Thursday, May 22, 2014

marketing e contactos

.
Ex(a)s Senhore(a)s;

-) Ao contrário do que se costuma dizer: eu não acho que seja muito mais importante saber vender do que saber produzir. Alias, em rigor, essa ideia parece-me, no mínimo, um pouco "apatetada".
Essa estória de vender frigoríficos a esquimós, não passa disso mesmo, uma ESTÓRIA ...
Sem um bom produto, não existe estratégia de marketing que nos salve!

-) Foi por isso mesmo que eu passei mais de 7 anos a aprender a produzir produtos agrícolas com qualidade: como eu já tenho a mania que sei produzir bem/diferenciado, comecei agora a FASE do tentar aprender a vender BEM.
Por isso, ultimamente tenho visto sofregamente um programa televisivo que dá pelo nome de Shark Tank ( Lago dos Tubarões ).
Realmente o Marketing é muito importante mas por si só não faz magia, sem um produto atraente/"certo" só ( quase ) por milagre se conseguirão bons resultados.
Uma BOA formula passa por ter um bom produto e um bom Marketing!!!
A formula INFALIVEL passa por ter um bom produto, bom Marketing ... e bons contactos!!!
Existem pessoas com bons produtos e até com boas estratégias de Marketing ...
Muitas vezes faltam apenas os bons CONTACTOS!!!
É POR ISSO ( BONS CONTACTOS ) QUE EXISTE TANTA GENTE A TENTAR A SUA SORTE NO SHARK TANK ... !!!

Passe a redundância, nós até já produzimos alguns bons produtos em Portugal ( produtos Gourmet ), pelos vistos, agora falta-nos aprender a vender BEM ...

-) Num dos últimos programas do Shark Tank apareceram 2 empreendedores ( primos ) que pegaram num bom produto ( lagosta do Maine ), e convenceram um dos Tubarões ( Barbara Corcoran - entre outras coisas, expert em Marketing ) a participar no negócio.
Juntando a boa ideia dos empreendedores ( suportada por um bom produto - lagosta do Maine ), ao bom Marketing da Barbara Corcoran e aos contactos que ela tem, montaram uma empresa que está a ser um SUCESSO a todos os níveis ( até receberam um prémio por criar empregos na economia local ) e vende para toda a "América".

Acho que podemos/devemos fazer o mesmo com os produtos Gourmet made in Portugal ( vinhos, charcutaria, etc ): com uma boa estratégia de Marketing e bons contactos, poderemos vendê-los para toda a União Europeia.

-) Pelo que eu sei, a promoção dos produtos portugueses no estrangeiro está completamente pulverizada por vários "agentes" que muitas vezes têm estratégias pouco ou nada coerentes entre si, desperdiçando-se assim grande parte dos recursos; está então na hora de mudar de paradigma e aproveitar muito melhor os meios para a internacionalização das empresas e a promoção de Portugal.

Eis a minha estratégia:
- Criação de uma MARCA FORTISSIMA,
- Criação de um Mega Portal para promover os produtos Gourmet made in Portugal,
- Criação de uma Mega Loja Online para vender para toda a União Europeia.

Meio mais global do que a Web não conheço, por isso acho que se devem concentrar os meios nesse canal e fazer uma aposta muito forte na sua divulgação/promoção ...
Assim, na Mega Loja Online ficariam "representadas" todas as empresas portuguesas que estivessem interessadas!!!

-) Bem sei que por enquanto se trata apenas de uma ideia, que nem sequer existe ainda uma empresa, que a ideia ainda precisa de ser bastante trabalhada e burilada ...
Mas vou fazer uma proposta aos membros do Shark Tank ...
Vendo 49% da minha ideia ( futura empresa ) por 50000 Euros.

-) Bem sei que caso alguém em Portugal  leia esta minha proposta começará a rir à gargalhada e me achará completamente louco ...
Mas também sei que, caso os membros dos Shark Tank lessem esta proposta, eles saberiam que eu sei que aparentemente neste momento a minha ideia por si só não vale nada ...  mas tem ( muito? ) potencial.  A partir do momento em que um deles chegasse a acordo comigo, automaticamente 49% da minha ideia já valeria ( muito? ) mais do que 50000 Euros.

Ou seja, eu e a minha ideia neste momento não valemos absolutamente nada a não ser risos trocistas, mas com os contactos certos daqui a algum tempo valeríamos ( muito? ) dinheiro!!!

É verdade, para fazer negócios eu confio muito mais nos Americanos do que nos Portugas ...
Se, por mero acaso, alguém conseguisse fazer chegar esta proposta aos Tubarões ...
Eu ficaria muito agradecido!!!


Com os melhores cumprimentos,
Vitor Alexandre Ferreira Monteiro.
.
 

0 Comments:

Post a Comment

<< Home