Monday, April 16, 2012

.
IMPARCIALIDADE … !!!


1 – A Imparcialidade é uma das Traves Mestras do Direito e da Justiça ( em termos latos ), é por isso que se diz que ninguém pode/deve ser Juiz em causa própria. Não é uma questão de duvidar da honestidade das pessoas, é uma questão de pragmatismo, uma pessoa para tomar boas decisões tem que manter um certo distanciamento das matérias em causa.
As pessoas não são todas iguais, mesmo entre aquelas que são honestas existem umas que conseguem ser mais isentas/imparciais do que outras, ou seja, existem pessoas que conseguem tomar boas decisões mesmo quando estão envolvidas emocionalmente nas matérias em causa, mas existem outra pessoas que não o conseguem, é por isso que ninguém pode/deve ser juiz em causa própria: por uma questão de elementar prudência e bom senso!
Isto não é uma mera opinião: nas sociedades civilizadas é uma VERDADE ABSOLUTA!

2 – Os estudos até agora apresentados por várias Instituições Internacionais não deixam margem para dúvidas: Portugal é dos países da Europa Ocidental com mais baixa escolaridade e com maior grau de iliteracia.
Bem podemos berrar aos céus que não somos mais burros do que os outros, mas nem sequer é isso que está em causa. A iliteracia tem muito mais a ver com questões sociais e a falta de qualidade do ensino do que com capacidade intelectual. Por isso não vale de nada estar a gastar energias a berrar aos céus, temos é que nos esforçar por mudar as coisas e melhorar o nível de literacia dos portugueses.
Só assim poderemos ser um País desenvolvido!

3 – Em relação ao desporto não existem estudos comparativos de Instituições Internacionais, no entanto, existem muitas evidências de que somos um dos Países a nível Mundial onde é maior a paixão pelo futebol. Provavelmente, cerca de 80% da população portuguesa gosta de futebol e tem preferência por um dos 3 principais cubes, o Benfica, o porto ou o sporting. Isso por si só não tem nada de errado, o pior é que essa paixão atiçada e manipulada por incendiários como o pinto da costa e o pereira cristóvão se transformou em fervor clubistico exacerbado: CEGUEIRA CLUBÍSTICA!
É óbvio que temos aqui um problema a nível social, por mais que as elites escondam a cabeça debaixo da areia, o problema não desaparece só porque eles ( elites ) ignoram o futebol, bem pelo contrário, o problema vem-se agravando de ano para ano.
De um lado os Benfiquistas, do outro lado os anti-benfiquistas, ou seja, o sistema verde-azul, principalmente sportinguistas e portistas ressabiados. Alguém criou uma clara e forte divisão na sociedade portuguesa, agora alguém vai necessariamente ter que resolver esse problema.
A BEM DA CONFIANÇA E DO DESENVOLVIMENTO DO PAÍS … !!!

4 – Eu não sei se existem contactos ao mais alto nível entre os dirigentes do sporting e do porto, mas sei perfeitamente que existe um acordo tácito entre portistas e sportinguistas para prejudicar o Benfica, e isso já dura há décadas.
Basta ver que, a nível da arbitragem do futebol, nos lances mais polémicos ficam invariavelmente os Benfiquistas de um lado e do outro lado os anti-benfiquistas ( sistema verde-azul, os portistas e sportinguistas mais alguns chulos que vivem à custa do sistema ).
Só não vê quem não quer! Ou quem põe a cabeça debaixo da areia!
Com o país a ferro e fogo a nível futebolístico, está-se mesmo a ver que não existem condições mínimas de distanciamento por parte de quem apita os jogos de futebol: com esta divisão clara e muito forte na sociedade portuguesa em relação ao futebol, os árbitros portugueses não estão em condições emocionais de garantir a IMPARCIALIDADE nas provas nacionais.
Por enquanto, só existe uma solução …
O RECURSO A ÁRBITROS ESTRANGEIROS!

5 – Bem sei que o LFV tentou/tenta outra solução, credibilizar a arbitragem nacional colaborando com os dirigentes da Liga e da Federação. Pois está na altura do Vieira reconhecer que a sua estratégia em relação à arbitragem falhou rotundamente, o Presidente do Benfica foi comido por lorpa nesta questão.
Esta época o sistema verde-azul entregou de bandeja mais um titulo ao fcp …
E O LFV TEM CULPAS NO CARTÓRIO!
Parece-me que o Vieira não dará o braço a torcer, nunca reconhecerá que foi comido por lorpa na questão da arbitragem, por isso continuará a insistir na colaboração com os dirigentes da Federação e a trilhar um caminho que só trará mais prejuízos ao Benfica …
O CICLO DO VIEIRA NO BENFICA CHEGOU AO FIM!

NAS PROXIMAS ELEIÇÕES PRECISAMOS DE UM CANDIDATO QUE SE BATA PELA INEQUIVOCA IMPARCIALIDADE NA ARBITRAGEM …
O RECURSO AOS ÁRBITROS ESTRANGEIROS!


Nota – Isso teria que ser alvo de uma reflexão mais profunda mas, talvez o melhor seja que, dos 8 jogos de cada jornada 3 seriam apitados por árbitros estrangeiros. Podia-se até fazer um intercâmbio de árbitros com outros países, preferencialmente, da União Europeia; assim como já se faz por exemplo a nível do ensino superior com os estudantes.
.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home