Monday, January 26, 2015

balanço final??

.
Ex(a)s Senhore(a)s;

-) Eu nem sei ao certo há quanto tempo o Homem começou a cultivar plantas ( fazer agricultura! ), mas tenho predisposição para pensar que nos princípios da Historia Agrícola os então Agricultores seriam, no mínimo, pessoas respeitadas.
Mas vá lá saber-se porquê, com o passar do tempo as coisas foram mudando completamente de figura, e na Idade Média os então Agricultores já eram praticamente escravos dos Senhores Feudais.
Desde então, a agricultura tem sido sempre considerada uma actividade de muitíssimo baixo estatuto social, os agricultores quase não tinham direitos e por exemplo o direito de pernada manteve-se ( salvo erro ) até ao sec. dezanove.
Já em pleno sec XXI é o que todos sabemos, os produtores são os que mais trabalham em toda a cadeia, mas são de longe aqueles que menos ganham, o valor fica quase todo nos intermediários e nas grandes superfícies.

Como é isto possível em pleno se. XXI???
Que raio de mentalidade é esta que tanto desvaloriza as pessoas HUMILDES do campo que produzem bens essenciais e de primeiríssima necessidade???

-) Se em Portugal queremos o sector agrícola como estratégico na nossa economia, então é óbvio que os agricultores, no geral, e não apenas alguns privilegiados, têm que recuperar a sua dignidade e ficar com a MARGEM merecida e justa da cadeia de valor.
Se queremos apostar na Agricultura ...
ENTÃO É MAIS DO QUE EVIDENTE QUE TEMOS DE APOSTAR NOS PRODUTORES/AGRICULTORES!!!
Se não tivermos produtores a viver com dignidade, então nunca teremos uma agricultura forte!!!

ESTE É UM DOS AJUSTAMENTOS MAIS IMPORTANTES NAS MENTALIDADES DO SEC. XXI ...
RECUPERAR A DIGNIDADE PERDIDA PARA TODOS OS AGRICULTORES DE TODO O MUNDO!!!

Voltamos novamente à questão da escala ...

Partindo do principio que os produtores ficam com um margem razoável e justa do valor final ...
QUAL A ESCALA NECESSÁRIA PARA ELES PODEREM VIVER COM DIGNIDADE???
A resposta mais pragmática é: DEPENDE!!!

-) A escala DEPENDE sempre do valor acrescentado da cultura com que se trabalha, para cultivos com baixo/nulo valor acrescentado a escala é GRANDE, por exemplo no tomate de industria torna-se economicamente inviável trabalhar com menos de 100 hectares.
Para cultivos com GRANDE VALOR ACRESCENTADO a escala é menor, neste caso pode-se obter um lucro anual de 3000-5000 €/ha, e uma pessoa até poderá viver da agricultura em pequenas explorações com 3-4 hectares.
Se for por exemplo um casal com filhos, o marido pode ocupar-se a tempo inteiro da exploração e a esposa arranjar outro emprego para terem uma situação financeira mais desafogada.
Mas esta situação só poderá tornar-se realidade se houver algum Investimento Inicial, ninguém poderá pensar em lançar apenas umas sementes à terra, depois ir lá fazer a colheita ... e ficar rico!

-) Para termos um país realmente desenvolvido e sustentável, combatendo a actual desertificação do interior, seria importante que conseguíssemos viabilizar estes pequenas explorações de 3-4 hectares, com culturas de grande valor acrescentado virados também para a exportação, o que não quer dizer que também não se possa produzir para consumo interno, nomeadamente através da cada vez mais importante produção local.
Seria uma EXCELENTE forma de rentabilizar a nossa boa rede rodoviária!!!

SÓ SE PODERÁ RENTABILIZAR ESTAS PEQUENAS EXPLORAÇÕES DE 3-4 HECTARES NO INTERIOR DO PAÍS, COM UM EXCELENTE DIMENSIONAMENTO DE TODO O SISTEMA DE PRODUÇÃO E DE ESCOAMENTO ... !!!

-) Confesso que eu próprio já estava a ficar emocionado com este cenário de desenvolvimento sustentável, e apesar de acreditar piamente que o essencial do que eu explanei é realmente possível de alcançar, a verdade é que a prática certamente ficará muito longe do que teoricamente é possível alcançar em Portugal, porque mais uma vez os portugas se encarregarão de mostrar ao Mundo a razão pela qual somos actualmente pouco mais do que um país do Terceiro-Mundo ...
É QUASE CERTO QUE PROVÁVELMENTE VAMOS DESPERDIÇAR ESTA OPORTUNIDADE QUE SE APROXIMA COM MAIS UM CICLO DE CONJUNTURA FAVORÁVEL!!!

Para "confirmar" o que disse anteriormente ...

-) Estive ainda há bocado estive a ver o jogo paços-Benfica, mais uma arbitragem à Portuguesa com um critério muito curto com alguns erros pelo meio. O que realmente mais me voltou a chamar a atenção é que os nossos adversários continuam a exigir um critério muito curto contra o Benfica, mas quando se aplica o mesmo critério contra eles ficam todos escandalizados, por isso mesmo era vê-los a reclamar muitas vezes veementemente contra o árbitro por tudo e por nada ...
PORQUE PARA O SISTEMA DA BOLA O CRITÉRIO MUITO CURTO É SÓ PAR SER USADO CONTRA O BENFICA E NUNCA CONTRA OS SEUS ADVERSÁRIOS!!!

Aquele paulo fonseca era o mesmo treinador mafiosamente mansinho que assistiu serenamente a um pénalti (num toque quase imperceptivel ) cerca de 1 metro fora da área contra o paços na ultima vez que o futebol corrupto do porto foi campeão???????????
Era mesmo o mesmo vendido que depois foi treinar o fcp?????????????

-) Na parte final do jogo: uma entrada absolutamente normal do ( salvo erro ) Eliseu sobre o adversário, o jogador do Benfica jogou a bola, e depois o pequeno choque com o adversário era inevitável, exactamente como acontece em milhares de "cortes" de carrinho que acontecem normalmente e sem marcação de falta durante toda a época futebolística ...
SÓ QUE CONTRA O BENFICA FOI PÉNALTI!!!

Fosse o Benfica a ganhar um jogo assim com um pseudo pénalti quase no fim ...
E O SISTEMA DA BOLA FAZIA MAIS UM GRANDE ESCÂNDALO!!!

Como foi contra o Benfica torna-se absolutamente aceitável ...
O RESTO É CONVERSA DE TERRORISTAS VERDES-AZUIS E DE OTÁRIOS E COBARDOLAS VERMELHOS!!!

E agora, o sistema verde-azul ainda quer fazer o saldo dos jogos em que o fcp, o sporting e o Benfica foram beneficiados e prejudicados em jogos deste campeonato que podiam alterar a distribuição de pontos???

Nota1 - E prontas, são estes os portugas que temos, uma cambada de ceguinhos que vê futebol quase todos os dias mas mesmo assim não acerta uma quando se tratam de lances polémicos de arbitragem ...
Como é que eles poderão ver um Bom Projecto de Investimento para ajudar Portugal a desenvolver-se???

Nota2 - Ao contrário do que diziam muitos Benfiquistas na sua euforia dos últimos tempos, o sistema verde-azul ainda continua hegemónico e com bastante força e poder.


Com os melhores cumprimentos,
Vitor Alexandre Ferreira Monteiro.
.
 

2 Comments:

At 1:14 PM, Anonymous Anonymous said...

https://m.youtube.com/watch?v=PQdJ4ZsdrfE
Ta no norte a equipa mais forte!

 
At 1:16 PM, Anonymous Anonymous said...

https://m.youtube.com/watch?v=GBtd_W6n5pQ
Viva o Sporting clube de Portugal !

 

Post a Comment

<< Home