Thursday, November 06, 2014

logistica revolucionária

.
Ex(a)s Senhore(a)s;

Por si só, a produção de produtos agrícolas em vasos não tem nada de revolucionário, já se faz há bastante tempo por exemplo na hidroponia com substrato, mas comercializar folhosas ( couves, alfaces, agrião, espinafres, etc ) em vaso já poderá ser uma autêntica Revolução ...

Aliás, a primeira vez que tal me ocorreu já aconteceu há alguns anos, agora fui recuperar esta questão ao fundo do baú das minhas ideias latentes e que quero passar imediatamente à prática ...

-) Está mais do que provado cientificamente que, no geral, os hortofruticolas ( perecíveis ) começam a perder frescura ( sabor ) e valor nutritivo logo a partir do momento em que é feita a colheita, quanto mais tempo passar mais frescura e valor nutritivo os produtos perdem, até que acabam por se estragar/apodrecer.
No caso das folhosas ( altamente perecíveis ), a degradação dos produtos é ainda mais evidente e rápida.

E se comercializássemos as folhosas vivas ( em vasos )???

-) Assim à primeira vista, esta parece-me a melhor forma de comercializar as folhosas nas lojas: o produto está exposto na zona dos legumes como outro qualquer, o cliente escolhe ( por exemplo ) a couve que quer comprar, o empregado corta e pesa a couve e depois o cliente leva-a normalmente para casa, obviamente, depois de pagar. No fim do dia os vasos são guardados para o produtor levá-los e voltar a plantar mais couves.

-) Cada vez mais as pessoas se preocupam com uma alimentação saudável, assim o cliente tem a certeza absoluta que está a comprar um produto super fresco e com o máximo de valor nutritivo.
DESTE MODO PODEM-SE TAMBÉM DIMINUIR SIGNIFICATIVAMENTE AS QUEBRAS E PERDAS DESTES PRODUTOS QUE SÃO ALTAMENTE PERECIVEIS!!!
Mas existe ainda outra grande vantagem, esta de cariz logístico!
Agora que tanto se fala em Eficiência Energética ...
Com esta inovação na comercialização pode-se dispensar o sistema de frio, como as plantas estão vivas dentro dos vasos, basta uma pequena humidade para que elas possam sobreviver semanas à temperatura ambiente.
Assim poupa-se energia ...
Ganha o país que corta nas importações e ganha também o ambiente que anda tão maltratado!!!

Eu sinceramente vejo aqui várias vantagens ...
AGORA SÓ FALTA CONVENCER AS LOJAS/COMERCIANTES E OS CONSUMIDORES!!!
E TALVEZ O GOVERNO!!!

É fácil perceber que a comercialização de folhosas em vasos está talhada para a produção local, e de certa forma até para os pequenos produtores ...
Neste ano da Agricultura Familiar, era mais do que obrigação do Governo dar aqui uma ajudinha!!!
PRINCIPALMENTE OS PEQUENOS AGRICULTORES DO INTERIOR AGRADECIAM!!!
EM NOME DA SUSTENTABILIDADE DE PORTUGAL!!!

Eu tive a ideia ...
Eu já produzi alfaces em vasos e vendi à Compotec para IV Gama ...
( Modéstias à parte!!! )
EU SOU A PESSOA DO PAÍS, E, QUIÇÁ, TALVEZ MESMO DO MUNDO, MAIS INDICADA PARA DESENVOLVER ESTE MÉTODO DE PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO INOVADOR!!!

Aproxima-se o inicio do ( novo ) PDR 2020 ...
EU SOU A PESSOA MAIS INDICADA DO PAÍS, E, QUIÇÁ, TALVEZ MESMO DO MUNDO, PARA DAR CONSULTORIA NESTE MÉTODO DE PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃOM INOVADOR!!!

ALGUÉM INTERESSADO ... ???


Com os melhores cumprimentos,
Vitor Alexandre Ferreira Monteiro.
.
 

0 Comments:

Post a Comment

<< Home