Friday, March 24, 2006

Guerra Fria?


1 - Pronto, vejo-me novamente compelido a ter que atirar mais um grão de areia, para desmascarar os jornalistas e comentadores desportivos esquizofrénicos deste país.

2 - Uma vez li que, um estudo apontava para mais de um terço ( cerca de 3,5 milhões de pessoas ) os Portugueses que sofrem de alguma patologia a nível mental.
Na altura achei os números "sensacionalisticamente" exagerados, agora estou absolutamente convencido da justeza dos ditos.
Nos dias de hoje, conseguir manter a total sanidade mental é uma autêntica façanha!

3 - Nascido pr´ aí na década de 40 ( suponho eu de que ), Jonh Nash era (é?) " Uma Mente Brilhante", um dos melhores Matemáticos do Planeta. Mas por mais incrível que pareça, aquela mente transcendente que lidava de forma brilhante com a complexidade e a lógica ( Matemática ), tinha um grande e paradoxal desvio à norma, Nash sofria de esquizofrenia.
A sua astronómica mais valia mental, era também a causa do seu grave problema, desde os tempos de Universidade que Nash sofria de alucinações, a sua mente criava amigos imaginários e confundia-os com a realidade, provavelmente para tentar compensar a sua solidão.
Como Nash sempre teve um comportamento um pouco bizarro, o seu problema passou despercebido até por volta dos 30 anos. Sem ajuda ( médica ) profissional a esquizofrenia foi-se agravando, a partir de determinada altura, em situações de stress começou a ter comportamentos cada vez mais estranhos, numa conferência ficou paranóico e teve de ser internado compulsivamente.
Mais uma vez a sua mente brilhante deixou-o ficar mal, acusava o Psiquiatra que o tentava ajudar de ser um espião Soviético, estávamos no auge da Guerra Fria.
Do mal o menos, Nash acabou por ter alguma sorte porque pôde contar sempre com o apoio e ajuda incondicional e Divinal da sua esposa ( se assim não fosse, o mais certo era ter sucumbido ), esta conseguiu levá-lo a aceitar que tinha um problema,.
Dado esse passo decisivo, as coisas melhoraram significativamente, Nash passou a tomar medicação adequada e conseguiu fazer uma vida com relativa normalidade, não tinha vergonha de falar do seu problema e até fazia humor com a situação.
Ganhou o Prémio Nobel em 1994.

4 - No Benfica-Braga houve 4 lances dentro das áreas que deixaram ( pelo menos ) algumas dúvidas, 3 dentro da área Bracarense e 1 na área Benfiquista.
O jornalista de serviço do record ( salvo erro, josé ribeiro ), obviamente que, por mero acaso, apenas conseguiu ver o lance na área do Benfica, e, lance esse, obviamente que, por mero acaso, nem sequer era o mais passível da marcação de grande penalidade.
Cegueira selectiva ... !?!
Esquizofrenia ... ?!?

5 - Vamos lá então analisar esses lances com rigor e competência:

I) Há um cruzamento largo da asa esquerda do ataque do Braga, dentro da área, o Petit apercebe-se que na posição em que estava não consegue chegar à bola porque ele ia muito alta, começa a recuar para se enquadrar com o lance, o Delibasic armou-se em "macaco" e aproveitou para se colocar estratégica e convenientemente atrás do Petit de modo a forçar o contacto, depois foi só deixar-se cair para "cavar" o pénalti.
Se o Delibasic tivesse apenas a intenção de fazer o cabeceamento, tinha-se colocado ao lado ( e não atrás ) do Petit porque era a forma mais lógica e ortodoxa de disputar o lance, aliás, o "dito cujo" nem sequer conseguiu ser muito subtil, quando se deu o contacto a bola ainda estava relativamente longe ( 1-2 metros ) e, no mínimo, é tão legítimo dizer que o Delibasic impediu o Petit de jogar a bola como o contrário.
Nenhum dos jogadores tinha boa vantagem, nenhum jogador ganhou posição clara na disputa do lance, mas era o Petit o jogador em ( ligeira ) melhor posição para chegar à bola, foi o Benfiquista quem mais perdeu com aquele contacto e queda.
Porquê então penalizar o SLB ... ???
A verdade verdadinha é que quando o Petit começou a recuar , o Delibasic nem sequer estava na direcção da trajectória da bola, muito menos estava no local onde se deu o contacto, deslocou-se furtivamente para lá de modo a forçar o contacto e "cavar" o pénalti.
Mal de um jogo em que a "macaquice" e/ou a "chico-espertice" compense!
O nosso(?), mil perdões, o vosso zé segue a regra de ouro da Comunicação Social ...
Em caso de dúvida prejudica-se o Benfica ... !!!

II) Há uma bola bombeada para a área Bracarense, o Nuno Gomes força o contacto e deixa-se cair para "cavar" o pénalti. Lance análogo ao anterior.

III) Dentro da área Bracarense o Nuno Gomes corresponde a um cruzamento e cabeceia a bola, o defesa do Braga estava a cerca de 1-2 metros, por instinto encolhe-se com os braços em movimento ( maioritariamente considerado, pelo menos com estas equipas ) "não suspeito" e a bola acaba por lhe embater num dos braços.
Se fosse a favor dos lagartos-bimbos certamente já não seria bem(?) assim ...
Lance de "bola na mão"!

IV) Dentro da área Bracarense o Manduca tenta driblar o defesa ( se não me engano, o Nem ), na sequência do lance o Benfiquista acaba por cair. Na jogada corrida a minha intuição não me disse nada, na primeira repetição fiquei com a sensação que se tratou de um lance normal em futebol, fiquei com a sensação que o Nem tocou ligeiramente com o tronco no ombro do Manduca e ele se deixou cair.
Mas na última repetição, aquela de longe com o ângulo de filmagem mais favorável a uma análise correcta, fiquei com a nítida sensação que o lance era passível de grande penalidade. O Manduca ia a arrancar em velocidade ( estava inequivocamente em melhor posição para chegar à bola ), quando levou um toque ( do Nem ) na perna esquerda suficiente para o desequilibrar e provocar-lhe a queda.
Sem margem para dúvidas, apesar de ser de difícil percepção, dos 4 lances este era de longe o mais passível de grande penalidade.
O resto é conversa de esquizofrénicos e "ceguinhos selectivos" ... !!!
Como sempre, para a Comunicação Social ...
Em caso de dúvida prejudica-se o Benfica ... !!!
Ó vosso zé ...
Abre os olhos mula!
O vosso zé, no mínimo, sofre de “cegueira selectiva” … !!!

6 - Agora que o Campeonato se aproxima da recta final, fase em que tudo se irá decidir, os níveis de esquizofrenia irão aumentar exponencialmente.
Alucinações em larga escala que certamente acabarão por se tornar paranóia aguda anti-vermelha!
É o auge da nossa Guerra Fria ... !!!


Nota1 - Nos lances polémicos do Benfica-Braga, anteriormente, nem sequer me referi à expulsão do Luís Filipe porque se trata de um lance típico de cartão.
Na esmagadora maioria dos lances como aquele os árbitros mostram amarelo!
Ponto final!

Nota2 - Pelos vistos o vosso zé não passa de um nostálgico da Santíssima Aliança, os tempos em que os lagartos obtiveram a "Guinness Book" marca de 18 pénaltis, sendo a maioria deles muito mais ridículos do que o lance entre o Petit e o Delibasic.
Com pénaltis daqueles, facilmente o vosso zé arranjaria para o sporting uma nova e mais elevada "Guinness Book" marca.
Pobre zé anacrónico!
Com os tempos "stressantes" que se aproximam ...
Será o zé um sério candidato a esquizofrénico paranóico ... ?!?

.

Nota3 – Em Inglaterra ( Liga do futebol espectáculo e do fayr play! ), os lances do Nuno Gomes e do Delibasic seriam mais passíveis de amarelo do que pénalti!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home