Thursday, February 12, 2009

.
(I)Literacia!


1 – Desde o alargamento da União europeia para 25 Estados-Membros, Portugal já foi ultrapassado por alguns Países a nível de Riqueza. Estou convicto, que a médio/longo prazo seremos ultrapassados por ( quase? ) todos os Países de Leste, pela simples razão de que eles têm maior instrução do que nós.
O local por excelência para a obtenção de instrução é naturalmente a Escola, mas aí também não se pode aprender tudo, teremos obrigatoriamente que ser auto-didactas para poder apreender algumas matérias e áreas do conhecimento.
Deixando de lado os eufemismos, nos Países de Leste ( no geral ) as pessoas são mais qualificadas e instruídas do que nós, ou seja, são menos ingénuas, ignorantes e “iliteraciadas”.

2 – Ingenuidade, Ignorância e Iliteracia são uma combinação trágica, veja-se o caso dos Países do Terceiro-Mundo, aquelas 3 variáveis existem em grande abundância com os resultados que se conhecem: miséria e falta de Liberdade.
Pessoas pouco instruídas são mais fáceis de “enrolar”!

3 – Voltemos ao nosso habitat natural, o futebol; em Portugal existe ( em quase ) cada pessoa um Treinador e/ou um Árbitro de Bancada.
Estive uma destas noites a dar uma vista de olhos num fórum de Benfiquistas e fiquei pasmado, apesar de todos serem árbitros de bancada, os ( alguns/muitos ) Benfiquistas deixam-se enrolar com uma facilidade deprimente.
Como costumava dizer uma minha velha professora de Físico-Quimica …
SANTA IGNORÂNCIA!
Agora digo eu …
CAMBADA DE OTÁRIOS!

4 – Voltemos ao local do crime: dentro da área do Benfica, o Lisandro vai com a bola controlada, o Yebda corre na sua direcção para lhe tentar roubar a bola, o Lisandro desvia a bola do Yebda, este esticou a perna esquerda para tentar cortar o esférico mas não consegue, o Lisandro vê a sua oportunidade de ouro, mergulha de forma descarada e desajeitada para tentar provocar o contacto. Mas o mergulho foi tão mal disfarçado que o Yebda pressente o perigo e retira a perna ( esquerda ), o Lisandro na sua queda atabalhoada acaba por tocar no braço esquerdo do Yebda.
Isto foi o que viu qualquer pessoa atenta e séria!
Tratou-se claramente de um pénalti inexistente, um erro grave e bastante ridículo/escandaloso!

5 – Parece que não foi isto o que viu o atrofiado mental da bola do rui moreira, porque segundo ele ( o atrofiado mental ) as Leis do Jogo dizem que deve ser marcado pontapé de grande penalidade quando um jogador: « passar ou tentar passar uma rasteira a um adversário».
Nesse tal fórum, segundo alguns Benfiquistas, a criatura nem estava a ser facciosa porque isso está efectivamente escrito nas Leis do Jogo.
Efectivamente, a criatura não estava a ser facciosa, trata-se pura e simplesmente de um grandessíssimo Filho da Fruta que não olha a meios para tentar enganar os outros.

6 – Efectivamente, no livro das Leis do Jogo está lá aquilo escrito, mas, acontece que, para enquadrar e julgar correctamente os lances, para além das 17 Leis do Jogo, teremos que ter em conta as muitas Recomendações Formais que são feitas pela FIFA ( International Board ), para clarificar os aspectos mais dúbios das 17 Leis fundamentais.
Vamos ao exemplo que eu considero mais elucidativo, a Lei 11, a Lei do Fora-de-Jogo; diz uma das suas alíneas: « Um jogador encontra-se em posição de fora-de-jogo quando estiver mais perto da linha de baliza adversária do que a bola e o penúltimo adversário ».
Como é evidente, esta alínea é muito dúbia, deixa muitas dúvidas. Um jogador tem muitas partes, pernas, mão, braços, cabeça, etc, etc, etc …
Afinal, a que partes do jogador se refere a referida alínea?
Durante alguns anos foi a confusão total, o grau de subjectividade era tal que a FIFA teve que fazer uma Recomendação para clarificar aquela alínea da Lei 11.
A letra da Lei 11 continuou exactamente igual, mas com a Recomendação Formal diminuiu-se o grau de subjectividade através de uma uniformização de critérios, ou seja, a Recomendação da FIFA veio alterar a LEI 11 sem que se tenha mexido na sua redacção.
A partir dessa Recomendação, um jogador está fora de jogo desde que: qualquer parte do seu corpo ( exceptuando os braços ou mãos ), esteja mais perto da linha de baliza adversária do que qualquer parte do corpo ( exceptuando braços ou mãos ) do penúltimo adversário.

7 – Qualquer pessoa séria atenta ao futebol o sabe ( e admite-o), conjugando a Lei 12 com as várias Recomendações Formais, chega-se facilmente à conclusão que no lance do Lisandro existem muitos outros itens/aspectos que prevalecem sobre aquela alínea considerada isoladamente.
Portanto, erro ridículo/escandaloso do árbitro!
PONTO FINAL!
O RESTO É CONVERSA DE FILHOS DA FRUTA … !!!

8 – Mesmo que considerássemos aquela alínea isoladamente, continuava a haver um erro ridículo/escandaloso do apitador porque o Yebda desviou a perna esquerda para evitar o contacto com o Lisandro, logo não houve nenhuma tentativa de o rasteirar; aliás, em função do que se passou, é pura trafulhice afirmar que o Yebda tentou rasteirar o Lisandro.
Estas tiradas absurdas são enormes insultos à inteligência das pessoas.
Este caso só nos demonstra por A+B que o rui moreira é um grande trapaceiro que não olha a meios para defender os seus interesses!

9 – Se isto se passasse numa estação de televisão séria e de referência como a BBC, certamente a criatura não voltaria a meter lá os pés, seria imediatamente posto no olho da rua. Aliás, o mais provável era ser compulsivamente internado num hospício!

10 – Neste jardim à Beira-Mar plantado, a criatura irá continuar a pavonear a sua trafulhice numa estação de televisão financiada com o dinheiro dos contribuintes. Em Portugal, o rui poderá dar-se ao luxo de continuar a insultar a inteligência daqueles ( os Benfiquistas ) que mais dinheiro “dão” para o financiamento do local dos seus ( dele, rui ) crimes, a RTP.

11 – No jornal record, um dos seus directores insinuava/dizia que as queixas dos Benfiquistas em relação ao pedro proença são manifestações de propaganda, mas logo em seguida (o lagarto-director ) queixava-se da arbitragem do jogo dos lagartos com o braga.
Se a hipocrisia fosse merda …

12 – Os dados estatísticos são bem claros, nos últimos anos ( portanto, séc. XXI ) o sporting tem mais muitos mais pénaltis a seu favor do que o Benfica, por outro lado, o sporting tem bem menos cartões vermelhos do que o Benfica.
A Estatística é impiedosa, continua a fazer dos lagartos os maiores narigudos do Universo todo.


Nota - Espero bem que o meu livro das Leis do Jogo não esteja desactualizado. Porque se for esse o caso, eventualmente, poderá haver um ponto do texto que fique com a pintura um bocadito borrada ...
.

1 Comments:

At 9:58 AM, Anonymous Anonymous said...

oh vitor, a União Europeia foi alargada para 27 membros e não 25 como referiste...

Abraço, e continuação de um bom trabalho

 

Post a Comment

<< Home