Friday, October 31, 2014

revolução 2020.22

.
Ex(a)s Senhore(a)s;
 
Esta semana tinha sido quase perdida em discussões infrutíferas, mas acho que consegui salvá-la à ultima da hora, vamos assim para a paragem 22, a vermicultura ...

http://www.iiaf.umich.mx/filenot/manual_lomb.pdf
« Las excretas sólidas la mayor proporción se recicla en fresco. El manejo de las excretas en fresco agudiza aún más el riesgo de contaminación del ambiente debido al volatilización del N ... »
 
-) O primeiro passo para se poder resolver um problema é identificá-lo claramente, é por isso mesmo que eu não tenho sido um grande fã da Agricultura Biológica, porque os seus mentores e seguidores tentam esconder-nos a todo o custo as suas falhas, tentam impingir-nos apenas as suas virtudes e ainda por cima gostam de denigrir e difamar todos os outros métodos de produção, mesmo que haja preocupação com a sustentabilidade.
Como se pode ver no link anterior a Agricultura Tradicional/Biológica também polui, aliás, como se diz no artigo um dos grandes desafios do sec XXI é a questão dos resíduos orgânicos.
 
-) Acho que já houve uma tentativa de introdução da vermicultura ( criação de minhocas ) em Portugal aqui há uns anos atrás, falhou porque como é habitual as coisas não foram feitas da melhor forma, com o planeamento e organização adequados, e também devido à ( portugo ) GANÂNCIA, em Portugal e também no estrangeiro, vendia-se gato por lebre, misturava-se terra nos produtos e vendia-se tudo como húmus de minhoca puro ...
ASSIM NÃO HÁ NEGÓCIO QUE RESISTA!!!
OS PORTUGAS TÊM QUE SE COMEÇAR A CONVENCER QUE NO MUNDO GLOBAL CADA VEZ HÁ MENOS ESPAÇO PARA OS CHICO-ESPERTOS!!!
 
-) A vermicultura com produção controlada pode ser uma boa solução para uma parte dos resíduos orgânicos, ganha-se em várias frentes, reciclamos os resíduos, produz-se um fertilizante orgânico de grande qualidade ( húmus de minhoca ) e ainda se pode aproveitar uma parte das minhocas para fazer por exemplo alimentação para peixes e/ou aves.
Mas as pessoas têm que se convencer que ninguém vai ficar milionário a criar minhocas, e que a vermicultura não é nenhuma poção mágica que vai salvar a Humanidade de um dia para o outro, é apenas mais um método/técnica de trabalho que nos pode ajudar a resolver alguns problemas a médio-longo prazo.
Em termos de benefícios ambientais a vermicultura é quase perfeita, e além disso pode ajudar os pequenos agricultores a valorizar as suas explorações, só assim se pode evitar o êxodo das pessoas do meio rural interior para o Litoral e falar em verdadeira SUSTENTABILIDADE EM PORTUGAL.
 
Com a aproximação do inicio do PDR 2020 ...
ACHO QUE CHEGOU A HORA DA VERMICULTURA EM PORTUGAL!!!
Uma palavra para a empresa Futuramb que me parece estar a fazer um excelente trabalho. 
 
-) O jogo braga-Benfica mostrou mais uma vez à sociedade aquilo que existe de pior em Portugal, o chico-espertismo descarado e parolo, só possível num país de apanhados da bola e seguidores fieis dos pintos das costas deste nosso futebol.
Muitas vezes, criaturazinhas com um elevado QI de Chico-Espertice "atropeladora" dos mais elementares princípios da ética e da Moral, mas com um QI de honestidade futebolística ( arbitragem! ) que tende exponencialmente para zero.
Outras vezes ... apenas parolos!!!
 
Com os melhores cumprimentos,
Vitor Alexandre Ferreira Monteiro.
.
 

0 Comments:

Post a Comment

<< Home