Thursday, December 18, 2014

novo ano - nova agricultura (2)

.
Ex(a)s Senhore(a)s;

http://pt.calameo.com/read/00065453020ac22fecebb
« A balança comercial é negativa no que diz respeito à maçã. Apesar de existir muito mais importação do que exportação ... »

-) Parece que o Presidente do Benfica e o seu Treinador alertaram para o perigo da euforia, e fizeram muito bem. Os Portugueses têm uma atracção irresistível pelo 8 ou pelo 80, o sistema verde-azul e muitos adeptos do SLB colocaram o futebol corrupto do porto num pedestal, agora como o Benfica ganhou ao fcp provavelmente alguns/vários/muitos adeptos não resistirão à tentação de pensar que o Benfica já é o maior do Mundo.
Nem o Benfica nem o fcp são os maiores do Mundo! Ponto final.
O campeonato, passe a redundância, ainda está muito longe de estar ganho para o SLB! Ponto final.
Por enquanto ainda não ganhamos nada! Ponto final.
EXIGEM-SE PÉS BEM ASSENTES NA TERRA!!! PONTO FINAL FINAL.

-) Acho que algo parecido se passa na Agricultura, a Cristas e a sua equipa andam já muito eufóricos e a pensar que são os maiores do Mundo, apesar de ainda não terem ganho absolutamente nada, apesar de ainda não terem feito absolutamente nada de relevante, limitaram-se a colher os frutos da boa táctica e estratégia montadas pelo mentor do PRODER, o ex Ministro Jaime Silva.
É verdade que ultimamente se têm visto alguns resultados positivos, mas ainda é muito pouco em relação ao potencial da nossa agricultura e do dinheiro que a UE nos dá. É verdade que a meta do equilíbrio da balança comercial para 2020 é mais do que possível, mas alguém tem de explicar bem explicadinho àquela equipa eufórica que isso tem de ser feito de forma equilibrada e sustentável em sentido lato.
Se as coisas não forem bem feitas, com uma boa base de sustentação ...
ARRISCAMO-NOS A QUE NO FUTURO TUDO POSSA RUIR QUE NEM PEÇAS POR EFEITO DOMINÓ!!!

Querem mais um exemplo???
Então reparem bem no link inicial ...

-) Provavelmente já há muitos séculos que as "maçãs" ( macieiras ) são cultivadas em Portugal, os nossos Invernos são amenos comparados com os outros países da Europa com montes de neve.
Parece-me intuitivo que seja mais fácil cultivar maçãs em Portugal do que na grande ou mesmo esmagadora maioria das outras regiões da Europa ...
Então, porque merda de raio de razão temos que importar tantas maçãs?
Somos todos burros???
Pois eu acho que não, acho que no geral os portugas são tão inteligentes como os Alemães.

Eu Agnóstico me confesso ...
Então meu Deus, o que se passa aqui?
Andamos todos a dormir???

-) O que se passa aqui é muito simples, só que todos, ou quase todos, por falta de colhões fazem que não vêem aquilo que para mim é tão evidente ...
Os lóbis que dominam a agricultura em Portugal, o tal sistema, são de longe o maior factor de estrangulamento agricola, os gajos tornaram-se subsídio-dependentes e agora farão tudo e mais alguma coisa para manter o Status Quo, eles têm mais medo de perder os adorados subsídios do que o Diabo da Cruz.

-) Pois para mim, e para qualquer um que tenha colhões para enfrentar o sistema, parece-me óbvio que a maneira mais eficaz de corrigir esta aberração em relação às maçãs seria apenas uma, e mais nenhuma ...
AS MAÇÃS TÊM INEVITAVELMENTE QUE SE TORNAR UMA FILEIRA ESTRATÉGICA NO PDR 2020!!!
O RESTO É CONVERSA DO SISTEMA DE SUBSIDIO-DEPENDENTES!!!

-) Eu utilizei o exemplo das maçãs porque me parece o mais flagrante, mas existem mais fileiras com potencial de crescimento e de criação de valor acrescentado para poderem ser consideradas estratégicas ...
Se a Cristas não quer dar o braço a torcer, nem sequer precisa de criar fileiras estratégicas transversais a todo o PDR 2020, bastava-lhe por exemplo abrir concursos unica e exclusivamente para fileiras com grande potencial, nos quais definia as regras e as fileiras contempladas.
Por exemplo: um concurso apenas para a fileira das novas variedades de maçãs cultivadas com as mais recentes técnicas de produção intensiva, ou novas variedades de cerejas, marcujá roxo, etc.
Outro concurso apenas para o leite de cabras criadas em pastagens permanentes fertirrigadas, etc, etc, etc.

Se não querem dar o braço a torcer ...
Se não quiserem chamar-lhes Fileiras Estratégicas ...
ENTÃO CHAMEM-LHES OUTRA MERDA QUALQUER!!!

Mas foda-se, na me lixem ...
As pessoas não são todas iguais! Assim como as fileiras não são todas iguais!!!
EXISTEM UMAS COM MAIOR POTENCIAL DO QUE OUTRAS!!!

O RESTO É CONVERSA DE COMUNAS E DO SISTEMA DE SUBSIDIO-DEPENDENTES ... !!!


Mais uma vez, pela ultima vez ...
UM BOM NATAL E UM BOM ANO DE 2015 APENAS PARA AQUELES QUE O MERECEM!!!
OS SUBSIDIO-DEPENDENTES E SEUS LACAIOS QUE SE FODAM!!!


Com os melhores cumprimentos,
Vitor Alexandre Ferreira Monteiro.
.
 

0 Comments:

Post a Comment

<< Home