Saturday, August 02, 2014

as abóboras e o prosavana

.
Ex(a)s Senhore(a)s;

Eu não sou Moçambicano, mas neste Mundo cada vez mais globalizado acho que tenho legitimidade para opinar sobre estas questões ...

-) Em Moçambique, como em qualquer outro país pobre do Mundo, sem a ajuda do Estado os pequenos agricultores nunca, MAS MESMO NUNCA, conseguirão quebrar o ciclo vicioso: BAIXAS PRODUÇÕES POBREZA E POBREZA BAIXAS PRODUÇÕES!
ASSIM É IMPOSSIVEL ERRADICAR A MALNUTRIÇÃO!!!

Eis a minha proposta simples para quebrar o ciclo vicioso ...
- Reformulação do ProSavana;
- Obrigar o Estado Moçambicano a utilizar todo o dinheiro dos impostos sobre o Agronegócio ( ProSavana ) na ajuda à agricultura familiar;
- Utilização do regadio e dos fertilizantes inorgânicos como complemento inevitável aos fertilizantes orgânicos ( compostagem ), para aumentar  bastante as produtividades da agricultura familiar.

http://liandralanga.blogspot.pt/2012/10/o-papel-da-agricultura-sustentavel-do.HTML

Eu reconheço a total boa vontade da autora do blog ( link anterior ), até algum mérito aos ensaios levados a cabo, mas não concordo com tudo o que é preconizado ...

Parece que em Moçambique está ( quase ) tudo por fazer, por isso teremos que começar pela agricultura familiar de sequeiro ...

Eis a minha proposta simples para ajudar a melhorar a situação ...

-) Das culturas hortícolas que eu conheço, as abóboras são realmente as mais rusticas/resistentes, por isso mesmo são muito fáceis de cultivar. Além disso gostam do calor e aguentam vários meses armazenadas sem se estragarem, o que torna a sua logística muito simples, de longe a logística mais simples a nível das hortícolas.
E a cereja em cima do bolo: não precisam de muita água o que facilita o seu cultivo em sequeiro!

-) Não sei se será fácil introduzir a abóbora nos hábitos alimentares dos Moçambicanos, mas tenho a certeza absoluta que caso isso aconteça o cultivo da abóbora em sequeiro poderá melhorar um pouco a situação da subsistência de muitos pequenos agricultores.

O QUE ACHAM ... ???

Nota - Ao contrário do que se possa pensar à primeira vista, as abóboras não são lixo alimentar, existem até variedades como a Butternut utilizadas em RECEITAS GOURMET.


Com os melhores cumprimentos,
Vitor Alexandre Ferreira Monteiro.
.


From: vafmgr@hotmail.com
To: averdademz@gmail.com
Subject: prosavana - pecuária semi-intensiva ( bovinos )
Date: Sat, 2 Aug 2014 10:31:48 +0000

.
Ex(a)s Senhore(a)s;

Eu, como estrangeiro/português (eventualmente ) interessado em investir na Agricultura/Pecuária Moçambicana gostaria de conhecer melhor a vossa realidade agrícola e discutir com vocês a problemática do ProSavana ...

Nada como conhecer bem a posição das várias partes envolvidas nestas questões ...

http://www.verdade.co.mz/ambiente/46342-prosavana-avanca-dissimuladamente-em-mocambique

Segundo creio, Moçambique é um país com grandes quantidades de terras aráveis que não estão a ser aproveitadas ...
A minha duvida é: existem terras suficientes para as 2 partes, o agronegócio e a agricultura familiar???


Com os melhores cumprimentos,
Vitor Alexandre Ferreira Monteiro.
.


From: vafmgr@hotmail.com
To: prosavana@prosavana.gov.mz; calisto.bias@prosavana.gov.mz; j.niayma@prosavana.gov.mz
Subject: prosavana - pecuária semi-intensiva ( bovinos )
Date: Fri, 1 Aug 2014 18:29:47 +0000

.
Ex(a)s Senhore(a)s;

Reenvio-lhes alguns emails que servirão como enquadramento inicial da questão pecuária ( bovinos ) ...

Em termos de condições naturais, parece-me que Angola e Moçambique se equivalem mas acho que neste momento Moçambique tem melhor planeamento agrícola ...

Para mim não existem duvidas absolutamente nenhumas: as pastagens intensivas com fertirrigação de precisão são a melhor maneira de criar gado bovino, tanto a nível estritamente económico como em termos ambientais tem vantagens evidentes sobre a produção super intensiva de milho e soja para alimentação dos animais.

Eis a minha proposta de parceria/negócio ...

Através do ProSavana o Governo de Moçambique concede-me o direito de exploração de 100 hectares de terra em zona de regadio. Aí eu instalo uma exploração agricola que servirá como ensaio para o meu modelo de negócio: eu determino quais as melhores pastagens ( espécies forrageiras ) e quais as melhores soluções nutritivas para fertilizarem essas pastagens, assim como as quantidades de nutrientes/fertilizantes necessárias de maneira a atenuar ao máximo o desperdício de fertilizantes mas por outro lado que permitam aproveitar ao máximo o potencial de crescimento das plantas.
Com todos esses dados eu elaboro tabelas que depois poderão ser utilizadas como referencial pelos outros agricultores.

Se as coisas resultarem, como eu tenho a certeza que sim, poderemos depois aplicar os conhecimentos adquiridos na implementação de pastagens intensivas nas pequenas propriedades dos agricultores locais ( agricultura familiar ).
Eu próprio darei assistência técnica aos pequenos agricultores nessa fase!

Se as coisas continuarem a resultar, como eu tenho a certeza absoluta que sim, o Governo de Moçambique concede-me autorização para a exploração de 1000 ha de terra, e este modelo de negócio pode ser aplicado em todo o País.

Nota - Eu espero começar com uma densidade de 8-10 bovinos/ha, depois de afinar o sistema de produção espero chegar aos 12-15 bovinos/ha nas pastagens fertirrigadas.

O QUE ACHAM ... ???


Com os melhores cumprimentos,
Vitor Alexandre Ferreira Monteiro.
.


From: vafmgr@hotmail.com
To: jppereira@fertiprado.com
Subject: RE: financiamento - pecuária semi-intensiva ( bovinos )
Date: Fri, 1 Aug 2014 10:51:34 +0000

.
Bom dia;

Cada vez mais me convenço que esta é uma geração perdida ...
Provavelmente nos próximos anos Portugal não passará da cepa torta ...
JÁ PENSARAM EM INVESTIR EM ANGOLA???


Cumprimentos,
Vitor Monteiro.
.


From: vafmgr@hotmail.com
To: bancobic@bancobic.ao; grupobicnet@bancobic.ao
Subject: financiamento - pecuária semi-intensiva ( bovinos ) )
Date: Fri, 1 Aug 2014 10:45:07 +0000

.
Ex(a)s Senhore(a)s;

Eu sou Português, daqueles que poucas vezes saíram de Portugal, e gostaria de conhecer Africa, nada melhor do que participar na grande missão de reconstruir um país Africano com grandes potencialidades como Angola.

Eu tenho muitas ideias para desenvolver a Agricultura, e em particular a pecuária ...

http://www.portalangop.co.ao/angola/pt_pt/noticias/economia/2014/4/21/Fazenda-BIC-aposta-criacao-gado,1def3344-555e-4a9a-abaa-2cbe20c03590.HTML

http://www.portalangop.co.ao/angola/pt_pt/noticias/economia/2014/4/21/BIC-apoia-criacao-gado-para-reduzir-importacao-carne,8af1881c-a92e-45a3-a235-f596bea1ec53.HTML

Com dinheiro para investir, com Projectos bem elaborados, em poucos anos Angola tem condições para se tornar num dos maiores produtores Mundiais de carne bovina. Mas acho que estão a cometer um grande erro em apostar quase que exclusivamente na produção de milho e de soja para a alimentação dos animais.
Segundo creio, Angola tem muitos terrenos aráveis disponíveis e água em abundância: para mim não existem dúvidas absolutamente nenhumas, as pastagens ( permanentes ) intensivas com regadio ( fertirrigação de precisão ) permitirão ao País ( Angola ) tornar-se um dos mais competitivos do Mundo a nível da produção de carne bovina, e em pouco tempo poderão tornar-se num grande exportador.

Obviamente que para passar estas ideias AMBICIOSAS à prática eu preciso de parcerias fortes ...
Poderiam fornecer-me o contacto pessoal ( email ) do Presidente do Conselho de Administração do Banco ( Sr Fernando Teles )???


Com os melhores cumprimentos,
Vitor Alexandre Ferreira Monteiro.
.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home