Monday, February 09, 2004

HARD CORE




Es Senhores


A estratégia


Um participante dum fórum, numa mensagem para mim enviada, dizia a certa altura, " acho que tens razão quanto aos factos apresentados, mas devias ser mais moderado na linguagem e nas conclusões daí retiradas, senão corres o risco de ser como eles ".
Devo dizer que respeito profundamente a opinião do participante mas não concordo com ela. Lá no fundo, até tenho uma pontinha de inveja da nobreza de sentimentos evidenciada, mas eu sou acima de tudo um racionalista. Há questões em que um indivíduo não se pode levar pelos sentimentos, mas tento ser justo.
Em princípio sou contra a guerra, mas se Portugal for invadido, evidentemente que acho que nos devemos defender. Este é um caso paradigmático, em como, em determinadas questões, a componente racional deve prevalecer sobre a sentimental.
Se houver uma troca de tiros entre polícia e ladrões, como é óbvio, isso não quer dizer que a policia seja igual aos ladrões, trata-se apenas de uma solução de recurso.
Apesar de ser uma pessoa pouco viajada, aconteceu que há uns tempos, fui uns dias a Itália. Lá quase ninguém fuma em locais públicos, desde restaurantes, comboios, estação dos comboios, etc...
Sim quase, porque no nosso grupo de Portugueses, quase todos fumavam, assim como num grupo de Espanhóis com o qual, nos cruzámos ocasionalmente.
A isto chama-se respeitar os outros. Sim na Itália, que é conhecida como o País da Máfia, as pessoas respeitam os outros. Ainda mais, aconteceu por várias vezes eu reparar, que os jovens, tiravam as pastilhas elásticas da boca, e colocavam-nas no caixote do lixo. Em Portugal, devem-se contar pelos dedos das mãos, os jovens que fazem isso.
Deve ser por isso, que nos Países mais desenvolvidos, as coisas funcionam. Toda a gente respeita os outros, e assim as pessoas confiam umas nas outras.
Em Portugal, quase ninguém respeita ninguém. Desde políticos, dirigentes desportivos, comentadores políticos, comentadores desportivos, cidadãos anónimos, quase toda a gente mente, com a naturalidade de quem respira, e denota uma incoerência e hipocrisia, por demais evidentes. É uma autêntica anarquia.
Depois há aqueles, que mentem descaradamente com quantos dentes têm na boca, e demonstram uma incoerência e hipocrisia, de bradar aos céus. Esses vivem única e exclusivamente para tentar enganar os outros.
Com esses, assim como com os criminosos e os terroristas, temos de ser determinados, firmes e até implacáveis, porque geralmente são gente mesquinha, oportunista e abusadora. Daquele tipo de criaturas, às quais nós damos a mão, e elas com uma das suas mãos puxam-nos o braço e com a outra apertam-nos o pescoço. Se não reagirmos de forma enérgica, esses vampiros, depois de nos apertarem o pescoço, sugam-nos o sangue.
Se todos tivermos uma atitude passiva e determinada pela nobreza de sentimentos, esses canalhas apoderam-se do destino da nossa sociedade. Alguém tem de dar o corpo ao manifesto, dar luta a esses canalhas para os manter à distância e no seu devido lugar.
Eles atacam-nos com a mentira, a incoerência, a hipocrisia e o oportunismo, eu defendo-me somente, e apenas em alguns casos, com uma linguagem agressiva. Constata-se portanto, que até sou uma pessoa bastante comedida.
Mas o mais extraordinário ... o mais incrível ... o mais revoltante, é a forma como certas criaturas tentam enganar os outros. Mentem descaradamente, e utilizam argumentos rafeiros e completamente rascas. Como se os outros, fossem todos uma cambada de BURROS! É preciso lata! Quando me quiserem chamar BURRO, prefiro que mo digam na cara.
Mentir é uma falta de respeito e de consideração pelos outros, mas mentir desta maneira é pura e simplesmente asqueroso. Eu não sou nenhum génio, mas caramba, também não admito a ninguém que me tratem descaradamente como BURRO.
Se for enganado por " um Einstein ", consigo sobreviver facilmente, mas ser enganado por um Parolo destes, seria a humilhação suprema. Quando me tentarem enganar, ao menos que o façam com um mínimo de classe e de subtileza.
Por vezes, há que dar um murro na mesa, agitar as consciências, para mostrar que não andamos a dormir, e isso também se consegue com uma linguagem agressiva.


Nota – Parabéns ao Gondomar pela excelente vitória alcançada na Luz.


Glória do Ribatejo, 19/11/1992

Com os melhores cumprimentos Benfiquistas

Vítor Monteiro



Es Senhores


Nostalgia e má-educação, ou o regresso dos débeis mentais e inimputáveis


Os meus avôs nasceram num local rústico. Os meus pais nasceram num local rústico. Eu nasci num local rústico.
Quando eu era pequenino, um dos meus avôs, tinha uma parelha de bois. Para os distinguir ele tratava-os pelos nomes. Eu aprendi com ele, e para distinguir os bois, tratava-os pelos nomes.
Quando eu aprendi a ler, o meu avô ofereceu-me um livro de provérbios. Um dos provérbios dizia: " Devem-se tratar sempre os bois pelos nomes ".
Aqueles bois desapareceram, o meu avô faleceu, mas hoje em dia, e numa singela homenagem ao meu falecido avô, eu continuo a tratar os bois pelos nomes.
Disse-me alguém, um destes dias, que eu às vezes trato os outros, com uma linguagem ofensiva. Pensava eu ( pelos vistos na minha crónica ingenuidade de menino e moço ), que os maus da fita eram os mentirosos, os hipócritas, os desonestos, e por aí adiante...
Afinal o mau da fita sou eu, que me limito a tratar os bois pelos nomes, e a dizer a verdade, só a verdade, e mais nada sem ser a verdade.
Vamos a ver se nos entendemos, eu na minha opinião penso que, quem mata são os assassinos, quem viola mulheres são os violadores, quem viola crianças são os pedófilos, quem esquarteja seres humanos vivos são os psicópatas, etc, etc, etc...
Assim como, quem mente com frequência são os mentirosos, quem faz palhaçadas com frequência são os palhaços, quem diz coisas sem nexo com frequência são os débeis mentais, e quem frequentemente pura e simplesmente não faz ideia daquilo que diz são os inimputaveis, e por aí adiante...
O resto é conversa de Pseudo-Puritanos e Pseudo-Moralistas.
As pessoas decentes preferem a verdade cruel, à mentira bondosa.
" QUE MAL-EDUCADOS! Afinal de contas, só mandei matar uns míseros seis milhões deles, e já me chamam Criminoso de Guerra ". Deve ter sido o que Hitler pensou dos Judeus. Agora já percebo, porque é que os Israelitas têm problemas com todos os seus vizinhos. É que os seus ascendentes eram todos uns Mal-Educados.
Agora que já estão todos esclarecidos, e espero que convencidos, vou passar à carga.
Quem se indignou e vociferou contra o Benfica, por causa dos lances de Pénalti, nos jogos com o Moreirense e o Leiria, e agora diz que o lance do João Manuel Pinto sobre o Pepa é Pénalti, ou são Débeis Mentais e Inimpútaveis, ou então querem comer os Benfiquistas por parvos. Mas como os Benfiquistas não se deixam comer por parvos...
Mas quem se indignou e vociferou contra o Benfica, por causa dos lances de Pénalti, nos jogos com o Moreirense e o Leiria, e agora diz que o lance do João Manuel Pinto sobre o Pepa é Pénalti, e afirma que o lance do Cristiano Ronaldo no jogo com o Gil-Vicente é Pénalti, e pensa que o árbitro do Porto-Benfica esteve bem, e permanece impávido e sereno com a vergonhosa arbitragem do Setubal – Porto ( isto só para citar alguns casos ), certamente são criaturas com mentes doentias, em avançado estado de crónica demência. SÃO MANÍACOS OBCECADOS PELA PERSEGUIÇÃO AO BENFICA. Estas criaturas precisam de apoio psicológico urgente, sério e contínuo, isto para a própria protecção e sobrevivência da nossa sociedade.
Mas quem além disso, a época passada afirmou que o lance do Armando no Sporting - Benfica, e o lance do Santa Clara – Sporting, eram Pénaltis, e esta época nem referência fez a um lance de mão na bola, na área da Académica, a outro na área do Santa Clara, e a outro na área do Paços de Ferreira, nos jogos com o Benfica, certamente são criaturas cuja Evolução Natural, ainda não atingiu a fase de Símios Desmiolados, isto sem ofensa para ninguém. Refiro-me aos Símios, claro está, que segundo alguns especialistas de competência Universalmente reconhecida, são animais selvagens, mas honestos, dignos e coerentes, coisa de que muitas criaturas ditas civilizadas, não se podem gabar ( Ah, a propósito, quando forem visitar o Zoológico, não passem na zona dos Macacos, para não serem gozados ).
Mas quem além disso ainda, a época transacta afirmou que o lance do Armando no Sporting – Benfica era Pénalti, e agora afirma que o lance que deu origem ao golo do Benfica , no jogo com o Varzim, não era Pénalti ... bom confessso que folheei o Dicionário de ponta a ponta, e por várias vezes, mas não encontrou palavras para definir essas criaturas. No entanto sempre poderei adiantar, que é de fazer rir à gargalhada as pedras mais carrancudas da calçada.
Quando estas criaturas, para poderem atacar o Benfica, se prestam a estas figuras, perdendo a noção do ridículo e até do patético, está tudo dito.
Para fundamentar o que digo proponho o seguinte desafio. Pegamos nas imagens de todos os lances, por mim referidos anteriormente, e interpelamos um grupo de Espanhóis para sabermos quais as suas opiniões. Depois tiramos as devidas conclusões.
Alguém me dá o prazer, de ver a cara de quem passa por Símio Desmiolado? Vá lá sejam audazes, porque a sorte protegê-los-á. Não acham?


Nota1 – Neste País em que ninguém confia em ninguém, e aproveitando-se desse facto, os vigaristas e os hipócritas, tentam enfiar tudo no mesmo saco. Evidentemente que as pessoas com um pingo de bom-senso e de boa-fé sabem que temos que separar as águas. Os clubes têm o legitimo direito de defender os seus interesses, desde que o façam de forma séria e com argumentos verdadeiros, e não recorrendo à falsidade e à mentira. Se o presidente do Varzim tivesse um pingo de vergonha na cara, nem se tinha referido ao jogo do ano passado com o Benfica, que foi um dos que teve uma das arbitragens mais tendenciosas, dos milhares de jogos que eu vi até hoje.

Nota2 – Nunca me passou pela cabeça, ter de repetir já a próxima " Nota ".

Nota3 – Apesar dos Sportinguistas e Portistas Desmiolados que lerem esta missiva, ficarem, ou deverem ficar de sobreaviso, aposto que no futuro acabarão por cometer o mesmo erro. É uma questão de esperar para ver. Está-lhes no sangue de energúmenos.

Nota4 – Acho que vou ter de repetir a nota anterior muitas vezes.

Nota5 – Ah, não se esqueçam das vossas carapuças ... é que o tempo está a ficar frio.


Glória do Ribatejo, 25/11/1992

Com os melhores cumprimentos Benfiquistas

Vítor Monteiro



Ex. Senhor
Rui Cartaxana


Sua Excelência é uma pessoa inteligente, e certamente desde o princípio se apercebeu que nunca foi um dos visados pela minha linguagem pouco ortodoxa, qualquer das maneiras fica-lhe bem essa preocupação com o bom-nome dos seus colegas de profissão.
Mas nunca se esqueça que em Portugal existe uma tendência patológica para o corporativismo !!!
No entanto, oportunamente irei colocar-lhe algumas questões que me parecem pertinentes, se me der respostas satisfatórias prometo-lhe que nunca mais voltarei a utilizar linguagem imprópria em relação aos ditos cujos.
Como vê é muito mais fácil ser bem-educado do que honesto, mas eu só sou bem-educado com quem o merece.
Como disse alguém algum dia: « O Benfica é sempre o Benfica ».
Agora acrescento eu: « Um filho da puta é sempre um filho da puta ».


Glória do Ribatejo, 26/01/1994

Com os melhores cumprimentos Benfiquistas

Vítor Monteiro



Exº Senhor
Rui Cartaxana


Confesso que fico completamente babado quando vejo o meu nome no jornal ( até já me pediram autógrafos ) mesmo que não seja pelas melhores razões, no entanto por uma questão de rigor venho por este meio informá-lo que na última semana não enviei nenhuma carta, nem publicável nem impublicável, para o vosso jornal.


Glória do Ribatejo, 31 de Janeiro de 1994

Com os melhores cumprimentos Benfiquistas
Vítor Monteiro


Nota1 - Agora que a morte do Fehér faz parte do passado, já podemos voltar à rotineira pequenez das nossas vidinhas e às nossas guerras mesquinhas.


Nota2 - URGENTE !!! NEUROLOGISTA PRECISA-SE !!!
Sobre o Guimarães-Boavista e o Sporting-porto já tudo foi dito, no entanto uma referência para um artigo completamente delirante e paranóico de um pretenso intelectual da nossa praça ( ou será do Equador ??? ), a criatura é afectada por prolongada paragem cerebral cada vez que opina sobre o fcp, como dizem os teenagers da minha Santa Terrinha, o cota tem o cérebro todo queimado. Como diria a minha avó:
« Um intelectual destes dá pena e mete dó ».
Sejamos claros, o fcp levou um banho de bola em Alvalade !!!
O resto é conversa e birras de meninos mimados !!!


Nota3 – Vocês viram o estado do relvado do clube mais organizado do Mundo e arredores ???
Depois da milésima ( ou será milionésima?) primeira tentativa de inauguração do novel estádio do dragão em jogos da Superliga o relvado encontrava-se naquele estado , o que já levou e UEFA a escolhê-lo para a final do Europeu … de … futebol … de … praia …
Cambada de provincianos completamente pacóvios … !!!
Depois ainda nos querem dar lições de organização … !!!


Nota4 - O que será preciso acontecer para que os árbitros assinalem pénalti a favor do Benfica ???
Nos lances duvidosos dentro da área as criaturas apitam sempre contra o Benfica !!!
No Sporting-porto a grande maioria dos jornalistas considerou o lance do Paulo Ferreira sobre o Liedson pénalti, mas agora muitos deles nem sequer fazem referência aos lances sobre o Simão na área do Belenenses …
É a chamada coerência à cagadores de larachas … !!!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home