ESTÃO A PERCEBER ONDE EU QUERO CHEGAR???

-) É aí mesmo que eu quero chegar: visto que mais ninguém tem coragem para o dizer, vou ter que ser novamente eu a fazê-lo: a nossa equipa ( o povo português! ) é muito fraca para poder concorrer em termos económicos com Israel, a América e a Alemanha!
E a continuar assim, qualquer dia até os países do terceiro mundo nos ultrapassam!!!
Ou os portugas mudam de mentalidade e metem de lado o CHICO-ESPERTISMO e o COMPADRIO, ou estamos condenados a ficar cada vez mais para trás!!!
Com bons jogadores como o povo Alemão, mesmo EU a governar a Alemanha estaria condenado a ter melhores resultados do que DEUS a governar um povo de chico-espertos como os portugas!!!
Pois é assim mesmo como eu vos digo pázinhos portugas ...
Por mais culpas que ponham no treinador ( Governo de Portugal ) ...
NÃO EXISTEM GRANDES EQUIPAS SEM BONS JOGADORES!!!
EM NENHUMA PARTE DO UNIVERSO!!!
E atenção que eu até sou de Centro-Esquerda! Nunca votei nem estou a pensar em votar na Direita!!!

-) Antes da crise em 2008, eu lembro-me que cheguei a ler artigos económicos que diziam que Portugal podia "apanhar" os países mais desenvolvidos da Europa em 3-4 décadas ...
Obviamente, dentro de 3-4 décadas não vamos ficar ao nível dos países ricos da europa coisíssima nenhuma!
PARA ISSO PRECISARIAMOS PELO MENOS DE UM SEMI-MILAGRE!!!
A crise de 2008 veio pôr a nu, a quase todos os níveis, as fragilidades de Portugal. Cada vez estou mais convencido que o país estava pior do que todos supunham, incluindo os economistas mais pragmáticos.
A CRISE FEZ O RESTO!!!
Agora ainda em ( plena? ) crise, também cada vez estou mais convencido que o país neste preciso momento está pior do que a generalidade das pessoas pensam, incluindo os economistas mais pragmáticos.
Será por isso que todos erram quase sistematicamente as previsões macroeconómicas relativas a Portugal???

AFINAL, O QUE ME LEVA A PENSAR QUE A SITUAÇÃO DO PAÍS É ASSIM TÃO MÁ???
 
Vou utilizar mais uma analogia, talvez mesmo até uma "semi-alegoria" ...
 
-) Eu joguei futebol mas nem a capacidade física nem técnica ajudavam o quer que fosse, ou seja, era um péssimo jogador de futebol, um péssimo atleta, tive que me render à evidência e já não pratico desporto há mais de 20 anos. Então desde que comprei carro o meu exercício físico puro ( correr, saltar, andar ) é praticamente nulo, mas imaginemos agora que me dava na cabeça que queria ser um atleta de longas distâncias, talvez mesmo até um Super Marotonista ... 
No primeiro treino talvez conseguisse correr 1 Kilometro, na segunda semana de treinos talvez já conseguisse correr 2 Kilometros, e com um bocado de sorte passado um mês talvez já conseguisse fazer 3 Kilometros sem parar, a partir daí por mais que treinasse seria pura perda de tempo, já não conseguiria melhorar mais porque eu não tenho o mínimo dos mínimos de condições para ser um atleta/corredor digno desse nome. 
 
-) Portugal quando entrou para a CEE ( antecessora da União Europeia ) era estruturalmente falando quase um país do terceiro mundo, não tínhamos praticamente nenhumas infraestruturas. Os primeiros fundos comunitários pelo menos serviram para construir estradas e alguma outras infraestruturas, porque a nível da agricultura e de várias outras actividades económicas, incluindo por exemplo a formação profissional, foi muito dinheiro desbaratado. Mesmo assim isso deu um pequeno impulso à economia portuguesa, e durante alguns anos conseguimos mesmo encurtar um pouco a distância que nos separava dos países mais ricos e desenvolvidos da União Europeia ( UE ).
O que me parece é que a generalidade das pessoas, incluindo os economistas mais pragmáticos, se convenceram que, por si só, a entrada de muitos milhares de milhões de fundos comunitários em Portugal seria sempre suficiente para, no mínimo, o país conseguir paulatinamente encurtar distâncias em relação aos países mais ricos da União Europeia.
MAS DEPOIS VEIO A CRISE DE 2008 E FOI O DESCALABRO TOTAL PORQUE O NOSSO PAÍS É MUITO FRÁGIL A QUASE TODOS OS NIVEIS!!!
 
-) Naqueles anos que se seguiram à adesão à CEE, com a entrada em Portugal dos fundos comunitários, nós só conseguimos alguns bons resultados porque havia uma conjuntura favorável, porque nos endividamos, e principalmente porque partimos de um ponto muito baixo, quase do zero. Assim como um cepo como eu, partindo do ZERO, também conseguirá algumas melhorias se começar a treinar regularmente.
Agora, com uma conjuntura desfavorável e com as estradas praticamente já todas construídas, por si só, a entrada de muitos milhões de fundos comunitários não nos garantirá absolutamente nada. Para darmos um novo impulso à economia portuguesa já não chega apenas a entrada de dinheiro, temos necessariamente que gastar esses milhares de milhões de Euros com SERIEDADE e ENGENHO em Projectos rentáveis, que possam relançar a nossa economia de maneira a voltarmos a encurtar distâncias para os países mais ricos da UE.  
 
Ou seja ... 
 
Antes estávamos tão mal que mesmo desbaratando muitos milhares de milhões de Euros de Fundos Comunitários conseguimos alguns bons resultados, aqui há uns anos atrás, mesmo com muito CHICO-ESPERTISMO, COMPADRIO E MAUS PROJECTOS conseguia-se melhorar o poder de compra dos Portugueses!
Entretanto foram construídas algumas/muitas infraestruturas como estradas e o país endividou-se muito ...
Agora a merda do chico-espertismo e do compadrio estão a sufocar-nos!
AGORA, NESTA ALTURA DO CAMPEONATO, SÓ COM SERIEDADE E ENGENHO ( BONS PROJECTOS! ) NA APLICAÇÃO DOS FUNDOS COMUNITÁRIOS CONSEGUIREMOS RELANÇAR A ECONOMIA PORTUGUESA!!!
 
VOLTO A REPETI-LO NOVAMENTE! ...
E MAIS UMA VEZ! ...
E VOU BRADAR ATÉ QUE A VOZ ME DOA! ... 
A MERDA DO CHICO-ESPERTISMO E DO COMPADRIO ESTÃO A DAR CABO DE PORTUGAL!!!
 
-) Resumindo, eu acho que actualmente a situação do país está pior do que pensam a generalidade das pessoas, incluindo os economistas, porque se trata principalmente de uma questão de mentalidade do chico-espertismo e compadrio transversais a toda a sociedade portuga ...
E como todos sabem as mentalidades não se mudam de um dia para o outro!
E, além disso, eu nunca vi ninguém resolver um problema sem antes o identificar claramente!
E, modéstias à parte, pelos vistos, eu sou o único com CORAGEM para apontar o dedo ao PROBLEMA!!!
 
E agora? Estamos condenados ao fracasso???
O DESTINO DE PORTUGAL SERÁ SEMPRE O SOMATÓRIO DAS ACÇÕES DE TODOS OS PORTUGAS!!!
 
-) Por exemplo: eu até perto dos 40 anos nunca tive uma única ideia digna de registo, houve uma altura em que só me preocupava com as bebedeiras que iria apanhar no fim de semana a seguir, não me interessava por nada, o cérebro já andava quase ferrugento, assim é difícil ter ideias ...
Entretanto, quando o álcool já quase tomava conta da minha vida e a saúde começava a ressentir-se de forma clara, decidi mudar de rumo e pensei em ganhar a vida na Agricultura ...
Fiz muitos milhares de horas de intensas pesquisas e, modéstias à parte, surgiram-me assim algumas ideias que com condições financeiras para passarem à prática me poderão dar algum/bom dinheiro a ganhar!!! 
 
EXACTAMENTE O MESMO SE PODERÁ PASSAR COM PORTUGAL ...
SE OS PORTUGUESES MUDAREM DE VIDA E PUSEREM DE LADO O ALCOOL, O CHICO-ESPERTISMO E O COMPADRIO, SE PASSAREM A CANALIZAR AS SUAS ENERGIAS PARA A CRIAÇÃO DE RIQUEZA, O PAÍS PODERÁ RELANÇAR A ECONOMIA COM OS MUITOS MILHARES DE MILHÕES DE EUROS DOS FUNDOS COMUNITÁRIOS QUE VÃO ENTRAR EM PORTUGAL ATÉ AO ANO DE 2020!!!
 
É BEM VERDADE QUE NESTA "AVENTURA" EU PARTI COM UMA GRANDE VANTAGEM EM RELAÇÃO À ESMAGADORA MAIORIA DOS PORTUGAS ... 
PARA MUDAR DE VIDA SÓ PRECISEI DE PÔR DE LADO O ALCOOL!!!
 
-) Para haver uma mudança de mentalidade em Portugal era necessário haver bons exemplos: por exemplo a oposição deixar-se de demagogias e o governo de propaganda rafeira.
Já agora, também seria boa ideia, por força do seu mediatismo, o futebol dar bons exemplos aos portugueses: se alguns dos seus actores ( jornaleiros, especialistas e comentadores desportivos ) metessem de lado o chico-espertismo e cegueira clubística, seria muito mais de 90% do caminho andado para depois o compadrio da bola ruir por si só que nem peças de dominó.
 
Como certamente nada disto irá acontecer, provavelmente Portugal vai mesmo foder-se nos próximos anos, então o melhor a fazer é começarem a ensinar os vossos rebentos/filhos a serem honestos, depois eles ensinarão os rebentos/filhos deles, e assim sucessivamente ...
COM UM BOCADO DE SORTE, TALVEZ DAQUI A UNS BONS 30 ANOS PORTUGAL SE COMECE A ENDIREITAR DE FORMA SUSTENTÁVEL!!! 
 
 
Com os melhores cumprimentos,
Vitor Alexandre Ferreira Monteiro.
.
 

0 Comments:

Post a Comment

<< Home