Tuesday, May 06, 2014

sustentabilidade, energia e agricultura/turismo

.
Senhore(a)s;

« Na Natureza, nada se perde e nada se cria, tudo se transforma. »
LAVOISIER.

-) Não sei se no sec XVIII já existia o termo SUSTENTABILIDADE, mas a famigerada frase de Lavoisier mantém toda a sua pertinência e actualidade, agora que tanto se fala em Desenvolvimento Sustentável.

-) A SUSTENTABILDADE tem a ver com várias/muitas coisas, intuitivamente, a principal é a questão Energética. O Sol é a grande fonte de energia ( "primária" ) para o planeta Terra, se o Sol se "apagasse" as plantas não poderiam fazer a fotossíntese e, por si só, isso poria em risco a vida neste planeta.
Mas o Homem faz pouco uso directo da energia solar, utiliza os combustíveis fosseis ( Hidrocarbonetos: petróleo, gás natural, etc ) como grande fonte de energia para alimentar o desenvolvimento das nações, acontece que isso não é sustentável porque os hidrocarbonetos não são renováveis e por causa do CO2.

 http://videos.sapo.tl/vQuoeIeJtoH5EWbpatzm

« A ministra da Agricultura defende que sejam disponibilizados mais fundos comunitários para apoiar projectos de desenvolvimento rural aliado ao turismo. »

-) Eu não sou grande fã da Assunção Cristas, mas devo confessar que neste caso estou, no mínimo, 100% de acordo com a Senhora Ministra.

Pressuponho que com aquela frase a ministra queira dizer que, em Portugal, devemos fazer uma aposta forte no Turismo Rural e tentar conciliá-lo com a Agricultura, ou seja, lá no fundo acho que estamos a falar de Turismo/Desenvolvimento Sustentável ...

Eis as minhas ideias para um Turismo Rural/Sustentável forte/robusto com vista à criação de riqueza relevante para Portugal ...
 
A minha estratégia passa pela criação da Região mais Sustentável da Europa aqui na zona do Vale do Tejo "associado" a Lisboa:
( Dois eixos principais! )
- O Vale do Tejo pode fornecer energia renovável a lisboa;
- O Vale do Tejo pode fornecer produtos ( locais ) agrícolas ( alimentos de qualidade ) a Lisboa.
 
-) Infelizmente, as energias renováveis que mais se implementaram no País ( Eólica e Solar-fotovoltaica ) são pouco competitivas ( mais caras ) em relação aos hidrocarbonetos, mas acho que nesta altura do campeonato a tecnologia já evoluiu o suficiente para se conseguir viabilidade económica com a Biomassa e a Geotermia. 
 
-) A Companhia das Lezírias tem uma enorme área de 18000 hectares que se dividem principalmente em Floresta e terrenos agrícolas. Através dos resíduos florestais e de culturas energéticas podia-se conseguir a biomassa suficiente para uma grande central electrica de cogeração, assim vendia-se a electricidade e aproveitava-se o calor sobrante ( por exemplo ) para aquecer estufas ( eficiência energética ).
Podia-se começar com um Grupo Gerador ( por exemplo ) de 10-20 MW e depois ir aumentando o numero de Grupos e a potência total. 
 
-) Na Alemanha já se perfura a mais de 3000 metros de profundidade para se conseguir água quente ( vapor de água ) que alimenta uma turbina para gerar electricidade. Nós ( Vale do Tejo ) estamos sobre um dos maiores e melhores aquíferos da Europa, portanto também podíamos utilizar a Energia Geotérmica para produzir electricidade, e aproveitávamos o calor sobrante ( por ex. ) para aquecer estufas ( eficiência energética ).
Podia-se começar com um Grupo Gerador e depois ir aumentando a potência total.
 
-) Quando ( Vale do Tejo ) produzirmos energia renovável e alimentos de qualidade para Lisboa, acho que ninguém nos fará nenhum favor em considerar-nos uma Região Sustentável, mas para obtermos o almejado estatuto de Região mais sustentável da Europa teremos que implementar outras acções:
( Por exemplo )
- Começar já a pensar na produção de biocombustíveis de segunda geração,
- Aproveitamento dos resíduos agrícolas ( palha de arroz ) para substrato com vista à produção de cogumelos,
- Aumentar a população de abelhas com vista à polinização de novos pomares, 
- Cultivo de túberas na charneca,
ETC, ETC, ETC ...
 
Com o ESTATUTO de Região mais Sustentável da Europa na mão, acho que então será muito mais fácil conseguir turistas estrangeiros para o Turismo Rural de QUALIDADE no Vale do Tejo ...
 
Mas acho que o mais.pragmático/melhor mesmo será avançar com todas estas GRANDES questões em simultâneo ...
ENERGIA RENOVÁVEL ( Eficiência Energética ), AGRICULTURA E TURISMO!!!
 
Acho que devia haver um Projecto Integrado que englobasse todas aquelas áreas ...
Certamente que para elaborar um Grande Projecto Integrado teremos que o fazer por partes ( coerentes entre si ), recorrendo a Projectos PROVERE e Projectos PIN!!!
 
 
Com os melhores cumprimentos,
Vitor Alexandre Ferreira Monteiro.
.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home