Saturday, October 18, 2003

Direito a uma boa arbitragem


No Brasil, alguns adeptos processaram um árbitro, imputando-lhe a culpa pela derrota da sua equipa ( logo o árbitro tem responsabilidade civil ).
A acção interposta foi baseada na lei sobre o Estatuto de Defesa do Torcedor (15 de Maio de 2003) que diz o seguinte no cap. VIII, art. 30:
« É direito de todo o torcedor que a arbitragem das competições desportivas seja independente, imparcial, previamente remunerada e sem pressões ».
Diz também a lei, que a defesa em tribunal dos direitos dos torcedores observará, com as devidas adaptações, a mesma disciplina da defesa dos consumidores.
Em Portugal os árbitros sentem-se numa situação de total impunidade porque não existe legislação específica.
Quando haverá coragem política para introduzir em Portugal o Estatuto de Defesa do Adepto ???
Razão tinha o advogado de defesa de Fátima Felgueiras, os colonizadores ( Portugal ) foram completamente ultrapassados em termos legislativos pelos colonizados ( Brasil ), daí as reacções completamente histéricas com que fomos brindados na altura, por algumas personalidades da nossa praça, inclusive do próprio Presidente da Republica.
O mais desconcertante, é que a Democracia Brasileira é muito mais recente do que a nossa !!!
Já viram isto, a selva Amazónica rege-se por leis muito mais adequadas e vanguardistas do que Lisboa !!!
Como os políticos não resolvem a situação, teremos que ser nós a Sociedade Civil em geral e os Adeptos em particular, a mobilizar-mo-nos para tentar mudar o Status Quo e mostrar-mos aos árbitros que eles têm que ser punidos quando fazem arbitragens descarada e vergonhosamente parciais. Para que isso aconteça, nós os adeptos só temos uma coisa a fazer, processar os árbitros (baseados na legislação referente à Defesa dos Consumidores) quando eles fazem arbitragens descaradamente tendenciosas.
VAMOS A ISSO !!!
Para começar, eu convido todos os Benfiquistas a interpor-mos um processo contra o lucilio baptista por causa da arbitragem astronomicamente caseira no jogo fcp-Benfica.
A viabilidade do processo nem é tão complicada como parece à primeira vista, entre seis milhões de Benfiquistas, suponho que não seja difícil encontrar um que seja advogado e que esteja disposto a ajudar-nos, por carolice, claro está.
Depois arranjamos um grupo de especialistas em arbitragem, estrangeiros evidentemente, porque na Justiça a isenção é muito mais importante do que o Patriotismo, e assim sendo, automaticamente ficam excluídos os nossos " equidistantes " comentadores desportivos e outros especialistas afins.
Dividem-se os erros de arbitragem em três categorias:
I) Inócuos ( sem qualquer gravidade )
II) Normais
III) Graves ( aqueles que podem decidir jogos )
Visionam-se as imagens do jogo em tribunal e pede-se a opinião sobre os erros da arbitragem ao grupo de especialistas.
Constataremos facilmente que os erros das categorias I e II se distribuem de forma sensivelmente igual pelas duas equipas, no entanto os erros da categoria III, os graves, aqueles que acontecem em lances decisivos, aqueles que podem decidir jogos, distribuem-se de forma enigmaticamente bizarra, é que como já vimos em crónicas anteriores, os seis erros desta categoria foram todos a favor do porto.
Demonstra-se assim por A+B ao colectivo de Juizes, que a arbitragem foi inequivocamente muito parcial.
Depois chamamos um especialista em Estatística, que provará por C+D ao colectivo de Juizes, que as probabilidades de todos aqueles erros Graves serem completamente aleatórios, são muitíssimo pequenas.
Fica assim demonstrado que o lucilio baptista prejudicou claramente o Benfica de forma nada compatível com as leis das probabilidades. O mais grave é que o fez de forma subtil, manipulando a seu bel-prazer e de forma engenhosa os erros, jogando e apostando naturalmente naqueles que fazem a diferença, os da categoria III.
E como todos nós sabemos as manipulações subtis não costumam ser inocentes ... !!!
MORAL DA ESTÓRIA, O ÁRBITRO ESTÁ FODIDO !!!
Eu por mim vou-lhe pedir uma indemnização por danos Psicológicos e Físicos, o lucilio baptista vai ter que abrir os cordões à bolsa. Em relação aos primeiros, devo dizer que fiquei muito traumatizado com aquela arbitragem completamente aberrante, em relação aos segundos devo confessar que ainda hoje me dói a garganta de tanto chamar filho da mãe ao árbitro, aliás, desconfio mesmo, que a dita ( garganta ) nunca mais voltará a ser o que era ...
Aconselho os adeptos do Guimarães a fazerem o mesmo com o antónio costa.
Para finalizar proponho uma parceria aos Sportinguistas, que tal um processo conjunto contra o martins azul dos santos branco, devido aos prejuízos causados às nossas equipas e aos favores prestados ao fcp.
Atenção senhores do apito, a partir de agora vou gravar todos os jogos para a eventualidade de no fim da época chegar-mos à conclusão que houve distorção da verdade desportiva, nesse caso as imagens dos lances polémicos poderão servir de prova num processo em tribunal.
Cuidem-se, se as coisas se tornarem suspeitas alguém terá que pagar, os árbitros e até mesmo os membros da Comissão de Arbitragem !!!

Nota1 - Um destes dias li que a Shick ia processar a Gillette por publicidade enganosa.
Será que também poderemos processar os jornalistas por artigos e opiniões enganosas ???

Nota2 - Será que os jagunço-jornalistas aproveitam os jogos nas antas para lamber as botas a papagaio eunuco ranhoso da costa ???
Ao menos tenham uma molécula ( menos é impossível ) de pudor, façam isso noutra altura para puderem ter alguma atenção aos jogos, já agora troquem os óculos bicromáticos ( azul e branco ) por outros que lhes permitam ver todas as cores.
É que todos eles viram os foras-de-jogo mal assinalados ao fcp no jogo com a Académica, mas ninguém viu, ou fizeram que não viram, que o primeiro golo do porto foi irregular e o terceiro nasceu duma falta inexistente.
Aproveito para fazer uma observação, porque não pedem ao ninja para guardar os golpes acrobáticos para outras ocasiões ...
Não esperem pela demora, a seguir aos árbitros, os próximos a serem processados serão vocês, os jagunço-jornalistas !!!
A vocês, vou-lhes pedir uma indemnização por danos Físicos, é que já não aguento as dores de barriga de tanto rir com as parvoíces que vocês escrevem !!!
« A " cunha " e o " chico-espertismo " são instituições nacionais que minam o nosso dia-a-dia e nos hipotecam o futuro ».
João Vaz, Jornalista

Nota3 - Quando o Benfica apresentou o projecto para o novo Estádio da Luz, os jagunço-jornalistas em conjugação de esforços com outras mentes enviesadas, levaram a cabo uma campanha Maquiavélica de intoxicação da opinião pública, para evitar que a obra se concretizasse. Diziam eles de modo completamente mesquinho e tacanho, que eram contra a construção do novo Estádio porque o Benfica estava a ser favorecido.
Agora no fim, feitas as continhas, constata-se que o fcp em ajudas directas, indirectas e mais valias, beneficiou de uma verba na ordem dos 27 milhões de contos, sensivelmente o dobro daquela que o Benfica vai beneficiar.
É esta mesquinhez e incoerência completamente badalhoca que define os autênticos jagunço-jornalistas ... !!!
E outras mentes enviesadas !!!

Nota4- Fazendo fé nos média, a principal causa da eliminação do Leiria foi o árbitro, praticamente todos os jornalistas o criticaram forte e feio.
No entanto, aposto que muitos deles eram exactamente os mesmos que à uns dias atrás, a propósito dos erros de arbitragem que favoreceram claramente o fcp, bradavam aos céus para deixarem os árbitros em paz.
Aposto também, que muitos deles eram exactamente os mesmos que o ano passado no início da época , deram cobertura à campanha infame que o Sporting e o porto levaram a cabo contra a arbitragem e contra o Benfica, porque o SLB beneficiou de dois Pénaltis resultantes de dois lances duvidosos.
Deve ser da Lua ...

Nota5 - Segundo consta, já houve árbitros Portugueses que apitaram no Egipto e na Liga Japonesa e agora o Paulo Costa vai apitar em Teerão, num jogo de risco entre duas equipas rivais do campeonato Iraniano.
No Irão, um País suspeito de financiar o Terrorismo e de desenvolver armas de destruição maciça, onde a maioria dos seus cidadãos são considerados fanáticos, houve pessoas que perceberam que a transparência é muito mais importante do que o Patriotismo, por isso convidam árbitros estrangeiros para apitar jogos de alto risco eliminando assim a suspeita e promovendo a transparência total.
Em Portugal, País de brandos costumes, será que ainda ninguém percebeu isso ???
Pois se já naturalizamos um Brasileiro para poder jogar na Selecção, porque raio de razão não se poderão utilizar árbitros estrangeiros nos jogos da Superliga !!!
Será que alguém tem receio, que os Portugueses venham a descobrir que no estrangeiro existem árbitros do sexo feminino, com muito mais tomates do que os nossos árbitros machos ???

Nota6 - Ó senhor árbitro Paulo Costa, o ano passado no inicio da época o Sporting e o porto deram forte e feio na arbitragem porque o Benfica beneficiou de dois pénaltis resultantes de lances duvidosos, mas não me lembro de S. Ex. ter piado.
Porque será que o faz agora ???

Nota7 – Em Itália discute-se a possibilidade de utilizar as imagens televisivas para punir os jogadores que simulem Pénaltis. Em Portugal há quem diga que é aceitável que um treinador peça a um jogador que simule uma falta para conseguir a expulsão dum adversário.
Enfim, deve ser da longitude … e afinal de contas, que credibilidade tem a Liga Italiana ???
Nada que se compare com a Portuguesa !!!

Nota7 - Podem contactar-me para: vafm67@iol.pt

0 Comments:

Post a Comment

<< Home