Friday, December 19, 2014

novo ano, nova agricultura ( final )

.
Ex(a)s Senhore(a)s;

Continuando ainda na fruticultura ...

-) Em relação às "velhas" frutas que eu conheço desde miúdo em Portugal, mas já menos comuns do que as outras referidas anteriormente, ainda falta fazer referência às nêsperas, às romãs e aos diospiros.
Apesar de estes frutos não serem consumidos em grande quantidade no nosso país, mesmo assim, pelas pesquisas que eu fiz consta-se que a maior parte chega de Espanha.
Acho que nenhum deste frutos, assim como o figo, são originários destas regiões climáticas temperadas, são frutos geralmente sub-tropicais que provavelmente chegaram a Portugal através dos muçulmanos. Apesar do nosso clima mediterrânico não ser puramente sub-tropical, estas fruteiras conseguiram adaptar-se e pressuponho que já sejam cultivadas no nosso país ao AR LIVRE há bastante tempo.

-) A minha Fileira de Frutos Exóticos, pelo menos para já, não contempla nenhum fruto de regiões puramente Tropicais, são todos frutos de regiões subtropicais como o maracujá roxo, o physalis, o tamarilho, etc, etc, etc.
Se no passado, ao AR LIVRE e com métodos de cultivo rudimentares, conseguimos adaptar a Portugal ( clima mediterrânico ) frutos subtropicais como o diospiro, muito mais facilmente conseguiremos agora adaptar com sucesso o maracujá roxo, utilizando as modernas técnicas de produção intensiva que incluem os sistemas de suporte e as coberturas de plástico.

http://www.europarl.europa.eu/meetdocs/2009_2014/documents/agri/pr/837/837708/837708pt.pdf

http://www.confagri.pt/Noticias/Pages/noticia50534.aspx

-) Como se pode verificar no primeiro link, já em 2010 a União Europeia alertava para o grave problema da falta de produção de proteínas vegetais, era referido de forma bem explicita que cada vez mais aumentam na Europa as importações de soja e milho para as rações animais.
Ora o que eu pretendo com as pastagens permanentes fertirrigadas é isso mesmo, criar uma alternativa à soja e ao milho de maneira a diminuirmos as importações.
Portanto, acho que não seria mesmo nada má ideia o Ministério da Agricultura disponibilizar algum dinheiro das ajudas directas para incentivar este novo tipo de pastagens e de produção semi-intensiva dos animais ao ar livre.
Ah, pois é, assim depois na sobra quase nada para os PAPA-SUBSIDIOS portugueses!!!
AH POIS É, OS PAPA-SUBSIDIOS FRANCESES PELOS VISTOS TÊM MUITO MENOS SORTE DO QUE OS NOSSOS!
CONFORME SE PODE VERIFICAR NA SEGUNDO LINK O GOVERNO FRANCÊS JÁ TOMOU MEDIDAS PARA INCENTIVAR A PRODUÇÃO DE PROTEINAS VEGETAIS!!!

-) Como dizia o outro: cada cavadela, cada minhoca! A gravidade da situação já se descontrolou por completo, quanto a mim já saímos do domínio do compadrio vergonhoso e entramos claramente no domínio da GESTÃO DANOSA e do CRIME ORGANIZADO!!!
É mais do que evidente que os PAPA-SUBSIDIOS do tomate de industria, do milho e do arroz têm beneficiado de um DESCARADO E VERGONHOSO FAVORECIMENTO em relação a todas as outras fileiras na atribuição das ajudas directas, e que isso não tem absolutamente nenhuma justificação plausível sobre o ponto de vista económico e do interesse publico, nem sequer do ponto de vista ambiental porque são fileiras bastante poluidoras.
Então o que resta?
RESTA APENAS UMA CONDUTA LESIVA DO INTERESSE PUBLICO E CRIMINOSA!!!

-) Cada vez mais me orgulho das minhas analogias entre o futebol e neste caso a agricultura: foi exactamente assim que o pinto da costa e o sistema verde-azul viveram o futebol nos últimos 30 anos, na fronteira entre o compadrio vergonhoso e o MUNDO DO CRIME ORGANIZADO, com várias claras incursões no domínio da CORRUPÇÃO, como as viagens ao Brasil, as putas de luxo, e as visitas dos árbitros à casa do corrupto da costa.

Nota1 - se alguém tiver o desplante CORRUPTO de me ameaçar directamente, o mais certo é sair-lhe o tiro pela culatra, nem que o meu ultimo grito tenha que ser ...
LIBERDADEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nota2 - ainda hesitei antes de carregar em "enviar", mas felizmente não me acobardei e tomei a atitude certa.
LIBERDADEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Com os melhores cumprimentos,
Vitor Alexandre Ferreira Monteiro.
.
 

0 Comments:

Post a Comment

<< Home