Tuesday, March 24, 2009

.
Ex(a)s Sr(a)s
ERC


Venho por este meio apresentar queixa/reclamação contra toda a comunicação social desportiva portuguesa, por desavergonhada falta de rigor informativo que falseia por completo a Verdade Desportiva.
Não se tratam de artigos de opinião, refiro-me à cobertura feita pela comunicação social portuguesa do jogo da final da Taça da Liga, Benfica-sporting. Na apreciação sobre a arbitragem do jogo, nenhum órgão de comunicação social fez referência ao facto do Vukcevic ter agarrado de forma clara e ostensiva os calções do Maxi, isto no lance do golo do sporting.
Ora na cobertura de um jogo de futebol é pressuposto ser-se imaculadamente rigoroso e objectivo, principalmente tratando-se de uma área tão sensível como os casos do jogo relativamente à arbitragem.

Existem pequenas/GRANDES coisas bem demonstrativas do grau de prostituição intelectual a que chegaram os verdes-azuis e a comunicação social desportiva.
Ontem à noite ( Domingo ), antes de me deitar pensei em ir ver a minha caixa de correio electrónico, não havia novidades, então pensei em dar uma vista de olhos pelos fóruns e blogs desportivos Benfiquistas.
Num desses fóruns, um “user” que tinha visto o jogo in loco, dizia que tinha a certeza ( sem jurar pela vida de ninguém ) que o Vukcevic puxou os calções ao Maxi no lance do primeiro golo do sporting. A minha primeira reacção foi pensar que se tratava de um adepto do Benfica à verde-azul, daqueles que nunca tiram as lentes. Mas depois de mais algumas pesquisas, cheguei à conclusão que o referido “user” tem toda a razão, conforme se pode verificar no seguinte vídeo: http://www.dailymotion.com/video/x8qy6g_vukcevic-puxa-calcoes-de-maxi-perei_sport
É de referir que os vídeos que os Benfiquistas colocaram no YouTube, para denunciar os roubos e dualidades de critério anti-SLB, foram censurados e apagados. O mais certo é que o mesmo venha a suceder neste site.
É absolutamente inacreditável que uma pessoa em Portugal para ficar bem informada e esclarecida sobre as incidências de uma final da Taça da Liga, tenha que recorrer à consulta de fóruns e blogs desportivos. Este deve ser o único País do Universo, em que os fóruns e blogs desportivos afectos a um clube ( O Enorme SLB! ), são mais isentos do que a generalidade da comunicação social desportiva, pelo menos no que diz respeito à arbitragem, que como todos sabemos é ( quase ) sempre o centro das polémicas.
Agora só faltava o polvo verde-azul conseguir censurar e mandar apagar os fóruns e blogs desportivos afectos ao Enorme e Glorioso Benfica …

« Têm sido divulgadas na comunicação social várias opiniões que criticam, por vezes de forma veemente, alegadas violações graves de deveres éticos ou legais cometidas no "Jornal Nacional" de 6.ª Feira da TVI. Da mesma maneira, algumas dessas opiniões têm criticado o silêncio, a seu ver incompreensível, da Entidade Reguladora para a Comunicação Social a respeito desta questão.
Sobre o assunto, cabe esclarecer o seguinte: deram entrada nesta Entidade várias queixas que têm como objecto a alegada violação de princípios éticos ou legais por parte da TVI, no Jornal acima identificado.
Como é seu dever, a ERC pronunciar-se-á em tempo devido sobre essas queixas, apreciando as questões nelas colocadas. »

« Têm sido divulgadas na comunicação social várias opiniões que criticam, por vezes de forma veemente, alegadas violações de deveres ético-legais cometidas num anúncio da Antena 1 que têm passado na própria Antena 1 e na RTP. Diversos jornalistas têm ainda procurado saber junto da ERC se esta Entidade vai tomar alguma posição sobre esta matéria.
Sobre o assunto, cabe esclarecer o seguinte: deram hoje entrada nesta Entidade várias queixas que têm como objecto a alegada violação de princípios ético-legais por parte da RTP e da Antena 1, no anúncio acima identificado.
Como é seu dever, a ERC pronunciar-se-á em tempo devido sobre essas queixas, apreciando as questões nelas colocadas. »

Caso tenham memória curta, eu refresco-lhes-a: os dois parágrafos anteriores correspondem aos comunicados da ERC, respectivamente, dos dias 19-03-2009 e 21-03-2009 e foram integralmente sacados do vosso site.
Porque raio de razão emitem comunicados a prometer zelo na apreciação de algumas queixas, e nem sequer se dão ao trabalho de deliberar sobre as minhas ( queixas )?
Acham que eu sou Preto?
Ou será por ser Benfiquista?

Entre os órgãos de comunicação social visados, encontra-se obviamente o serviço público de rádio e televisão que é pago maioritariamente com o dinheiro dos contribuintes Benfiquistas.
Não acham isto grave … ???
Então consideram prioritária uma queixa contra a RTP e a Antena1 que tem a ver com uma banal questão de um spot promocional …
E não ligam nenhuma às questões de sistemática falta de rigor informativo destes órgãos de comunicação social públicos?

A bem ou a mal, a decisão é vossa, mas vão ter que cumprir a Lei e deliberar sobre as minhas queixas …
Nem que seja pela via Judicial!
Só é pena a desonestidade intelectual ainda não ser considerada crime …

Nota1 – Para vossa informação, eu não sou Preto, nem sequer tenho tez escura. E agora, vão emitir um comunicado a mostrar vontade de apreciar as minhas queixas?


Com os melhores cumprimentos
Vítor Alexandre Ferreira Monteiro
.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home