Monday, May 08, 2006

O Visconde Vulgar!


1 - Este é o 23º Campeonato Nacional de futebol que eu sigo com bastante acuidade, durante todo esse tempo ouvi e li milhares de vezes a expressão "golos consentidos".
Outra vez! Nos últimos 23 anos ouvi e li milhares de vezes a expressão "golos consentidos".
A expressão já foi utilizada com naturalidade e sem problemas ( nos mais variados contextos ) por toda a gente, treinadores, dirigentes, jogadores, jornalistas, comentadores ... presidentes do Rio Ave ... Viscondes de Alvalade.

2 - Na penúltima jornada, no calor do final de um jogo, o treinador do Benfica utilizou as expressões "golos cómicos" e "golos facilitados", as verdes-azuis virgens ofendidas farejaram uma oportunidade para mais uma vez desrespeitarem e ajavardarem o nome do Benfica, umas ( virgens! Onde? ) fingiram-se desfloradas e fizeram um escândalo, outras ofendem-se com o SLB "por tudo e por nada" e ajudaram ao escândalo.
Cambada de destrambelhadas! Orientem-se!
Insofismavelmente, enveredando pela interpretação à "má fila", a expressão que todos utilizaram normalmente e sem polémicas ( "golos consentidos" ), é consideravelmente mais comprometedora do que as expressões utilizadas por Koeman.
Na interpretação mais comum e correcta da expressão "golos consentidos", pressupõe-se que se tratam de consentimentos involuntários que não põem em causa o profissionalismo dos jogadores visados; assim como seria natural que na interpretação da expressão "golos facilitados", se partisse do princípio que se tratam de facilidades involuntárias que não põem em causa o brio profissional dos jogadores.
Porque foi diferente desta vez ... ???
Terá sido porque Koeman jogou no PSV ... ???
Obviamente que não, a histeria instalou-se entre as virgens verdes-azuis porque Koeman é o treinador do Benfica.

3 - Como estávamos na recta final do Campeonato, como existiam ainda muitas coisas importantes por decidir, a ansiedade das pessoas ( adeptos ) estava ao rubro, nesse sentido, Koeman devia ter pensado melhor aquilo que ia dizer, as suas declarações foram um tanto ou quanto precipitadas, prestaram-se a interpretações abusivas, pouco honestas e maldosas, acabaram por ser ligeiramente pouco felizes e despropositadas.
Mas nada, mesmo nada, que exigisse um pedido de desculpas por parte de Koeman, muito menos o escândalo que as virgens vulgares montaram.

4 - Passemos lá então a discutir com base na seriedade a questão da falta de excelência, sem traumas, a vulgaridade pela vulgaridade, sim, porque eu tenho a certeza quase absoluta que a grande maioria dos adeptos de Barcelona consideram todas as equipas Portuguesas como vulgares.
Vamos cingir-nos aos factos que podem ser aceites para além da dúvida razoável, sem complexos, a vulgaridade como ela é ...
I - Esta época o Benfica ganhou um troféu ( Supertaça ), o Liedson e o sporting não ganharam absolutamente nenhum. Pode ser provado até no Tribunal de Alvalade.
II - O Benfica chegou aos quartos de final da Liga dos Campeões deixando pelo caminho equipas míticas como o Liverpool e o Manchester, o sporting e o Liedson cairam aos pés de uma equipa dos Distritais da Europa logo na 1ª eliminatória da Taça UEFA. Pode ser provado até no Tribunal de Alvalade.
III - Actualmente, no mínimo, existem pr´a´i umas vinte equipas na Europa nas quais o Liedson não teria lugar a titular; na prova onde desfilam as melhores equipas Europeias ( Liga dos Campeões ), o Benfica chegou à fase onde estavam presentes apenas oito delas. Pode ser provado em qualquer Tribunal do Bom Senso.
IV - Para que a minha seriedade fique acima de todas as suspeitas, até acima da suspeita de Deus, vou fazer de Advogado do Diabo, mas não se acostumem ...
O sporting ficou em segundo lugar no Campeonato, o Benfica em terceiro.
Tragico-comicamente! Para os sportinguistas, esta não precisa de ser provada em Tribunal!

5 - Da análise cuidada destes factos, fico com a nítida sensação que, no mínimo, a vulgaridade do plantel do sporting é igual à do plantel do Benfica.
Não acha senhor verde-presidente ... ???

6 - Mas não fica por aqui a discussão da vulgaridade. Façamos uma retrospectiva dos acontecimentos que fizeram a polémica e o escândalo:
- A quente, o Koeman falou sem pensar e inadvertidamente fez declarações um pouquinho inconvenientes que punham em causa unicamente o Rio Ave.
- O presidente do Rio Ave foi hipocritamente oportunista, excedeu-se de forma inaceitável, caiu no ridículo com a exigência de um pedido público de desculpas, empolou e dramatizou a situação para tentar disfarçar a sua inépcia na persecução do objectivo da manutenção.
- Certa Comunicação Social explorou a vertente da especulação e do sensacionalismo amplificando levianamente a trapalhada.
- Fica a sensação que o Liedson lançou propositadamente mais achas com o intuito de alimentar a fogueira, talvez na tranquilidade de Alcochete ou do seu lar, talvez de forma premeditada, decidiu armar-se em espertinho, meteu-se onde não era chamado, e de forma provocadora pôs em causa e atingiu a defesa do Benfica.
- Depois das declarações do Liedson, impunha-se uma reacção dos dirigentes do Benfica na defesa do grupo de trabalho, o Vieira fê-lo em conformidade, respondeu exactamente na mesma moeda ao agente provocador. Atendendo às circunstâncias, a resposta do Vieira pode ser considerada normal/vulgar.
- Os jogadores do Benfica tiveram a elevação de se manterem sempre à margem da polémica.
- O verde-presidente-visconde respondeu ao Vieira de forma claramente insensata, fez considerações gratuitas sobre o plantel do SLB, pôs em causa os jogadores do Benfica que até tinham tido o cuidado de ficarem calados, os jogadores do Benfica não mereciam aquilo, foram atingidos de forma injusta pela vulgaridade rafeira do Senhor Visconde.

7 - Ele há vulgaridades normais e vulgaridades rafeiras. Vá, agora enfiem o rabinho verde entre as pernas ... e ... reduzam-se à vossa vulgaridade rafeira!

8 - Nada deve ser mais humilhante para um verde-azul, do que levar uma lição de um estrangeiro na sua própria terra. Para encerrar a polémica, o Koeman deu-lhes uma lição de serenidade e bom senso, limitou-se a dizer o óbvio ao mundo: « Não peço desculpa ao Rio Ave, simplesmente, porque sou suficientemente inteligente para perceber que não existe nenhuma razão para pedir desculpa ».
Desarmante!

9 - Nesta estória, há também a lamentar bastante, o desvario frenético com que certa Comunicação Social tentou crucificar o TREINADOR DO BENFICA.
Nesta confusão, o Koeman teve uma entrada pela porta pequena e uma saída pela porta grande, quase todos os outros intervenientes tiveram uma entrada pela porta grande e uma saída pela porta do cavalo.
Ao contrário do que quis fazer crer a verde-azul Comunicação Social, nesta "patetada", não foi o treinador do Benfica quem pior ficou na fotografia ... muito menos o seu Presidente ... inquestionavelmente!

10 - Quando eu era puto, quando um cão farejava ( mesmo que ao longe ) um gato, perseguia-o ferozmente. Hoje em dia isso raramente acontece, os antigos inimigos agora convivem em ( quase ) harmonia, os cães aprenderam a respeitar os gatos ...
Como é possível que os verdes-azuis ainda não tenham aprendido a respeitar o SLB e os seus adeptos ... ???
Os verdes(-azuis) têm a mania que são todos viscondes, mas no modo como tratam o Benfica, a maioria deles não são vulgares, nem rudes, são mesmo rafeiros!

11 - Eu não sou religioso, mas não ando por ai a insultar os crentes!
Quando será que os verdes-azuis conseguirão perceber que têm o direito de não gostar do Benfica, mas também têm o cívico elementar dever de respeitar o clube e os seus adeptos .... ???
Ainda no Domingo, na transmissão do jogo Paços-Benfica, numa jogada clara de cartão amarelo o azul comentador da TVI queria expulsar o Manuel Fernandes, mas numa entrada perigosa por trás em tesoura de um jogador do Paços sobre o Beto, lance mais susceptível de vermelho do que o anterior, o azul comentador limitou-se a dizer que era falta.
Isto numa altura de relaxamento do jogo e do Campeonato em que já estava tudo decidido, agora imaginem como será nas alturas mais acaloradas e tensas.
Será que o indivíduo nem sequer se apercebe que está a desrespeitar o SLB ... ???
Ele e a TVI que fiquem descansados, não vou cair na tentação ridícula de lhes exigir um pedido público de desculpas!
O desrespeito pelo Benfica está assim tão entranhado nos verdes-azuis ... ???
Será que lhes está escrito no código genético ... ???

12 - A julgar pelo rumo que as coisas ultimamente têm levado, os verdes além do património vão também vender a dignidade, vão acabar por fazer um acordo para as eleições na Liga com o mafioso-mor do futebol português.
Depois da dignidade, não lhes restará nada, absolutamente nada!

13 - Pelas notícias que têm vindo a público, a nova Lei de Bases do Desporto ( mais ano menos ano ) acabará por ser uma realidade, é uma legislação que contempla a autonomia da arbitragem do futebol, é um mecanismo de regulação que zela pela verdade desportiva, os árbitros ficam menos à mercê dos caprichos dos dirigentes dos clubes.
Partindo destas premissas, parece-me que os verdes-dirigentes se convenceram que têm de conseguir rapidamente um acordo ( a qualquer preço para o futebol português ) com o pinto da costa, eles convenceram-se que têm de aproveitar agora enquanto a arbitragem ainda não é autónoma e está ainda relativamente vulnerável, eles convenceram-se que assim voltarão a ganhar outro Campeonato com 18 ou mais pénaltis.

14 - Não se iludam! Para acabar a sua carreira de dirigente desportivo de cabeça bem erguida, o pinto da costa precisa pelo menos de recuperar alguma da credibilidade perdida. Para acabar a sua carreira com chave de ouro, o pinto da costa precisa de ganhar ainda mais títulos.
As eleições para a Liga são o meio de conseguir os seus objectivos, uma aliança com o sporting viria mesmo a calhar, com uma vitória na Liga o pinto da costa recuperaria automaticamente alguma da sua credibilidade. Mas como o tempo urge, a partir daí o sporting ficaria a atrapalhar na persecução do objectivo da conquista de mais títulos.
Os verdes estão a pôr-se mesmo a jeito para serem usados e depois descartados!
Eu estou-me absolutamente borrifando para os verdes, o que me preocupa é o rombo que a credibilidade do futebol português pode sofrer com estes golpes palacianos!
Seria um enorme retrocesso!

15 - Principalmente agora que os escândalos a nível internacional se sucedem, condição suficiente para as pessoas ficarem com maior tendência a levantarem suspeitas ...
Espero que os dirigentes dos clubes não optem pelo "aventureirismo" leviano, espero que tenham bom senso e que com as eleições para a Liga consigam uma boa solução para a credibilização e normalização total do futebol português.

FORÇA PORTUGAL ... !!!
FORÇA PORTUGAL ... !!!
...
...
...
FORÇA PORTUGAL ... !!!



Nota1 - Os jogadores do Benfica estavam mesmo a precisar de férias, aproveitem-nas bem para dar uns mergulhos refrescantes e revigorantes, bem precisam. Relaxem bem os músculos, a ver se na próxima época correm pelo menos mais um pouquinho ...

Nota2 - O primeiro golo do Paços foi cómico e bastante consentido ... de forma involuntária ... naturalmente!
Confio piamente que o Moretto não irá cair no ridículo de me exigir um pedido de desculpas!

Nota3 - Eu que já por várias vezes critiquei severamente o Paulo Bento, desta vez uma palavra de apreço para a sua postura calma e serena durante toda a polémica da semana anterior.
PALMAS!
Quando existe um mínimo de bom senso de todas as partes ... as pessoas acabam por resolver as suas diferenças!
Elementar meus caros ...

Nota4 – BOA SORTE SENHOR KOEMAN … !!!
ATÉ SEMPRE SENHOR KOEMAN … !!!

.

1 Comments:

At 8:17 AM, Anonymous Anonymous said...

Ele há vulgaridades normais e vulgaridades rafeiras. Vá, agora enfiem o rabinho verde entre as pernas ... e ... reduzam-se à vossa vulgaridade rafeira!


óóóh...óh...óh...óh

 

Post a Comment

<< Home