Saturday, October 25, 2003

Altas Pressões


1 - Muito se tem falado na pressão sobre os árbitros. Obviamente que os " chico- espertos " da nossa Comunicação Social juntam tudo no mesmo saco, mas as pessoas de boa fé minimamente clarividentes sabem distinguir as coisas.
Nos Estádios, quando os espectadores assobiam e insultam o árbitro estão a fazer pressão sobre ele, mas este é um caso de pressão minimamente aceitável à qual o árbitro tem que saber resistir.
Se não tiver tomates, fique em casa !!!
Quando os dirigentes de uma equipa apontam de forma razoavelmente objectiva os erros cometidos pelo árbitro, também se pode considerar uma forma de pressão, mas continuamos no domínio da pressão minimamente aceitável sobre a arbitragem, porque se pretende denunciar situações injustas e contribuir assim para a famigerada transparência.
Quando os dirigentes manipulam os factos e a verdade para poderem atacar a arbitragem e quando fazem extrapolações e especulações totalmente absurdas, aí entramos claramente no domínio da pressão completamente inaceitável, e por vezes atinge-se a fronteira da coacção.
Quando uma parte significativa da Comunicação Social coloca um dirigente de um clube no topo da hierarquia do nosso futebol e o trata reverentemente por " papa ", está a fazer coacção sobre todos os agentes desportivos relacionados com o futebol, principalmente com a arbitragem.
Como já vimos anteriormente, a "cunha " é uma instituição nacional à qual recorrem uma grande quantidade daqueles que querem subir nas carreiras, e não só.
E quando se utiliza a "cunha" recorre-se a quem ???
Recorre-se a quem tem poder de decisão, preferencialmente a quem está no topo da hierarquia.
E como funciona o esquema na Imprensa Desportiva ???
É patológica e escabrosamente simples, o jornalista presta favores ao clube do dirigente que está no topo da hierarquia, fazendo propaganda, e espera que o dito dirigente lhe retribua, dando-lhe um pequeno empurrão ( a tal "cunha" ), que o ajude a progredir na carreira.
E assim entra-se num ciclo vicioso, os jagunço-jornalistas ajudam papagaio eunuco ranhoso da costa intoxicando e manipulando a opinião publica, e este ajuda os jagunço-jornalistas através do trafico de influencias, ou sejam as famigeradas "cunhas".
Ou alguém acha que os jornalistas são todos uns Santinhos ???
Porque acham que a Imprensa Desportiva está infestada de jagunço-jornalistas ???
Sensivelmente 50% dos Portugueses que gostam de futebol são Benfiquistas, porque será que é tão reduzido o numero de jornalistas e comentadores desportivos simpatizantes do SLB ???
MISTÉRIOS !!!
E como funciona o esquema no futebol ???
É deprimentemente simples, o árbitro faz um favor ao clube do dirigente que está no topo da hierarquia, e espera que este lhe retribua dando-lhe um pequeno empurrão que o ajude a subir na carreira.
Ou alguém pensa que os árbitros são todos Santinhos ???
Para o esquema funcionar na perfeição o "papa" conta com a cobertura de muitos "chico-espertos" da Comunicação Social, os famigerados jagunço-jornalistas e outras criaturas afins.
A época passada Scolari enviou um telegrama a desejar felicidades à equipa do fcp para a final da UEFA.
Porque será que papagaio eunuco ranhoso da costa exigia que Scolari o fizesse publicamente ???
Esta foi mais uma daquelas situações em que perc de forma arrogante e prepotente, tentou demonstrar sem margem para dúvidas que é ele que manda no futebol Português.
Em qualquer campeonato minimamente credível, a agressão criminosa do McCarthy ao Beto seria punida praí com três ou quatro jogos de castigo.
Em Portugal a punição foi de dois jogos, mesmo assim o fcp apresentou recurso e o jogador foi despenalizado passando o castigo para apenas um jogo. No entanto isto não tem grande lógica porque o jogador já tinha cumprido os dois jogos de castigo.
Já por várias vezes perc foi punido pela Liga, mas em todas elas o fcp apresentou recurso e em todas elas perc foi totalmente despenalizado pelo Juiz Mortágua.
O que acham que se pretende com esta demonstração de força ???
Obviamente, demonstrar inequivocamente que é perc quem manda no futebol Português !!!
O fcp recebeu directa e indirectamente cerca de 27 milhões de contos para a construção do novo estádio do dragão, sensivelmente o dobro daquilo que receberam o Benfica e o Sporting, mas mesmo assim perc já disse que não vai convidar Rui Rio para a inauguração.
O que se pretende com isto ???
Obviamente, a mensagem é clara, com esta atitude perc avisa, intimida, ameaça e coage todos os agentes do futebol, quem não colaborar com ele e que quem não lhe lamber as botas é automaticamente marginalizado.
O que pensam de tudo isto ???

2 - Enquanto por cá muitos dos nossos "equidistantes" comentadores desportivos garantiam, e outros juravam a pés juntos ( como bons católicos fieis ao "papa" ), que esta época o Benfica não vai ganhar o campeonato porque o Helder se esqueceu de convidar o Mantorras e o Zahovic para um almoço, em França o treinador do Marselha, Perrin, admitia que algumas vezes já consultou os jogadores para definir a equipa.
Imaginem o que aconteceria se os nossos "equidistantes" comentadores sonhassem que o treinador do Benfica consultava os jogadores para formar a equipa, caía o Carmo e a Trindade, aliás, desconfio mesmo, que nada ficaria de pé neste País, nem mesmo as nossas pontes Imponentes e Supremas.
Em França, País de gente civilizada, onde existem várias maneiras de matar moscas, parece que não aconteceu nada de especial.
Então, um dos " chico-espertos " da nossa Comunicação Social (talvez um daqueles com "cunha"), que acompanhou a equipa do fcp a Marselha, provavelmente pensando que ainda estava no Norte de Portugal rodeado de uma plateia que aplaude histericamente tudo o que os bichos de estimação de perc dizem, lembrou-se de importunar Perrin com aquela questão da definição da equipa.
Na parte final da conferencia de imprensa o tal jagunço-jornalista tentou apurar através do treinador Perrin, a constituição da equipa do Marselha que iria defrontar o fcp.
Perrin reduziu-o à sua real insignificância de provinciano pacóvio, respondendo-lhe sarcasticamente que não era possível dar a constituição da sua equipa, porque ainda não tinha consultado os jogadores.
GARGALHADA GERAL !!!
Depois do jogo fcp-Real, o gabarolas ranhoso foi a causa de os Portugueses terem sido alvo de chacota por parte dos Espanhóis, agora, um dos bichos de estimação de perc foi a causa de nós termos sido alvo de chacota por parte dos Franceses.
Já não estará na hora dos portistas porem o provincianismo de lado e portarem-se como gente civilizada ???

3 - O gabarolas ranhoso queixava-se que a Imprensa Desportiva ainda estraga o seu menino, o grande "piscineiro" César Peixoto, com mimos, isto é, com elogios.
Desta vez os bichos de estimação de perc pecaram por excesso de zelo propagandistico, por isso levaram um raspanete do gabarolas ranhoso. A partir de agora só com a aprovação prévia do treinador do fcp, os jagunço-jornalistas podem publicar os seus artigos.
Ainda há-de chegar o dia em que o gabarolas ranhoso escreve os artigos e os bichos de estimação publicam-nos com o nome deles ( cuidado com as metáforas ).
Em contrapartida Féher queixava-se que desde que chegou ao Benfica praticamente não recebeu uma palavra simpática da Imprensa Desportiva, logo ele que neste momento é apenas o melhor marcador da equipa.
MISTÉRIOS !!!
Certamente gastaram todas as palavras simpáticas com os jogadores do fcp !!!

P.S - Ao menos podiam ter dado uma palavra de encorajamento ao rapaz, já que ele esteve tão longo período de tempo lesionado.


Nota1 - Alguns " chico-espertos " ultimamente têm vindo a fazer chacota da possibilidade de utilização de árbitros estrangeiros nos jogos da Superliga.
Vamos lá entender-nos, realmente não se trata duma ideia brilhante mas pelo menos é honesta, coisa de que muitos jornalistas não se podem gabar.
Apesar de discutível, eu acho que atendendo aos condicionalismos que envolvem o nosso futebol, é uma boa ideia.
Têm alguma ideia melhor para acabar com a suspeita constante em relação ao futebol ???
POIS ... !!!
POIS ... !!!
POIS ... !!!
ENTÃO CALEM-SE, METAM O RABINHO ENTRE AS PERNAS E FAÇAM UMA RETIRADA ESTRATÉGICA !!!
O MELHOR É IREM LADRAR PARA OUTRA FREGUESIA !!!

Nota2 - Eu estou tentado a apostar que o andré macedo era um dos doentes daquele psiquiatra que conduzia num auto-estrada em contramão, a altas horas da madrugada. O homem estava de pijama e chinelos e acabou por provocar um acidente no qual perdeu a vida.
É que o andré, ultimamente tem tentado a todo o transe, convencer-nos de que a arrogância é uma grande virtude.
Espero que tenhas sorte com a escolha do novo psiquiatra !!!
Ó andré, quer-me também parecer que ultimamente tens andado a abusar do Viagra ...
Com tanta excitação que anda por essas bandas ... !!!
Ó andré, só mais uma coisa, a tua "cunha" era de oiro ou de platina ???

0 Comments:

Post a Comment

<< Home