Wednesday, May 04, 2016

agricultura familiar : estruturas baixas/artesanais

.
AGRICULTURA FAMILIAR : ESTRUTURAS BAIXAS/ARTESANAIS

-) Em tudo na vida se deve ( pelo menos tentar ) encontrar o melhor ponto de equilíbrio, é inevitavelmente assim também na questão da descentralização versus centralização.

-) Parece que o Freitas do Amaral, e mais uns tantos subscritores, estão contra a Centralização ( Espanholização ) dos Bancos em Portugal.
Mas afinal porquê meus senhores???
Se em Portugal quase só existem trafulhas, e se os Bancos/Banqueiros Portugueses como "bons" portugo-trafulhas que são já roubaram milhares de milhões de euros que os otários dos contribuintes à força terão que pagar ...
Então porquê continuar a insistir em pôr os Bancos nas mãos dos "mesmos" ( portugo ) trafulhas??? 
Para eles roubarem mais uns milhares de milhões!!??

-) Pois eu estou-me absolutamente fodendo para a nacionalidade, a cor, a religião, a orientação sexual, ou lá qualquer outra merda que seja, dos donos dos Bancos ...
DESDE QUE ELES NÃO NOS ROUBEM O DINHEIRO!!!

-) Por mim até podiam CENTRALIZAR todo o sistema financeiro nas mão de uma única pessoa como o Bill Gates ...
Confio muito mais nele do que em 9999998 portugas!!!

E por falar em pontos de equilíbrio, voltemos à Agricultura ( Familiar ) ...

-) Eu não tenho absolutamente nada contra o desenvolvimento e o progresso, bem pelo contrário, e assim sendo não tenho absolutamente nada contra os arranha-céus ...
Mas deve ficar bem claro que nem sempre estruturas altas são a melhor solução!

E estruturas altas não são de certeza a melhor solução pra a Agricultura Familiar!!!

-) Se um agricultor cultivar por exemplo alfaces, como elas estão ao nivel do solo ...
Para que precisa de uma estufa com 4-5 metros de altura???
SÓ SE FOR PARA QUEIMAR MAIS DINHEIRO/SUBSIDIOS QUE A EU NOS DÁ!!!!

Qualquer das maneiras não é de alfaces que eu quero falar, mas sim de culturas que se possam conduzir e podar, como por exemplo as solenáceas, as cucurbitáceas e as arvores de fruto ....

-) Começo por dizer algo que qualquer agricultor do Sec XXI que se preze tem obrigatoriamente que saber : os sistemas de condução e as podas de certas culturas são MUITÍSSIMO MUITO MAIS INMPORTANTES do que parece à primeira vista.
Um bom sistema de condução em conjugação com podas optimizadas feitas na altura certa podem melhorar bastante as produtividades e os rendimentos das culturas, tanto a nível da quantidade como da qualidade.

Volto a frisar bem frisado que qualquer agricultor devia saber isto muito bem na ponta da língua ...
NEM QUE FAÇA APENAS AGRICULTURA DE SUBSISTÊNCIA!!!

Alguém de direito que faça chegar esta informação preciosa a todos os cantos do Mundo ...
EM NOME DE ALGO MAIOR COMO O COMBATE À SUB-NUTRIÇÃO E À FOME!!!

-) Geralmente a agricultura de alto rendimento está associada a estruturas complexas e caras, mas não tem necessariamente que ser assim, podem-se ter altas produtividades e rendimentos com estruturas relativamente simples e baratas.
É O CASO DAS ESTRUTURAS BAIXAS PARA SISTEMAS DE CONDUÇÃO!!!

-) Nos últimos tempos estudei meticulosamente tudo o que de melhor se faz no Mundo a nível de sistemas de condução e podas, principalmente de solenáceas, cucurbitáceas e arvores de frutos.
Para completar o meu estudo, e depois poder tirar as minhas conclusões, decidi construir no meu próprio quintal/horta estruturas baixas ( 1 metro de altura ) para cultivar solenáceas e cucurbitáceas.
As coisas estão a correr bem e até já comecei a fazer podas!!!

-) O mais inacreditável é que às vezes a "sorte" ( como agora está na moda/boca de alguns medíocres, ignorantes e lagartos burros!!! ) protege mesmo os audazes.
Então é assim: quanto mais me esforço e estudo/trabalho ( principalmente com os neurónios pragmáticos e funcionais, e não com os neurónios  alienados da verde estupidez trafulha e mafiosa ) mais aprendo.

E AGORA ATÉ ME DOU AO LUXO/ARROGÂNCIA DE TER A CERTEZA ABSOLUTA QUE EM PORTUGAL NINGUÉM ME ENSINA A GANHAR DINHEIRO NA AGRICULTURA UTILIZANDO SISTEMAS DE CONDUÇÃO E PODAS!!!

ABSOLUTAMENTE NINGUÉM!!!

-) E mais inacreditável ainda é que eu já nem preciso de continuar com o cultivo das solenáceas e cucurbitáceas ( na minha horta ) para poder tirar já conclusões ...
E já sei como obter resultados mais ou menos parecidos com os profissionais que utilizam estruturas caras ( estufas modernas e caras em que as plantas crescem pelo menos até 2 metros de altura ).
Mesmo que tenha menos 10-20-30% de produção, em termos de ganhos finais eu fico claramente em vantagem porque utilizo estruturas baixas e artesanais que serão 30-50 ( ou até mais! ) vezes mais baratas do que as estufas modernas e altas.

-) Em Portugal ninguém me ensina a ganhar dinheiro com culturas conduzidas, mas obviamente que o caso muda logo de figura se falarmos da Holanda.
Os Holandeses são pura e simplesmente os melhores do Mundo em estufas!
Eu sei que tradicionalmente os Holandeses deixavam as plantas, como por exemplo os pepinos ou os pimentos, crescerem até 2 metros de altura, e sei também que ultimamente alguns produtores Holandeses andam entusiasmados com um novo método de cultivo a que chamam High Wire.
A principal diferença em relação ao método tradicional é que agora as plantas crescem até 3,2 metros de altura ...
Mesmo que consigam um pequeno aumento de produção, duvido que isso compense o encarecimento das estufas, visto que com o High Wire elas terão de ser mais altas.
MAS COMO ELES SÃO OS MELHORES DO MUNDO ...
PROVAVELMENTE A MINHA DUVIDA NÃO TEM RAZÃO DE SER!!!

-) O mais inacreditável ainda é que, depois deste estudo aprofundado, agora que tudo se encaixa ( quase ) na perfeição dentro da minha cabecinha, chego à conclusão que os sistemas de condução e as podas nem são muito complicados ...
- Basta ter mente aberta e livre de ideias pré-concebidas/preconceitos,
- E também raciocinar principalmente com os neurónios pragmáticos e funcionais, e não com os neurónios alienados da verde-azul estupidez/trafulhice/mafia.

O vuvuzela de carvalho é a prova viva da indisfarçável mediocridade deste país...
Como é possível que em pleno sec XXI um aldrabão rafeiro, trafulha e mafioso como aquele se consiga afirmar e continue impune e alegremente à frente de um dos maiores clubes de Portugal????
MISERÁVEL PAÍS ESTE!!!

Para complementar o parágrafo anterior, devo acrescentar que, em todo o Mundo, somos certamente o povo mais burro e que menos soube/sabe aproveitar as excelentes condições que temos para o desenvolvimento da Agricultura ...
SOMOS O POVO DA EXTREMA BURRICE AGRICOLA!!!

Nota - antes que me chamem demente, entre outras coisas bem piores, devo esclarecer que quando num dos parágrafos anteriores falava em produções parecidas com os profissionais das estufas caras, me referia a estufas sem climatização como as Espanholas, e não aquelas com sistemas de climatização caríssimos como as Holandesas.

TUDO NA VIDA TEM UM PONTO DE EQUILIBRIO!

PELOS VISTOS, EXCEPTO A ALIENAÇÃO E ESTUPIDEZ MAFIOSA VERDE-AZUL!!!
.
 

0 Comments:

Post a Comment

<< Home